Blog de Notícias de NOVA OLINDA








Hemetério Weba denuncia caos na educação de Nova Olinda do Maranhão

O deputado Hemetério Weba (PV), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (26), denunciou que o período letivo de Nova Olinda do Maranhão não iniciou, até o momento, devido ao atraso do pagame…

Fique por dentro

LITERATURA Diplomata, historiador e escritor, Evaldo Cabral de Mello é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras ... Filosofia da história em Madri e Londres. Ele é autor de Olinda restaurada (1975), Rubro veio (1986) e O negócio do Brasil ...

Torneio de Mini Campo em Nova Olinda

A direção da Granja Águida tem o prazer de convidar sua equipe para participar de um torneio de mini campo, que será efetuado na Arena Catembão localizado no  Sitio Santa Cruz na estrada que leva a B…

500 lojas: medo ou cantoria?

(0) Lêda Maria Noivas garantem faturamentos de milhões (0) Lêda Maria Mais que do senhor (0) Que reação terão os lojistas de Fortaleza quando dia 2 próximo assistirão à inauguração de mais 192 lojas, erguidas para a nova expansão do Shopping ...

Em Nova Olinda, servidores da saúde realizam manifestação por descumprimento de leis trabalhistas

Após uma assembleia realizada no dia 4 de Fevereiro para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos servidores da saúde do município de Nova Olinda, os trabalhadores decidiram realizar uma mobilização …

Informações sobre o álbums

O Banco Asiático de Desenvolvimento previu um crescimento anual de 8,3% no PIB anual do país U Aung/Xinhua Mais Fiéis participam da Procissão do Encerro, que percorreu o caminho entre a igreja Nossa Senhora do Carmo e a da Sé, em Olinda (PE), nesta ...

'Bonequinha de Luxo', filme de Blake Edwards, em Nova Olinda

Cine Café Volante (com mediação de Elvis Pinheiro) Exibição do filme Bonequinha de Luxo Ficha técnica: Título original: Breakfast at Tiffany's Direção: Blake Edwards Roteiro: George Axelrod (baseado …

Nova Olinda: SESA confirma dois novos casos de calazar

Os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, na periferia desta cidade, estão apreensivos com o surgimento de dois novos casos confirmados de leishmaniose visceral, doença popularmente conhecida po…

Música vocal: show 'Héloa Solta' em Nova Olinda e Juazeiro do Norte

"Uma artista de múltipla formação. Héloa é atriz, cantora e compositora com formação em artes visuais. Sua música traz toda essa multiculturalidade em uma miscelânea sonora de ritmos e referências …

Em Nova Olinda: Após levar “não” Idácio Souto rompe com prefeita e busca oposição

O vice-prefeito de Nova  by PhraseFinder">OLINDA, jornalista Idácio Souto (PMDB), rompeu politicamente com o grupo da prefeita Maria do Carmo (PSDB). Idácio acusa a gestora e não cumprir acordos assum…

Últimas notícias de NOVA OLINDA CE:


Informações sobre o álbums O Banco Asiático de Desenvolvimento previu um crescimento anual de 8,3% no PIB anual do país U Aung/Xinhua Mais Fiéis participam da Procissão do Encerro, que percorreu o caminho entre a igreja Nossa Senhora do Carmo e a da Sé, em Olinda (PE), nesta ...

Primeira edição do Festanza acontece no dia 17 de abril no Audio Club, em São Paulo Banda Eddie Há quase 25 anos fervendo seu caldeirão sonoro de punk rock, surf music, reggae, frevo e samba, a Eddie com seu balanço particularíssimo vem fundindo ritmos, criando novas ambiências ... 1998), Original Olinda Style (independente, 2002 ...

NOVA OLINDA CE tspan:3m NOVA OLINDA CE


Evaldo Cabral de Mello é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras O novo imortal foi eleito no dia 23 de outubro do ano passado ... Sobre este assunto, escreveu livros, como Olinda Restaurada (1975), sua primeira obra; Rubro Veio (1986), sobre o imaginário da guerra entre Portugal e Holanda; e O Negócio do Brasil ...

Camilo Santana inaugura estrada e assume compromissos com a Região do Cariri "Venho aqui reiterar alguns compromissos. Um deles é a estrada de Santa Fé, que ligará as localidades de Crato e Nova Olinda. Vamos inaugurar também, em breve, a Vila da Música - espaço de aprendizagem musical. Anuncio aqui também a instalação de ...

Sorteio do Campeonato de Futebol de Nova Olinda será realizado neste sábado (28) Será realizado neste sábado o sorteio do 1º Campeonato de Futebol Amador de Nova Olinda-PB. A competição vai começar no dia 04 de abril e vai contar com a participaçã o de 12 grupos das cidades de Nov…

Hemetério Weba diz que Prefeitura de Nova Olinda paga agiota Nesta quinta-feira (26), o deputado estadual Hemetério Weba (PV) foi a Tribuna da Assembleia Legislativa para comentar sobre a situação precária da rede municipal de ensino de Nova Olinda do Maranh…

Hemetério Weba denuncia caos na #educação de Nova Olinda do Maranhão O deputado Hemetério Weba (PV), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (26), denunciou que o período letivo de Nova Olinda do Maranhão não iniciou, até o momento, devido ao atraso do pagamento…





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Trabalho em NOVA OLINDA. Como fica o meu plano de saúde se for demitido?

