Blog de Notícias de PICOS








Uespi de Picos solicita instalação de radar móvel ao superintendente da PRF

O superintendente da 17ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Alexandre Cruz, esteve reunido nesta última quinta-feira, com os policiais rodoviários da 4ª Delegacia da PRF de Picos, para uma avaliação das ações de ...

Operação 'Semana Santa' da PRF-PI vai ter 280 agentes patrulhando BRs

No Piauí, as localidades de Oeiras, Picos, Santa Cruz dos Milagres ... 10/10/2009 PRF intensifica fiscalizaçã o nas estradas do PI durante o feriado A operação contará com o trabalho de 234 policiais que serão auxiliados com 45 viaturas 10/10/2009 ...

UNOPAR forma duas novas turmas em Picos; imagens!

PICOS - A Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Polo de Picos, realizou na noite do último sábado (28) a Colação de Grau dos cursos de Administraçã ;o e Serviço Social. A solenidade aconteceu no auditó…

Homem é morto e quatro ficam feridos no periodo de tiroteio em velório no Piauí

Um homem identificado apenas como Franzé foi morto com sete tiros, quando participava de um velório na tarde deste domingo (29) em Picos, Sul do Piauí. Segundo o delegado Edvaldo Castro, outras quatro pessoas ficaram levemente feridas durante o tiroteio.

BANDIDOS PROMOVEM TIROTEIO EM VELÓRIO E MATAM JOVEM, EM PICOS (PI)

Um crime ocorrido na tarde deste domingo (20/03) chocou a cidade de Picos, localizada no Sul do Estado.  Por volta das 16h, enquanto acontecia o velório de uma senhora no bairro Morada do Sol, q…

Nerinho reafirma desejo em disputar vaga para prefeito em 2016

Nerinho foi eleito a deputado com número expressivo de votos, principalmente em Picos. Ele não esconde a vontade de se candidatar a prefeito de Picos nas próximas eleições, mas afirma que o pleito só será possível caso o atual prefeito de Picos ...

Jovem é morto a tiros em Picos

Na tarde deste domingo (29), por volta das 16h, foi assassinado o jovem identificado por Francisco José Feitosa, mais conhecido por Franzé, no bairro Morada do Sol em Picos. Foto: Portal Grande Picos …

Colisão envolvendo três veículos na BR-316 em Picos deixa homem com braço amputado

No acidente, três pessoas ficaram feridas, uma delas teve o braço amputado.LETÍCIA GONZAGA, DO GP1 No início da manhã de quinta-feira (25) um grave acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma m…

Tribunal Federal autoriza abrir nova Vara Federal em Picos

O Conselho de Administraçã ;o do Tribunal Regional Federal da 1ª Região aprovou, por unanimidade, a proposta de criação de seis varas federais para a Seção Judiciária do Piauí. Devem ser instaladas cinc…

Acidente deixa três pessoas feridas em Picos

PICOS - Na madrugada desta quinta-feira, 26, por volta das 4h00, uma colisão frontal entre uma Bitren de placa -AUX-0644, de Paranavaí, Paraná; um caminhão caçamba, placa – LVR – 1387, de Teresina  e …

Manifestantes protestam contra aumento da passagem em Picos

De forma pacífica estudantes da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), da UFPI (Universidade Federal do Piauí), da Faculdade R. Sá, do IFPI (Insituto Federaldo Piauí) e de escolas secundarista realzi…

'Exclusivo' Policiais do GOE de Caxias recuperam uma Hilux roubada em Picos-Pi .

