Blog de Notícias de JURUENA








Médico Veterinário que foi sequestrado em Juína é libertado e já está com a família

Henryque Simionatto Neto, popular “Ricão&rdquo ;, médico veterinário do município de Juína foi libertado pelos criminosos no fim da noite desta quarta-feira dia 26 na Rodovia MT-170, pouco quilômetros a frente da ponte sob o rio Juruena. As ...

Cobra “persegue” barco e provoca correria no Mato Grosso do Sul

Esta cobra é muito rápida”, hoje reconhece Lacerda. “Mas ao mesmo tempo, queríamos gravá-la”. Eles estavam no Rio Juruena, Mato Grosso do Sul, mais necessitamente no município de Nova Bandeirantes. “Foi muito interessante encontrar esta ...

Piloteiro morre afogado no Rio Juruena em Nova Bandeirantes

Fonte: Assessoria PM / Foto IlustrativaInformaç ;ões da Polícia Militar de Nova Bandeirantes são de que Milton Mesquita Morima (piloteiro) de 48 anos, teria saído na sexta-feira (27) por volta das 17h00…

Castanha do Brasil gera renda para mulheres de Mato Grosso

Moradora da zona rural do Assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena, no Mato Grosso, Dona Terezinha trabalhou na roça por muito tempo. Após um derrame, ela teve de parar e entrou em depressão. O que ela não sabia era que a Castanha do Brasil ...

Os melhores parques no Brasil para visitar antes de morrer:

A mais nova série da CG! Ela será divida em partes, onde mostraremos os melhores parques no Brasil para você visitar pelo menos uma vez na vida.Parque nacional do Tumucumaque, AmapáO Parque Nacional d…

Mato Grosso luta para manter preço da castanha do Brasil após supersafra

No Noroeste de Mato Grosso a atuação de projetos socioambientais e a regularizaçã ;o ... secretaria geral da associação PA Juruena, que conta com 38 famílias que juntas trabalham na coleta de castanha do Brasil. “O problema é que devido a falta ...

Salto do Juruena em Sapesal - MT

Situado 80km de Sapezal pela BR - 364 saída para Campos de Júlio, o salto possui cerca de 28 metros de altura. Como o paredão do cânion forma uma barreira natural para o rio e devido a forte corrent…

MT: Pesquisa avalia impacto dos agrotóxicos na Bacia do Juruena

Estudo acadêmico é financiado por multas e condenações obtidas pelo MPT O Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso (Neast/UFMT) estudará o impac…

Unidade que recolhe embalagens de agrotóxicos em MT é interditada

16/02/2015 Estabelecimento fica em Sapezal, região Oeste de Mato Grosso. Foram encontradas irregularidades nos itens de proteção dos trabalhadores. A Justiça do Trabalho concedeu nesta quinta-feira …

UMA ODISSÉIA EM RONDÔNIA – EXPEDIÇÃO ROOSEVELT E RONDON – News Rondônia

https://newsrondonia.com. br/noticias/uma+odisseia+ em+rondonia+expedicao+roo sevelt+e+rondon/53727 UMA ODISSÉIA EM RONDÔNIA – EXPEDIÇÃO ROOSEVELT E RONDON A EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA ROOSEVELT-RONDON O Gov…

Área de preservação ambiental é invadida em Cotriguaçu, norte de MT

Área de preservação ambiental é invadida em Cotriguaçu, norte de MT Imagem Ilustrativa extraída da InternetFazenda é área de pesquisa para compensação de carbono. Autor: Amanda Sampaio Do G1 MTInvasor…

Programa para fortalecer a pecuária em MT começa mês que vem

O Acrimat em Ação, o maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense que visa levar informações técnicas de qualidade para produtores de todas as regiões do Estado, ao mesmo tempo em que…

Programa para fortalecer a pecuária em MT começa mês que vem 09/02/2015 07:15

O Acrimat em Ação, o maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense que visa levar informações técnicas de qualidade para produtores de todas as regiões do Estado, ao mesmo tempo em que…

Últimas notícias de JURUENA MT:

 Mato Grosso luta para manter preço da castanha do Brasil após supersafra No Noroeste de Mato Grosso a atuação de projetos socioambientais e a regularizaçã ;o ... secretaria geral da associação PA Juruena, que conta com 38 famílias que juntas trabalham na coleta de castanha do Brasil. “O problema é que devido a falta ...

