Blog de Notícias de SAO TOME








Entrevista com Teresa Shiang, presidente do XXII Congresso de Pneumologia do Norte

É necessário que a população, no seu todo, tome consciência de que as práticas de alimentação saudável e equilibrada, de exercício físico, de evicção tabágica são fundamentais para a manutenção da saúde. JM | De acordo com os dados sobre ...

Anjos da guarda existem

Temos um apelo para que todos coloquem em suas ações energia positiva, e o que mais temos são notícias e denúncias de problemas ... Estará em uma incubadora que não é o seu colo... O medo toma conta... e muitas mães iniciam uma luta interna ...

Formação em São Tomé e Príncipe

A sexta ação de Formação do Programa CPLP nas Escolas começou no dia 23 e decorre até hoje (27), em São Tomé e Príncipe. Recorda-se que o Programa pretende aproximar a CPLP das camadas mais jovens, c…

Barragem seca e cemitério de antiga cidade inundada no RN aparece

O baixo nível dos reservatórios de água do Rio Grande do Norte ocasionaram um fenômeno curioso na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abastece a Região Oeste do estado. O cemitério da antiga localidade de São Rafael ... o Dnocs ou tome medidas ...

Descaso: estudantes são “jogados à moscas” em anexo da FTC em Itabuna

Estrutura física precária e até sub-humana, aliada à falta de segurança. Este é o resumo dos problemas que têm tirado a paz dos alunos do 4º Semestre do Curso de Engenharia Civil da FTC (Faculdade de …

Farmácias de Portugal alerta para riscos de banalizar a venda livre de medicamentos

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) alertou hoje para os perigos associados à “banalizaç&a tilde;o” da venda de medicamentos em estabelecimentos como bombas de gasolina e cafés, e lembra que são um produto ... sobre a toma correcta dos medicamentos.

Descaso: estudantes são “jogados à moscas” em anexo da FTC em Itabuna

Estrutura física precária e até sub-humana, aliada à falta de segurança. Este é o resumo dos problemas que têm tirado a paz dos alunos do 4º Semestre do Curso de Engenharia Civil da FTC (Faculdade d…

QSL DW via Sao Tomé

Deutsche Welle, 9800 KHz, emetent des de Pinheira, a Sao Tomé e Príncipe. Rebut e-mail de confirmació amb dades completes des de l'emissor. v/s Helena Menezes.  La Sra. Menezes em diu que no pot envia…

Barragem seca e cemitério de antiga cidade inundada no RN aparece. Catacumbas do cemitério de São Rafael já apareceram em secas anteriores. Ossada encontrada remonta história de 30 anos atrás

SÃO RAFAEL/RN Renato Vasconcelos …

EM SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA - MÃE DEIXA FILHA DE 04 ANOS SOZINHA NA CASA E VAI PRA LONDRINA

Ás 14h00 da terça-feira,24,  um pai residente em um Sítio na localidade de Nova América da Colina deslocou à residência de sua ex-mulher na localidade de São Sebastião da Amoreira, haja vista, que a mesma, vi…

Ontem, Aconteceu a Missa da Graça em São Paulo do Potengi/RN

Ontem, no dia (20) de Fevereiro, Aconteceu em Nossa Cidade, A Primeira Missa da Graça do Ano, Presidida Pelo Padre Moises da Comunidade Obra de Maria da Missão de Cachoeira Paulista/SP. A Celebração …

Ws de Fotografia Documental em São Tomé e Príncipe, grouphotos.

[clicar na imagem para aceder ao vídeo] Em 2015 o MEF realizou um workshop de fotografia documenta l nas ilhas de São Tomé e Príncipe. As grouphotos que constituem este vídeo são um registo de alguns …

CHOVEU EM SÃO TOMÉ

Depois de um carnaval de muito calor que uma chuvinha para esfriar a temperatura. Choveu forte em São Tomé no início da tarde de hoje, a população comemorou nas ruas.

Últimas notícias de SAO TOME RN:

 Farmácias de Portugal alerta para riscos de banalizar a venda livre de medicamentos A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) alertou hoje para os perigos associados à “banalizaç&a tilde;o” da venda de medicamentos em estabelecimentos como bombas de gasolina e cafés, e lembra que são um produto ... sobre a toma correcta dos medicamentos.

Câmera grava assalto a gerente de posto na Grande Natal; veja imagens Eles apontam uma arma para a gerente, que ainda estava entrando no carro dela para ir ao banco. De capacete, um dos assaltantes desce e toma a bolsa da mulher. "Eu vi a arma na minha cabeça. Se eu fechasse a porta do meu carro, ele iria atirar.

SAO TOME RN tspan:3m SAO TOME RN


Parceria repleta de amor e cumplicidade com os bichos de estimação Não por acaso, os melhores amigos do homem não são apenas cachorros e ... passou por cirurgia para remover cinco tumores da mama e toma três remédios diariamente. “Todo o cuidado é com eles. Semana passada fui a Florianópolis de carro por ...

São Tomé e Príncipe: Patrice Trovoada visita a Guiné Equatorial São Tomé – Petróleo, pesca, ligações marítimas e aéreas entre os dois países vizinhos e formação técnico-profission al, entre outros temas, estiveram em análise no periodo de a visita de 24 horas que o Primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada ...

O dedo sujo de sangue presente na vitória das escolas de samba do RJ Não é novidade para ninguém a estreita relação entre carnaval e contraventores, basta observar quem são os presidentes e patronos de ... É necessário que a Liga das Escolas de Samba tome alguma providência urgente em relação ao ocorrido.

Novo acesso ao Parque da Cidade vai desafogar trânsito na Asa Sul Também compareceram à inauguração a secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros; a secretária da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Marise Nogueira; o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé; o subsecretário do Parque da Cidade ...