Por volta desta terça-feira as 17:00 horas o GOE recuperou uma Hilux na BR 316, a mesma foi tomada de assalto na localidade de Picos-Pi, e recuperada na altura o povoada Campo Grande. Quando os bandidos a…

CHUVA QUE CAIU EM PICOS EM CENTRO SUL DO PIAUI FOI A MAIOR DO ULTIMO 4 ANOS

O inverno esperado para 2015 no semiárido piauiense indicava  um baixo índice de chuvas, de acordo com direcionavam as previsões meteorólogicas. No entanto, as chuvas que tem caído na regiãoj&aa cute; superam a expect…

Últimas notícias de PICOS PI:

 Nerinho reafirma desejo em disputar vaga para prefeito em 2016 Nerinho foi eleito a deputado com número expressivo de votos, principalmente em Picos. Ele não esconde a vontade de se candidatar a prefeito de Picos nas próximas eleições, mas afirma que o pleito só será possível caso o atual prefeito de Picos ...

Grave acidente na BR 316 em Picos envolvendo três veículos Não vi vantagem. Lorenna Ribeiro CompartilhefacebookGoogle +twitterPinterest Transforme pequenos ambientes de sua casa em um local agradável Raul Ventura CompartilhefacebookGoogle +twitterPinterest AME-PI realizará o Seminário Saúde Mental no dia 29 de ...

PICOS PI tspan:3m PICOS PI


Imepi inicia uma série de fiscalização a postos de combustíveis no Piauí O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), iniciou na localidade de Picos, a 310 km ao Sul de Teresina ... e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI) começou naquela localidade na quarta-feira (25) e vai até dia 31. O Imepi está com uma novidade ...

Projeto Imepi Itinerante inicia atividades em Picos O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), inicia na localidade de Picos uma série de fiscalizaçã o ... e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI) começou naquela cidade na última quarta-feira (25) e vai até dia ...

IBGE: 27 mil se deslocam para trabalhar ou estudar em Teresina,Parnaíba e Picos Somando Parnaíba (946 pessoas) e Picos (691 pessoas) e Teresina a quantidade sobe para 27 mil 923. O arranjo “Parnaíba&rd quo; é considerado de média concentraçã o urbana. É composto pelos municípios de Ilha Grande e Paranaíba (PI), com uma ...

Piauí possui nove arranjos populacionais, afirma estudo do IBGE Parnaíba/PI; Picos/PI; Teresina/PI e Uruçuí/PI. Essa denominação de arranjo é dada por convenção, de acordo com a unidade político-administr ativa de maior população. O maior arranjo populacional do estado está em Teresina, pois contempla ...

IBGE revela que Piauí apresenta apenas uma grande concentração urbana ... São Francisco do Maranhão/MA” , “Angical do Piauí/PI”, “Araripina/PE&rdquo ;, “Floriano/PI” , “Parnaíba/PI ”, “Picos/PI”, “Teresina/PI” e “Uruçu&iacut e;/PI”. Por convenção, o arranjo é denominado de acordo com a unidade político ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Cuidados com a nova conta de luz em PICOS

Em 2001 o Brasil passou por um racionamento de energia. Quem dava festa era obrigado a alugar gerador para não correr risco de deixar os convidados no escuro. Em noites normais, algumas famílias deixavam de acender lâmpadas, optando por lanternas ou lampiões. Outras aposentaram o chuveiro elétrico e instalaram aquecimento solar.

Catorze anos depois, o fornecimento de energia volta a preocupar. O primeiro alerta veio nas contas de luz. Além de valores mais altos, elas passaram a trazer o sistema de bandeiras tarifárias, que indicam a cobrança ou não de taxa adicional em função das condições da geração de eletricidade no país (leia texto no canto superior direito).

Ontem passou a valer a revisão extraordinária das tarifas, com aumento de 23,4% nas contas de energia, em média. Ao todo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta é de 28,7%, na média — 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa revisão tarifária extraordinária, que independe dos reajustes anuais, é uma possibilidade prevista nos contratos de concessão das distribuidoras para manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato quando as empresas não têm fôlego financeiro para esperar os aumentos normais.

