Blog de Notícias de NOVA FATIMA


Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades






Ipem encontra irregularidade em produto das ceias de Natal e Ano Novo em Londrina

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) concluiu a operação de fiscalizaçã o ... destinados às ceias de Natal e Ano-Novo, como frutas cristalizadas, castanhas, nozes e assemelhados e panetones. A fiscalizaçã o teve início em setembro ...

Diretores são reeleitos nas maiores escolas de Ji-Paraná

Das 30 escolas estaduais instaladas em Ji-Paraná as seis maiores tiveram ... diretores por mais dois anos. A posse dos novos diretores deve acontecer ainda este ano pela secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli. Também considerada uma das ...

Últimas notícias de NOVA FATIMA PR:


Ipem-PR fiscaliza produtos da ceia de Natal e Ano-Novo O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) concluiu a operação de fiscalizaçã o ... destinados às ceias de Natal e Ano-Novo, como frutas cristalizadas, castanhas, nozes e assemelhados e panetones. A fiscalizaçã o teve início em setembro ...
Deputados esperam solução em impasse com Tribunal de Contas Os deputados estaduais defendem uma solução entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas, em função da polêmica em relação a abertura de nova vaga de conselheiro, que já teve a indicação de Antônio Carlos Arroyo (PR), por parte do ...
Wagner vai morar em Brasília, mas Fátima fica na Bahia, diz colunista. A Caixa Econômica Federal informou que dois apostadores --um de Brasília (DF) e outro de Guaraniaçu (PR)-- acertaram as ... Mais uma novidade deverá marcar o início das vendas da nova NXR 160 Bros no mercado brasileiro: a garantia de três anos,...

Wagner vai morar em Brasília, mas Fátima fica na Bahia, diz colunista. A Caixa Econômica Federal informou que dois apostadores --um de Brasília (DF) e outro de Guaraniaçu (PR)-- acertaram as ... Mais uma novidade deverá marcar o início das vendas da nova NXR 160 Bros no mercado brasileiro: a garantia de três anos,...

 Saiba como a dengue pode chegar até NOVA FATIMA

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma freqüentar o domicílio como o Aedes aegypti.

COMO ELE SE COMPORTA? COMO ATACA?

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez, armazenando os espermatozóides em suas espermatecas (reservatórios presentes dentro do aparelho reprodutor). Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas dágua descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

MODO DE TRANSMISSÃO

A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

QUAL O AMBIENTE IDEAL?

As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre. [11]


Dormir pouco está relacionado a uma série de enfermidades. Saiba como resolver seus problemas com o travesseiro:

O sono é essencial para a vida e é a base de muitas funções fisiológicas e psicológicas do organismo, tais como a reparação de tecidos, o crescimento, a consolidação da memória e a aprendizagem. Embora nem todos os adultos precisem do mesmo número de horas de sono, os especialistas acreditam que menos de sete horas de sono por noite, numa base contínua, pode ter consequências negativas para o corpo e para o cérebro.

A falta de uma boa qualidade do sono tem impacto nos condutores fisiológicos do balanço energético, nomeadamente no apetite, na fome e no gasto energético. Além disso, a privação do sono apresenta efeitos negativos na capacidade do corpo distribuir a glicose sanguínea e pode aumentar o risco de diabetes tipo II.

Obesidade

Obesidade

Um estudo realizado numa grande população demonstrou uma relação significativa entre a habitual duração do sono curta e o aumento no índice de massa corporal (IMC). A reduzida duração do sono está associada a alterações nos hormônios que controlam a fome; por exemplo, os níveis de leptina (acção na redução do apetite) baixam, enquanto os níveis de grelina (acção estimulante do apetite) aumentam. Estes efeitos observam-se quando a duração do sono é inferior a 8 horas, sugerindo que a privação de sono é um fator de risco para a obesidade. Num estudo realizado numa população masculina saudável, descobriu-se que uma média de 4 horas de sono está associada a um desejo significativo de alimentos calóricos, com um conteúdo mais elevado de hidratos de carbono (alimentos doces, salgados e ricos em hidratos de carbono complexos). Estes indivíduos também manifestaram ter mais fome.

