Blog de Notícias de SAO LUIS








Governo do Maranhão retoma atividades de Segurança Escolar em São Luís

Abandonadas no governo Roseana Sarney, as atividades de Segurança Escolar do Governo do Estado foram retomadas na gestão Flávio Dino. O Governo do Estado, por meio de parceria celebrada com a prefeitura de São Luís, através da secretaria municipal de ...

Novo Terminal no Maranhão carrega primeiro navio com soja

O primeiro navio do novo terminal de grãos Tegram, em São Luís (MA), vai atracar no próximo dia 10 para carregar 66 mil toneladas de soja para a China. Esse será o início das operações de mais um relevante ponto de escoamento da safra brasileira.

boletim de noticias policiais do blog cicero luis cl a noticia en destaque.

NATAL: DOIS SÃO PRESOS E ADOLESCENTE APREENDIDO APÓS ROUBO DE CARRO Dois jovens foram presos e um adolescente apreendido, na noite desta quarta-feira (4), suspeito de terem roubado um carro na zona…

Polícia Federal investigará denúncia feita por deputado federal contra a Corte do TRE-MA

SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e o Ministério Público Eleitoral decidiram, na tarde desta quinta-feira (5), requisitar à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar denúncia do deputado federal Hildo Rocha feita na ...

CD Promocional - Limão com Mel em São Luis



Maranhão: Defesa Civil declara “Alerta Máximo” para deslizamentos em São Luís

A Defesa Civil de São Luís, no Estado do Maranhão, propagou “Alerta Máximo” para deslizamentos em mais de 60 bairros da capital, por causa do aumento de chuvas na última semana. Segundo estações do INMET, foram registrados desde o início de ...

Desabamentos na Praça São Francisco em SLP. Novas imagens gravadas por nosso blog podem indicar que o problema piorou!

Arq. do blog: demoronamento em 18.02Gravamos em vídeo o ainda não solucionado desabamento da Praça São Francisco. De acordo com imagens mostradas, a gigantesca estrutura que estava sendo sustentada p…

Morre em São Luis, Raimundo Florêncio, empresário e pai do deputado estadual Carlinhos Florêncio

Empresário Raimundo Florêncio (sentado e de chapéu) ao lado de alguns filhos e do genro RenatoO empresário Ra imundo Florêncio Monteiro, tinha 86 anos, e faleceu na noite deste sábado (28) no Hospital …

Baixar - Limão com Mel - Ao Vivo em São Luis - Fevereiro [2015]

Artista: Limão com MelGênero: ForróLocal: & nbsp;São Luis-CEData: FevereiroLançament o: 2015Tamanho: 166 MbQualidade: 100%Gravaçã o: Studio/Banda

Médico denuncia morte de paciente por omissão de socorro em São Luís

Caso aconteceu nessa quinta-feira (27), no hospital público 'Socorrão 1'. Semus nega omissão e destaca que paciente tinha estado crítico e HIV. Por G1 MA O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Ur…

Limão Com Mel Ao Vivo Em São Luis – MA 2015 [ CD Promocional Oficial ]

CDPROMOCIONAL || LANÇAMENTO || CDNOMEADO#DEUS_NO_COMANDO _SEMPRE » INFORMAÇÕES » BANDA: Limão Com Mel.» LOCAL: São Luis – MA.» ÁLBUM: CD Promocional Oficial.» QUALIDADE: ESTÚDIO || 192KBPS.» FORMATO: Mp…

Limão com Mel em São Luis CD Promocional



NOVO POINT EM SÃO LUIS

Meu agradecimento a Carminha por sua atenção e informações no Espigão - São Luiz - MA. Ela mantém um quiosque no local. Passando por lá visite e delicie seus quitutes!!! Olhem a Carminha aí …

Últimas notícias de SAO LUIS MA:

 Maranhão: Defesa Civil declara “Alerta Máximo” para deslizamentos em São Luís A Defesa Civil de São Luís, no Estado do Maranhão, propagou “Alerta Máximo” para deslizamentos em mais de 60 bairros da capital, por causa do aumento de chuvas na última semana. Segundo estações do INMET, foram registrados desde o início de ...