As hidrelétricas têm obrigação contratual de fornecer uma quantidade definida de energia. Caso não consigam gerar o montante com que se comprometeram, devem comprar a diferença. Com a seca, o custo da energia no mercado de curto prazo subiu muito além do preço final de venda ao consumidor.

— As distribuidoras estão comprando por um preço mais alto e vendendo por um preço mais baixo. O prejuízo é grande — explicou o consultor do Senado para a área de minas e energia Luiz Alberto Bustamante.

Reservatórios

Principal fonte de energia do país, as hidrelétricas existentes estão com os reservatórios muito baixos pela falta de chuvas. E a construção de novas usinas encontrou a resistência de setores da sociedade contrários à inundação de locais tomados pelas águas represadas.

Além disso, os leilões de energia feitos para as distribuidoras atenderem seus clientes não surtiram o efeito desejado. Como consequência, elas precisaram comprar energia cara no mercado de curto prazo, o que reflete na conta de luz.

— O custo é elevado, mas foi baixo durante muito tempo — diz o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que foi ministro de Minas e Energia no governo Lula e durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Para ele, o que está acontecendo é uma readequação dos preços.

Lobão ressalta a importância da Medida Provisória (MP) 579/2013, que tratava da concessão dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia, com o objetivo de reduzir a conta de luz para os consumidores finais. Segundo ele, se a MP não tivesse sido editada na época, a conta para o cidadão estaria hoje muito mais elevada (saiba mais no texto ao lado).

[13]




Luta contra a corrupção: aprenda a fiscalizar as contas de PICOS

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos recursos federais repassados a estados, municípios e cidadãos beneficiados por programas do Governo Federal. No entanto, tendo em vista as dimensões do Estado Brasileiro e o grande número de municípios que possui, a CGU conta com a participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja realizado de maneira ainda mais eficaz.

Por isso, cidadão, a sua participação na tarefa de controlar o gasto do dinheiro público é muito importante. Somente com a ajuda de cada cidadão será possível controlar os gastos do Governo Federal em todo Brasil e garantir, assim, a correta aplicação dos recursos públicos.

Com o intuito de contribuir para o exercício do controle social, técnicos da CGU elaboraram questionários que permitem à sociedade a participar da gestão pública. São instrumentos que esclarecem como acompanhar um determinado programa de governo. Com linguagem simples, clara e acessível, os questionários trazem instruções úteis de como fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos e acompanhar a execução local dos programas federais. O objetivo é facilitar a aplicação desses questionários pelos agentes públicos, conselheiros municipais ou por qualquer cidadão interessado em controlar as despesas efetuadas nos diversos programas do Governo Federal e, ainda, permitir que os órgãos do governo tomem as providências necessárias para solucionar eventuais irregularidades encontradas.

A participação e o controle social não são apenas um direito de cada cidadão, mas, também, um dever. Por isso, é muito importante que todos fiscalizem os recursos federais repassados a estados e municípios, como os recursos para a merenda escolar, para o Bolsa Família, para a saúde e para a erradicação do trabalho infantil, entre outros. Cabe a cada cidadão a tarefa de fiscalizar e acompanhar os gastos do Governo Federal. Seja um fiscal da correta aplicação do dinheiro público. Faça a sua parte!

Confira os questionários dos programas:

Bolsa Família

Programa Bolsa Família (PBF) prevê a transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, desde que satisfeitas as condições estabelecidas.

Merenda Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) prevê a transferência de recursos financeiros para garantir, de forma suplementar, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Erradicação do Trabalho Infantil

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estabelece a concessão de Bolsa a crianças e adolescentes em situação de trabalho e Ações socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Saúde da Família

Programa de Saúde da Família (PSF) busca a implantação de equipes multiprofissionais, que atuam em Unidades Básicas de Saúde e são responsáveis por um número predeterminado de famílias localizadas numa área delimitada.