É necessário ter em consideração também que quanto menos horas se dorme, mais tempo se tem para comer e beber. Existem estudos que mostram que este é um fator que contribui para os aspectos obesogénicos da redução do número de horas de sono.

Estresse

Estresse

O hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do stress, é responsável por manter o corpo em estado de alerta. Segundo a pneumologista e especialista em doenças do sono Heloisa Glass, quando ele está em níveis normais, é extremamente importante para o funcionamento do corpo. "Com o cortisol baixo, o corpo fica mais sensível à dor e desenvolve um cansaço acima do normal", explicou a especialista.

Problemas relacionados ao sono aumentam a produção de cortisol, o que mantém o corpo em constante estado de alerta, sem espaço para o descanso da noite. Isso faz com que o corpo não descanse a musculatura.

Há ainda o hormônio conhecido como melatonina. Quando o dia acaba e o sol se põe, a ausência da luz naturalmente inibe a produção desse hormônio no corpo, o que é, segundo Heloisa Glass, um "sinal para dormir". Os atuais hábitos noturnos, em especial da faixa etária que vai dos 16 aos 38 anos, impedem o que deveria ser a ação natural do corpo à noite.

Depressão

Apneia

Dormir poucas horas por noite também pode aumentar as chances de desenvolver depressão. A falta de sono pode trazer problemas psicológicos, principalmente em adolescentes que ainda não conseguem lidar com questões emocionais. O tempo de sono suficiente para revitalizar uma pessoa pode variar, porém, o ideal são oito horas de sono por noite.

Diabetes

Diabetes

A redução dos períodos de sono está associada a uma redução da tolerância à glicose. A tolerância à glicose é um termo que descreve a forma como o organismo controla a disponibilidade de glicose sanguínea para os tecidos e cérebro. Em períodos de jejum, o elevado nível de glicose e insulina no sangue indica que a distribuição da glicose pelo organismo é realizada de forma inadequada. Há evidências que demonstram que a baixa tolerância à glicose é um fator de risco para a diabetes tipo II. Estudos sugerem que a restrição do sono, a longo prazo (menos de 6,5 horas por noite), pode reduzir a tolerância à glicose em 40%.

Hipertensão

Hipertensão

Quem dorme mal tem cinco vezes mais chance de desenvolver um quadro de pressão alta do que uma pessoa sem problemas para dormirO causador é a mistura de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que tem ação vasoconstritora, o que favorece não só a hipertensão, como as arritmias cardíacas.

É necessário procurar um médico quando estas interrupções do sono prejudicam a rotina da família, não deixando que um ou mais membros tenham uma noite tranquila de descanso, pois dormir é essencial para a nossa saúde.

Confira como garantir uma boa noite de sono

  [27]




Ipem encontra irregularidade em produto das ceias de Natal e Ano Novo em Londrina


O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) concluiu a operação de fiscalizaçã o ... destinados às ceias de Natal e Ano-Novo, como frutas cristalizadas, castanhas, nozes e assemelhados e panetones. A fiscalizaçã o teve início em setembro ...



Diretores são reeleitos nas maiores escolas de Ji-Paraná


Das 30 escolas estaduais instaladas em Ji-Paraná as seis maiores tiveram ... diretores por mais dois anos. A posse dos novos diretores deve acontecer ainda este ano pela secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli. Também considerada uma das ...



Ipem-PR fiscaliza produtos da ceia de Natal e Ano-Novo O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) concluiu a operação de fiscalizaçã o ... destinados às ceias de Natal e Ano-Novo, como frutas cristalizadas, castanhas, nozes e assemelhados e panetones. A fiscalizaçã o teve início em setembro ...
Deputados esperam solução em impasse com Tribunal de Contas Os deputados estaduais defendem uma solução entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas, em função da polêmica em relação a abertura de nova vaga de conselheiro, que já teve a indicação de Antônio Carlos Arroyo (PR), por parte do ...
Wagner vai morar em Brasília, mas Fátima fica na Bahia, diz colunista. A Caixa Econômica Federal informou que dois apostadores --um de Brasília (DF) e outro de Guaraniaçu (PR)-- acertaram as ... Mais uma novidade deverá marcar o início das vendas da nova NXR 160 Bros no mercado brasileiro: a garantia de três anos,...
NOVA FATIMA PR tspan:3m NOVA FATIMA PR