A uma vitória dos playoffs, São Caetano encara o Maranhão pela Superliga O São Cristovão Saúde/São Caetano embarcou, nesta quinta-feira, para São Luís do Maranhão, em busca de mais uma vitória na Superliga Feminina. O time paulista enfrentará o Maranhão/Cemar pela 11° rodada do returno, no Ginásio Castelinho.

SAO LUIS MA tspan:3m SAO LUIS MA


Esgoto é despejado em praias de São Luís O cheiro forte próximo às galerias de água da chuva nas praias de São Luís denuncia que a água que vai para ... Este já é um problema antigo na localidade e que ainda causa má impressão aos visitantes. Há alguns dias um internauta publicou um ...

Para fugir do rebaixamento, Maranhão Vôlei precisa vencer São Caetano em casa nesta sexta Diante da torcida maranhense, o MV venceu duas das últimas três partidas em São Luís. Com 14 pontos, o Maranhão está na 11ª posição. O 10º colocado atualmente é o Rio do Sul (SC) com 18 pontos. O Maranhão Vôlei precisa subir mais uma posição ...

Homens suspeitos de assaltos a bancos são presos em Timon, MA Foram presos nesta quarta-feira (4) na cidade de Timon, a 450 km de São Luís, três homens suspeitos de participarem de uma quadrilha especializada em roubos a bancos e caixas eletrônicos no interior dos estados do Maranhão e Piauí. Os suspeitos ...

Audi Center São Luís é inaugurada na capital do Maranhão A capital do Maranhão recebe no dia 5 de março o evento que marca a inauguração da Audi Center São Luís, a primeira loja da Audi na localidade. A concessionária, que é fruto de uma parceria com o Grupo Linhares, que também é representante da ...

Sampaio e Comercial seguem invictos na Copa Maranhão Sub-17 SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A regional da Grande Ilha de São Luís/Lenç&o acute;is/Munim da Copa Maranhão de Futebol Sub-17 prosseguiu na noite dessa quarta-feira (4) com a realização de duas partidas pelo Grupo B da competição. No Estádio Dário Santos ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Agora tem dentista grátis em SAO LUIS?

Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cinco vezes mais equipes de saúde bucal do que a população contava em 2002. São mais de 24 mil equipes atendendo em 89,6% dos municípios de todo o Brasil.

O País tem investido cada vez mais em ações que garantam o acesso à assistência bucal no SUS. Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios de Próteses Dentárias públicos, por exemplo, não existiam em 2002 e hoje são 1.029 centros e 1.479 laboratórios à disposição.

Estes números tornaram-se realidade por meio do programa Brasil Sorridente, criado em 2004. Todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça. Ao longo dos anos, a ampliação dos serviços de saúde bucal no SUS tem garantido uma redução da parcela da população mais vulnerável que nunca havia ido ao dentista. Mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Historicamente, o acesso da população ao cirurgião dentista era privilégio da parcela mais rica da sociedade. Desde 2003, o número de profissionais de saúde bucal foi ampliado em 50%, chegando a 65.347.

O dentista Eduardo Effori é clínico geral do Hospital do Gama, no Distrito Federal, e afirma que houve uma mudança no atendimento nos últimos anos. “Melhorou a gestão em relação à distribuição das especialidades para o atendimento. No pronto socorro é rápido e, na cirurgia, ocorre no máximo 15 dias de espera. O que não é muito também”, explica.

Em apenas uma década, o Programa colocou o Brasil no grupo de países de baixa prevalência de cáries, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD) demonstrou que 46,6% das crianças de 5 anos e 43,5% das crianças de 12 anos nunca tiveram cárie dentária.

Houve uma queda de 26% na incidência de cárie dentária na faixa etária de 12 anos e, também, a redução de perda dentária e do número de dentes afetados por cáries além da ampliação no acesso aos serviços de saúde bucal para as faixas etárias de 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; e 65 a 74 anos.

A estudante Anna Barbara Sousa, de 21 anos, buscou atendimento em um Posto de Saúde do Distrito Federal. “Eu estava com dor de dente há um ‘tempão’, era uma cárie que precisava tirar. Minha avó marcou e depois eu fui. O dentista olhou o que era e fez o procedimento”, relata.