São Tomé e Príncipe: PR devolve à Assembleia o Estatuto de Deputados alterado São Tomé – O Presidente da República santomense, Manuel Pinto da Costa, devolveu à Assembleia Nacional o Estatuto de Deputados alterado pela bancada do ADI em finais de Janeiro. A alteração incidiu sobretudo na alínea que faz referência às ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Atenção: mulheres de SAO TOME são exortadas a previnir o câncer no seio

O câncer de mama é a principal causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde.  É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Como detectar precocemente

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.

mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o INCA, o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

[28]




Pombos em SAO TOME: conheça os riscos que eles trazem para a saúde

Os pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.

Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais, além de viciá-los.

Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar seqüela, destacando-se:

- salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;
- criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;

- histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);

- ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;

- meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
[3]



Anjos da guarda existem


Temos um apelo para que todos coloquem em suas ações energia positiva, e o que mais temos são notícias e denúncias de problemas ... Estará em uma incubadora que não é o seu colo... O medo toma conta... e muitas mães iniciam uma luta interna ...



Barragem seca e cemitério de antiga cidade inundada no RN aparece


O baixo nível dos reservatórios de água do Rio Grande do Norte ocasionaram um fenômeno curioso na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abastece a Região Oeste do estado. O cemitério da antiga localidade de São Rafael ... o Dnocs ou tome medidas ...
Farmácias de Portugal alerta para riscos de banalizar a venda livre de medicamentos A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) alertou hoje para os perigos associados à “banalizaç&a tilde;o” da venda de medicamentos em estabelecimentos como bombas de gasolina e cafés, e lembra que são um produto ... sobre a toma correcta dos medicamentos.
Câmera grava assalto a gerente de posto na Grande Natal; veja imagens Eles apontam uma arma para a gerente, que ainda estava entrando no carro dela para ir ao banco. De capacete, um dos assaltantes desce e toma a bolsa da mulher. "Eu vi a arma na minha cabeça. Se eu fechasse a porta do meu carro, ele iria atirar.
Parceria repleta de amor e cumplicidade com os bichos de estimação Não por acaso, os melhores amigos do homem não são apenas cachorros e ... passou por cirurgia para remover cinco tumores da mama e toma três remédios diariamente. “Todo o cuidado é com eles. Semana passada fui a Florianópolis de carro por ...
São Tomé e Príncipe: Patrice Trovoada visita a Guiné Equatorial São Tomé – Petróleo, pesca, ligações marítimas e aéreas entre os dois países vizinhos e formação técnico-profission al, entre outros temas, estiveram em análise no periodo de a visita de 24 horas que o Primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada ...

Eu preciso fazer a nova carteira de trabalho em SAO TOME?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a nova Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz como benefícios ao cidadão a entrega do documento no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos de dados do governo federal.

A mudança integra o projeto de modernização do Ministério e dos serviços prestados ao cidadão que está sendo implementada gradativamente em todo o território nacional e também torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite mais desembolsar pela foto.

O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.

O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.

A expectativa é que até o final de 2015 todos os postos do MTE já possam estar emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.

“Estamos investindo em projetos, como o da fiscalização eletrônica e na reestruturação da rede de atendimento. O lançamento da nova carteira digital é mais um passo nesse processo. Nenhum trabalhador precisará ficar esperando por um documento tão importante”, disse o ministro Manoel Dias.

“Para o ano que vem estamos preparando o cartão do trabalhador, mas vamos manter toda a simbologia da carteira de trabalho, tão respeitada pelo trabalhador”, acrescentou.

Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema. [15]


Academia da Saúde também está em SAO TOME.

As práticas corporais e atividades físicas importantes para uma vida saudável. Aliado a uma alimentação adequada e saudável, o hábito promove a saúde e contribui para melhoria da qualidade de vida. Para quem procura uma forma de dar o pontapé inicial e abandonar o sedentarismo existe o Programa Academia da Saúde.

Lançado em 2011, o programa conta com a atuação conjunta das áreas de vigilância e atenção à saúde no SUS e promove a saúde, com a inserção das práticas corporais e atividades físicas rotina, alimentação saudável, a fim de incentivar o cuidado integral à saúde e fornecer autonomia aos indivíduos e coletividades sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis.

O Programa Academia da Saúde não é um serviço isolado. Compõe a rede de atenção à saúde, como um estabelecimento de saúde da Atenção Básica, assim como as Unidades básicas de Saúde (UBS), fazendo parte das linhas de cuidado que contribuem com a promoção da saúde e produção do cuidado dos usuários dos polos do Programa Academia da Saúde.

O Ministério da Saúde incentiva a construção de academias públicas que funcionam articuladas com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos estados. Atualmente, há mais de 3.774 mil polos habilitados para a construção em mais de 2.700 municípios do País.

Destes, 934 polos já estão prontos e funcionando nas quatro regiões do País. Até agora, o Ministério da Saúde já repassou mais de R$ 286 milhões.

Antes do início das atividades, é feita uma avaliação das condições de saúde física com um profissional de saúde para encaminhamento e orientação sobre a atividade mais adequada.

As atividades ocorrem de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um. As atividades realizadas visam melhora do estado geral de saúde que engloba, entre outras coisas, o condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora geral, além da construção de vínculo com o serviço e com os profissionais de saúde.

Tal melhora ocorre por meio também de práticas artísticas e culturais, educação em saúde, mobilização da comunidade, além da promoção da alimentação saudável e das práticas corporais e atividades físicas.

Para saber onde está a Academia da Saúde mais próxima de você procure a Secretaria Municipal de Saúde. [0]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de SAO TOME RN. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, SAO TOME RN, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.