Mais um piloto de barco morre afogado ao cair em rio em Mato Grosso O corpo do piloto de barco Milton Mesquita Morima, de 48 anos, foi localizado neste domingo (1º), por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, boiando no rio Juruena, no município de Nova Bandeirantes (1020 km ao extremo-Norte de Cuiabá). Conforme as ...

JURUENA MT tspan:3m JURUENA MT


Rio Juruena: Piloto de barco morre afogado ao levar índios a aldeia em MT O corpo de um piloto de barco de 48 anos foi encontrado boiando no Rio Juruena, em Nova Bandeirantes, distantes 980 km de Cuiabá, no último domingo (1º). De acordo com informações do Sargento da 7ª companhia de bombeiros de Alta Floresta, Ailton ...

Senar-MT oferece 26 treinamentos para a cadeia produtiva em março O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mantém em seu portfólio treinamentos ... e conservação do pescado (Chapada dos Guimarães, Carlinda, Juruena, Porto Alegre do Norte, Poconé, Cáceres, Santo Antônio de Leverger ...

Veterinário fica 12 horas em poder de assaltantes H.S.N. foi encontrado sozinho, caminhando pela rodovia MT-170, poucos quilômetros depois do Rio Juruena. A caminhonete que ele dirigia foi levada pelos criminosos. O médico foi rendido por criminosos no final da manhã de quarta-feira (25), dentro de seu ...

Médico veterinário foi mantido em cárcere para assalto de Toyota Hilux De acordo com o Juína News, o rapaz foi liberado pelos criminosos na MT-170, pouco quilômetros a frente da ponte no rio Juruena. Os criminosos roubaram a picape Toyota Hillux, de cor branca, pertencente ao rapaz. O veterinário sofreu o sequestro ...

Veterinário é libertado após ficar 13 horas em poder de criminosos em MT A Polícia Militar confirmou, ao Só Notícias, que ele foi encontrado caminhando pela MT-170, a dez quilômetros da ponte do rio Juruena, hoje, por volta das 2h, após ficar aproximadamente 13 horas em poder dos criminosos. A Toyota Hilux branca foi ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Casos de câncer vão aumentar em JURUENA ???

O câncer é um conjunto de doenças que se desenvolvem de maneira desordenada no organismo, causa tumores nos órgãos do corpo e pode levar a morte.

No Brasil, a estimativa para o ano de 2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer em homens e mulheres.

Para controlar a doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos como cirurgias, quimioterapia e radioterapia para a população.

A dona de casa Lúcia Soutelinho, por exemplo, fez tratamento na rede pública de saúde. Ela descobriu que tinha câncer de pulmão e foi encaminhada para o Instituto Nacional de Câncer (INCA ), vinculado ao SUS.

Lúcia conta que se sente muito bem depois do tratamento da doença. "O tratamento dado ali dentro do hospital é um carinho tão grande que a gente até esquece o tratamento, é o que nos dá força, porque o tratamento ali é triste, mas o carinho que a gente recebe é muito grande e isso nos fortalece muito."

A coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Patrícia Chueiri, explica como acontece o procedimento desde o diagnóstico até o tratamento da doença. "O paciente que tem uma hipótese diagnóstica de câncer ele entra no Sistema Único de Saúde por duas portas de entradas. A mais comum é através de uma Unidade Básica de Saúde dependendo dos sinais ou do exame que ele fizer. Passa por um serviço ambulatorial especializado para confirmar esse diagnóstico ou ele vai direto para um hospital especializado na área da oncologia e lá ele tem acesso então ao tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico e cuidados paliativos."

Para orientar a população sobre prevenção e tratamento do câncer, o SUS oferece assistência para todos os tratamentos da doença em mais de 280 unidades hospitalares em todo o País. [32]




Agora tem dentista grátis em JURUENA?

Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cinco vezes mais equipes de saúde bucal do que a população contava em 2002. São mais de 24 mil equipes atendendo em 89,6% dos municípios de todo o Brasil.

O País tem investido cada vez mais em ações que garantam o acesso à assistência bucal no SUS. Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios de Próteses Dentárias públicos, por exemplo, não existiam em 2002 e hoje são 1.029 centros e 1.479 laboratórios à disposição.