Os arquivos acima estão em formato PDF (Portable Document Format). Para que eles sejam visualizados, é necessária a instalação do programa Adobe Acrobat Reader. Caso você ainda não o tenha instalado em seu computador, clique aqui para obtê-lo gratuitamente. O formato PDF, criado pela Adobe, é ideal para a distribuição segura e confiável de documentos eletrônicos.

[28]



Operação 'Semana Santa' da PRF-PI vai ter 280 agentes patrulhando BRs


No Piauí, as localidades de Oeiras, Picos, Santa Cruz dos Milagres ... 10/10/2009 PRF intensifica fiscalizaçã o nas estradas do PI durante o feriado A operação contará com o trabalho de 234 policiais que serão auxiliados com 45 viaturas 10/10/2009 ...



Homem é morto e quatro ficam feridos no periodo de tiroteio em velório no Piauí


Um homem identificado apenas como Franzé foi morto com sete tiros, quando participava de um velório na tarde deste domingo (29) em Picos, Sul do Piauí. Segundo o delegado Edvaldo Castro, outras quatro pessoas ficaram levemente feridas durante o tiroteio.
Nerinho reafirma desejo em disputar vaga para prefeito em 2016 Nerinho foi eleito a deputado com número expressivo de votos, principalmente em Picos. Ele não esconde a vontade de se candidatar a prefeito de Picos nas próximas eleições, mas afirma que o pleito só será possível caso o atual prefeito de Picos ...
Grave acidente na BR 316 em Picos envolvendo três veículos Não vi vantagem. Lorenna Ribeiro CompartilhefacebookGoogle +twitterPinterest Transforme pequenos ambientes de sua casa em um local agradável Raul Ventura CompartilhefacebookGoogle +twitterPinterest AME-PI realizará o Seminário Saúde Mental no dia 29 de ...
Imepi inicia uma série de fiscalização a postos de combustíveis no Piauí O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), iniciou na localidade de Picos, a 310 km ao Sul de Teresina ... e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI) começou naquela localidade na quarta-feira (25) e vai até dia 31. O Imepi está com uma novidade ...
Projeto Imepi Itinerante inicia atividades em Picos O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), inicia na localidade de Picos uma série de fiscalizaçã o ... e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-PI) começou naquela cidade na última quarta-feira (25) e vai até dia ...

Trabalho em PICOS. Como fica o meu plano de saúde se for demitido?

Permanecer com o plano de saúde oferecido pela empresa após ser demitido, ainda que tenha que pagar por ele, pode representar um benefício significativo, principalmente considerando o fato de que firmar um contrato de plano de saúde individual tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Muitas operadoras colocam empecilhos para quem procura um plano apenas para si.

O artigo 30 da lei número 9656/98, que rege o assunto, prevê que no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, “é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma seu pagamento integral”, diz um trecho da lei.

Mas, para que o ex-funcionário possa manter este benefício, ele precisa ter contribuído, total ou parcialmente, com o plano de saúde empresarial, explica a advogada Camila de Oliveira Santos, do escritório Maluf e Moreno Advogados Associados. “O empregado deve informar o interesse de permanecer com o plano, no prazo máximo de 30 dias após a formalização da dispensa”, diz Camila. E cabe à empregadora comunicar ao trabalhador a existência dessa possibilidade.

Em relação ao período de permanência após a rescisão do contrato, a lei obriga as empresas a manter os ex-funcionários por um prazo de até dois anos. O tempo de permanência previsto na legislação é equivalente a um terço do período que o funcionário permaneceu na organização. “Entretanto, existe um prazo mínimo (que é de seis meses) e máximo (24 meses) de permanência”, sinaliza Camila. Logo, mesmo o trabalhador que tiver ficado pouco tempo na organização terá direito a no mínimo meio ano de cobertura. Contudo, o benefício cessa caso o trabalhador obtenha novo emprego que lhe forneça outro plano de saúde.