A pesquisa também revelou que cerca de 27,9 milhões de pessoas nunca haviam ido ao dentista. Já a PNAD-2008 demonstrou uma ampliação do acesso em 36,4%, e cerca de 20 milhões de brasileiros que nunca haviam ido ao dentista passaram a ter acesso e a porcentagem daqueles que nunca foram ao dentista foi reduzida para 11,6% da população.

O investimento do Programa Brasil Sorridente entre 2003 e 2013 foi de R$ 7 bilhões. Para 2014, a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão. [19]




Novidade para a população de SAO LUIS: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



Novo Terminal no Maranhão carrega primeiro navio com soja


O primeiro navio do novo terminal de grãos Tegram, em São Luís (MA), vai atracar no próximo dia 10 para carregar 66 mil toneladas de soja para a China. Esse será o início das operações de mais um relevante ponto de escoamento da safra brasileira.



Polícia Federal investigará denúncia feita por deputado federal contra a Corte do TRE-MA


SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e o Ministério Público Eleitoral decidiram, na tarde desta quinta-feira (5), requisitar à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar denúncia do deputado federal Hildo Rocha feita na ...
Maranhão: Defesa Civil declara “Alerta Máximo” para deslizamentos em São Luís A Defesa Civil de São Luís, no Estado do Maranhão, propagou “Alerta Máximo” para deslizamentos em mais de 60 bairros da capital, por causa do aumento de chuvas na última semana. Segundo estações do INMET, foram registrados desde o início de ...
A uma vitória dos playoffs, São Caetano encara o Maranhão pela Superliga O São Cristovão Saúde/São Caetano embarcou, nesta quinta-feira, para São Luís do Maranhão, em busca de mais uma vitória na Superliga Feminina. O time paulista enfrentará o Maranhão/Cemar pela 11° rodada do returno, no Ginásio Castelinho.
Esgoto é despejado em praias de São Luís O cheiro forte próximo às galerias de água da chuva nas praias de São Luís denuncia que a água que vai para ... Este já é um problema antigo na localidade e que ainda causa má impressão aos visitantes. Há alguns dias um internauta publicou um ...
Para fugir do rebaixamento, Maranhão Vôlei precisa vencer São Caetano em casa nesta sexta Diante da torcida maranhense, o MV venceu duas das últimas três partidas em São Luís. Com 14 pontos, o Maranhão está na 11ª posição. O 10º colocado atualmente é o Rio do Sul (SC) com 18 pontos. O Maranhão Vôlei precisa subir mais uma posição ...

Atenção: mulheres de SAO LUIS são exortadas a previnir o câncer no seio

O câncer de mama é a principal causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde.  É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Como detectar precocemente

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.

mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o INCA, o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

[28]

Dilma embrulhada com a roubalheira do PT naa Petrobrás!

O diário britânico "Financial Times" publicou um artigo neste sábado, 31, em que cobra da presidente Dilma Rousseff uma explicação acerca do que ela sabia sobre a corrupção na Petrobras. Para o jornal, já passou o tempo de ser tolerante com os diretores da companhia.

O editorial afirma que Dilma deve apoiar a investigação e que "embora ela não tenha sido acusada diretamente de envolvimento, como conselheira durante grande parte do tempo em questão, ela [Dilma] precisa explicar o que sabia e quando soube".

As ações da Petrobras despencaram na última quarta-feira, 28, e empurraram a Bolsa brasileira para o vermelho. A queda fez com que o valor de mercado da petroleira passasse de R$ 128,7 bilhões na última terça-feira, 27, para R$ 114,8 bilhões na quarta. Em 2010, a cifra era de R$ 380,2 bilhões, segundo dados da Bloomberg. O documento foi divulgado com mais de dois meses de atraso.

O jornal ainda compara o escândalo na Petrobras com o mensalão. Segundo o editorial, o mensalão "levou a condenações de políticos sêniores -algo inédito no Brasil. Com a Petrobras, no entanto, a resposta precisa ser mais rápida e mais firme".

Para o "Financial Times", as consequências da desvalorização da Petrobras superam a empresa: "tem importância para a economia brasileira e ameaça derrubar o governo. A Petrobras é muito grande para fracassar. Mas também é muito corrupta para seguir desta maneira." [20]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de SAO LUIS MA. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, SAO LUIS MA, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.