Permanecer com o plano de saúde oferecido pela empresa após ser demitido, ainda que tenha que pagar por ele, pode representar um benefício significativo, principalmente considerando o fato de que firmar um contrato de plano de saúde individual tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Muitas operadoras colocam empecilhos para quem procura um plano apenas para si.

O artigo 30 da lei número 9656/98, que rege o assunto, prevê que no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, “é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma seu pagamento integral”, diz um trecho da lei.

Mas, para que o ex-funcionário possa manter este benefício, ele precisa ter contribuído, total ou parcialmente, com o plano de saúde empresarial, explica a advogada Camila de Oliveira Santos, do escritório Maluf e Moreno Advogados Associados. “O empregado deve informar o interesse de permanecer com o plano, no prazo máximo de 30 dias após a formalização da dispensa”, diz Camila. E cabe à empregadora comunicar ao trabalhador a existência dessa possibilidade.

Em relação ao período de permanência após a rescisão do contrato, a lei obriga as empresas a manter os ex-funcionários por um prazo de até dois anos. O tempo de permanência previsto na legislação é equivalente a um terço do período que o funcionário permaneceu na organização. “Entretanto, existe um prazo mínimo (que é de seis meses) e máximo (24 meses) de permanência”, sinaliza Camila. Logo, mesmo o trabalhador que tiver ficado pouco tempo na organização terá direito a no mínimo meio ano de cobertura. Contudo, o benefício cessa caso o trabalhador obtenha novo emprego que lhe forneça outro plano de saúde.

Camila explica ainda que a lei também se aplica a quem se aposenta. Nesses casos, quem possui um plano de saúde por um período igual ou superior a dez anos tem direito a permanecer com o benefício nos mesmos moldes por prazo indeterminado, desde que assuma o pagamento integral do plano. Já quem está no plano há menos de dez anos pode estender o benefício pelo prazo equivalente ao que permaneceu nele.

Impactos para as empresas

Ainda que as organizações não sejam obrigadas a custear qualquer valor para o ex-funcionário que escolhe a extensão do benefício, , essa opção pode ter reflexos no valor do contrato que as empresas mantêm com as operadoras de planos de saúde empresarial. Isso porque esses contratos, geralmente, possuem cláusula de sinistralidade, ou seja, o contrato prevê uma margem de utilização. “Por mais que o ex-funcionário passe a pagar pelo plano, ele continua a integrar a apólice da empresa, o que pode contribuir para que a margem de utilização seja ultrapassada”, explica Camila. Segundo ela, no momento de renovar o contrato, as operadoras costumam reajustar o valor em até 100% por causa da cota excedida.

A desvantagem iminente tem feito algumas empresas estudarem formas de efetuar mudanças nos desenhos de seus planos, a fim de evitar a obrigatoriedade de estendê-los para seus ex-empregados. É o que mostra um estudo feito pela consultoria Watson Wyatt, com cerca de 170 empresas de diferentes portes e segmentos.

Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas estão condicionadas à lei. Desse total, 13% afirmam já ter tomado providências para não precisarem mais beneficiar quem não integra seu quadro. Elas alegam que o custo criado pelos inativos não é corretamente avaliado para fins contábeis, especialmente quando ele está na mesma apólice dos ativos, o que ocorre em 76% dos casos.

Além dos impactos na sinistralidade do contrato, essa situação pode implicar em subsídio indireto da empresa e dos empregados ativos, uma vez que a tendência é que os participantes de idade mais avançada criem despesas mais elevadas. Dentre as pesquisadas, 29% já precisaram assumir parte dos custos do plano médico dos inativos e pelo menos 5% sofreram ações judiciais por conta dos valores cobrados, uma vez que estes números costumam ser superiores aos debitados do trabalhador enquanto estava na empresa.

Fonte: www.canalrh.com.br - Por: Leandro Fernandes

www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal92/economia_plano_saude.aspx [0]




Novidade para a população de NOVA OLINDA: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



Fique por dentro


LITERATURA Diplomata, historiador e escritor, Evaldo Cabral de Mello é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras ... Filosofia da história em Madri e Londres. Ele é autor de Olinda restaurada (1975), Rubro veio (1986) e O negócio do Brasil ...



500 lojas: medo ou cantoria?