Camila explica ainda que a lei também se aplica a quem se aposenta. Nesses casos, quem possui um plano de saúde por um período igual ou superior a dez anos tem direito a permanecer com o benefício nos mesmos moldes por prazo indeterminado, desde que assuma o pagamento integral do plano. Já quem está no plano há menos de dez anos pode estender o benefício pelo prazo equivalente ao que permaneceu nele.

Impactos para as empresas

Ainda que as organizações não sejam obrigadas a custear qualquer valor para o ex-funcionário que escolhe a extensão do benefício, , essa opção pode ter reflexos no valor do contrato que as empresas mantêm com as operadoras de planos de saúde empresarial. Isso porque esses contratos, geralmente, possuem cláusula de sinistralidade, ou seja, o contrato prevê uma margem de utilização. “Por mais que o ex-funcionário passe a pagar pelo plano, ele continua a integrar a apólice da empresa, o que pode contribuir para que a margem de utilização seja ultrapassada”, explica Camila. Segundo ela, no momento de renovar o contrato, as operadoras costumam reajustar o valor em até 100% por causa da cota excedida.

A desvantagem iminente tem feito algumas empresas estudarem formas de efetuar mudanças nos desenhos de seus planos, a fim de evitar a obrigatoriedade de estendê-los para seus ex-empregados. É o que mostra um estudo feito pela consultoria Watson Wyatt, com cerca de 170 empresas de diferentes portes e segmentos.

Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas estão condicionadas à lei. Desse total, 13% afirmam já ter tomado providências para não precisarem mais beneficiar quem não integra seu quadro. Elas alegam que o custo criado pelos inativos não é corretamente avaliado para fins contábeis, especialmente quando ele está na mesma apólice dos ativos, o que ocorre em 76% dos casos.

Além dos impactos na sinistralidade do contrato, essa situação pode implicar em subsídio indireto da empresa e dos empregados ativos, uma vez que a tendência é que os participantes de idade mais avançada criem despesas mais elevadas. Dentre as pesquisadas, 29% já precisaram assumir parte dos custos do plano médico dos inativos e pelo menos 5% sofreram ações judiciais por conta dos valores cobrados, uma vez que estes números costumam ser superiores aos debitados do trabalhador enquanto estava na empresa.

Fonte: www.canalrh.com.br - Por: Leandro Fernandes

www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal92/economia_plano_saude.aspx [0]


Morador de PICOS: Como O COMUNISMO que o PT pretende implantar afeta você?

O projeto de implantar o comunismo no Brasil pode estar com os dias contados. Há mais de doze anos, o Partido dos Trabalhadores deu início ao que seria um longo período de permanência no poder. A meta seria implantar no país o regime ideológico que sempre sonharam: o comunismo.

Os sinais são bastante claros quanto à este objetivos. Desde que assumiram o poder, o partido vem promovendo o famigerado aparelhamento das estatais, órgãos e repartições públicas. O ardil perpetrado pelo PT contempla ainda o alinhamento ideológico com outros países comunistas, como China, Irâ

Durante este período, o partido tem seguido cada etapa da encardida cartilha vermelha, como aumentar sua influência nas universidades e escolas. Os métodos para cooptar professores e reitores vão desde pequenos agrados, tolerância com faltas, proteção de profissionais de baixa qualificação, entre outras garantias.

Na outra ponta, o partido organizou um forte esquema de desvio de recursos públicos. Com o dinheiro desviado, o PT conseguiu assegurar a simpatia dos líderes dos movimentos sociais, além de remunerar um verdadeiro exército de militantes.

Tudo parecia caminhar na direção certa. Enquanto assegurava a simpatia de servidores e funcionários públicos das estatais numa ponta, a adoção de programas sociais era aprimorada na outra. A identificação de pessoas vulneráveis, de baixo grau de instrução e renda permitiu a criação de verdadeiros programas de fidelidade ao partido.

Leia mais em DOMÍNIO DO FATO [26]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de PICOS PI. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, PICOS PI, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.