(0) Lêda Maria Noivas garantem faturamentos de milhões (0) Lêda Maria Mais que do senhor (0) Que reação terão os lojistas de Fortaleza quando dia 2 próximo assistirão à inauguração de mais 192 lojas, erguidas para a nova expansão do Shopping ...
Informações sobre o álbums O Banco Asiático de Desenvolvimento previu um crescimento anual de 8,3% no PIB anual do país U Aung/Xinhua Mais Fiéis participam da Procissão do Encerro, que percorreu o caminho entre a igreja Nossa Senhora do Carmo e a da Sé, em Olinda (PE), nesta ...
Primeira edição do Festanza acontece no dia 17 de abril no Audio Club, em São Paulo Banda Eddie Há quase 25 anos fervendo seu caldeirão sonoro de punk rock, surf music, reggae, frevo e samba, a Eddie com seu balanço particularíssimo vem fundindo ritmos, criando novas ambiências ... 1998), Original Olinda Style (independente, 2002 ...
Evaldo Cabral de Mello é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras O novo imortal foi eleito no dia 23 de outubro do ano passado ... Sobre este assunto, escreveu livros, como Olinda Restaurada (1975), sua primeira obra; Rubro Veio (1986), sobre o imaginário da guerra entre Portugal e Holanda; e O Negócio do Brasil ...
Camilo Santana inaugura estrada e assume compromissos com a Região do Cariri "Venho aqui reiterar alguns compromissos. Um deles é a estrada de Santa Fé, que ligará as localidades de Crato e Nova Olinda. Vamos inaugurar também, em breve, a Vila da Música - espaço de aprendizagem musical. Anuncio aqui também a instalação de ...

Como funciona o CONSTRUCARD em NOVA OLINDA

O ConstruCard é o financiamento que a Caixa oferece para você adquirir materiais de construção. Você tem de 2 até 6 meses para comprar tudo o que precisar e, durante este período, paga somente os juros dos valores utilizados.

Após o período de compras, você tem até 238 meses para pagar as prestações do financiamento, não podendo a soma total do prazo de utilização e de amortização ultrapassar 240 meses.

Além da facilidade do débito direto em sua conta corrente, você ainda realiza suas compras por meio do cartão de débito personalizado.

Você pode utilizar o ConstruCard para a compra de qualquer tipo de material de construção, além de armários embutidos, piscinas, elevadores, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica. O financiamento tem duas fases: utilização e amortização.

A primeira fase destina-se à realização das compras do seu material de construção. Durante esse período, que pode variar entre 2 e 6 meses, você paga somente os juros das compras realizadas.

A segunda fase, que pode variar entre 1 e 238 meses, destina-se à amortização do saldo devedor, ou seja, o pagamento mensal das prestações até a quitação do financiamento. Essa fase começa após o término do prazo definido para as compras.

Garantias: aval, alienação fiduciária de bem móvel, caução de depósitos/aplicação financeira ou alienação fiduciária de bem imóvel.

Sistema de amortização: Tabela Price.

O prazo é conforme relacionamento. Para mais informações, consulte a Agência Caixa de sua preferência. [4]


COMO RENOVAR O FIES EM NOVA OLINDA?

Os estudantes que fizeram contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 2014 podem ficar tranquilos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o sistema que vem sendo aprimorado ao longo dos anos ficará aberto até o dia 30 de abril.

Com a prorrogação do prazo, o MEC garante ao alunos beneficiados a renovação dos seus contratos. “A qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre”, lembrou o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

O secretário reiterou que a lentidão no sistema, enfrentada por alguns alunos, está sendo corrigida. “Nós já tivemos uma grande melhora nesta semana, por isso atingimos mais de 830 mil contratos aditados, e nos próximos dias teremos ainda mais celeridade no processo.”

Além de garantir a renovação de 1,9 milhão de pessoas, o Ministério da Educação está com mais vagas para novos contratos. “Elas serão distribuídas entre os cursos com qualidade em Persas regiões do Brasil” explicou.

Vagas

Até o momento, o governo federal ofereceu, para este ano, 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Em nota anterior, a pasta ressalta que usa critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e que os cursos com nota 5 (avaliação máxima) serão todos oferecidos. Nos que têm notas 3 e 4, são considerados aspectos regionais como, por exemplo, localidades que historicamente receberam menos financiamentos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar após 18 meses da conclusão do curso.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

O que é o aditamento?

Aditamento é o processo de renovação contratual que no caso do Fies, deve ser realizado a cada início de semestre.

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, se Pidem em simplificados e não simplificados. O aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante, já o não simplificado acontece quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante.

A renovação é feita via Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

O percentual do financiamento poderá ser elevado?

O percentual mínimo de financiamento pelo Fies é de 50% do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino.

O percentual só poderá ser aumentado somente na condição de estudante bolsista parcial do ProUni, desde que a bolsa do ProUni seja no mesmo curso e instituição onde possui o financiamento estudantil. A solicitação deve ser efetuada durante o aditamento de renovação semestral.

Para mais dúvidas e informações acesse o site do Fies em Perguntas Frequentes ou ligue para Central de Atendimento 0800 616161. Também é possível enviar uma mensagem no serviço de autoatendimento do MEC.

Saiba mais

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Fontes:

Portal Brasil com informações do Ministério da Educação, Agência Brasil e Programa de Financiamento Estudantil

[25]

*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de NOVA OLINDA CE. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, NOVA OLINDA CE, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.