Estes números tornaram-se realidade por meio do programa Brasil Sorridente, criado em 2004. Todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça. Ao longo dos anos, a ampliação dos serviços de saúde bucal no SUS tem garantido uma redução da parcela da população mais vulnerável que nunca havia ido ao dentista. Mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Historicamente, o acesso da população ao cirurgião dentista era privilégio da parcela mais rica da sociedade. Desde 2003, o número de profissionais de saúde bucal foi ampliado em 50%, chegando a 65.347.

O dentista Eduardo Effori é clínico geral do Hospital do Gama, no Distrito Federal, e afirma que houve uma mudança no atendimento nos últimos anos. “Melhorou a gestão em relação à distribuição das especialidades para o atendimento. No pronto socorro é rápido e, na cirurgia, ocorre no máximo 15 dias de espera. O que não é muito também”, explica.

Em apenas uma década, o Programa colocou o Brasil no grupo de países de baixa prevalência de cáries, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD) demonstrou que 46,6% das crianças de 5 anos e 43,5% das crianças de 12 anos nunca tiveram cárie dentária.

Houve uma queda de 26% na incidência de cárie dentária na faixa etária de 12 anos e, também, a redução de perda dentária e do número de dentes afetados por cáries além da ampliação no acesso aos serviços de saúde bucal para as faixas etárias de 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; e 65 a 74 anos.

A estudante Anna Barbara Sousa, de 21 anos, buscou atendimento em um Posto de Saúde do Distrito Federal. “Eu estava com dor de dente há um ‘tempão’, era uma cárie que precisava tirar. Minha avó marcou e depois eu fui. O dentista olhou o que era e fez o procedimento”, relata.

A pesquisa também revelou que cerca de 27,9 milhões de pessoas nunca haviam ido ao dentista. Já a PNAD-2008 demonstrou uma ampliação do acesso em 36,4%, e cerca de 20 milhões de brasileiros que nunca haviam ido ao dentista passaram a ter acesso e a porcentagem daqueles que nunca foram ao dentista foi reduzida para 11,6% da população.

O investimento do Programa Brasil Sorridente entre 2003 e 2013 foi de R$ 7 bilhões. Para 2014, a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão. [19]



Cobra “persegue” barco e provoca correria no Mato Grosso do Sul


Esta cobra é muito rápida”, hoje reconhece Lacerda. “Mas ao mesmo tempo, queríamos gravá-la”. Eles estavam no Rio Juruena, Mato Grosso do Sul, mais necessitamente no município de Nova Bandeirantes. “Foi muito interessante encontrar esta ...



Castanha do Brasil gera renda para mulheres de Mato Grosso


Moradora da zona rural do Assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena, no Mato Grosso, Dona Terezinha trabalhou na roça por muito tempo. Após um derrame, ela teve de parar e entrou em depressão. O que ela não sabia era que a Castanha do Brasil ...
Mato Grosso luta para manter preço da castanha do Brasil após supersafra No Noroeste de Mato Grosso a atuação de projetos socioambientais e a regularizaçã ;o ... secretaria geral da associação PA Juruena, que conta com 38 famílias que juntas trabalham na coleta de castanha do Brasil. “O problema é que devido a falta ...
Mais um piloto de barco morre afogado ao cair em rio em Mato Grosso O corpo do piloto de barco Milton Mesquita Morima, de 48 anos, foi localizado neste domingo (1º), por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, boiando no rio Juruena, no município de Nova Bandeirantes (1020 km ao extremo-Norte de Cuiabá). Conforme as ...
Rio Juruena: Piloto de barco morre afogado ao levar índios a aldeia em MT O corpo de um piloto de barco de 48 anos foi encontrado boiando no Rio Juruena, em Nova Bandeirantes, distantes 980 km de Cuiabá, no último domingo (1º). De acordo com informações do Sargento da 7ª companhia de bombeiros de Alta Floresta, Ailton ...
Senar-MT oferece 26 treinamentos para a cadeia produtiva em março O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mantém em seu portfólio treinamentos ... e conservação do pescado (Chapada dos Guimarães, Carlinda, Juruena, Porto Alegre do Norte, Poconé, Cáceres, Santo Antônio de Leverger ...

Atenção: mulheres de JURUENA são exortadas a previnir o câncer no seio

O câncer de mama é a principal causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial da Saúde.  É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

Como detectar precocemente

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.

mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o INCA, o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.

Dados

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

[28]

Vantagens de desvantagens da poupança em JURUENA

É o investimento mais tradicional, conservador e popular entre os brasileiros, principalmente entre os de menor renda. Qualquer cidadão munido de CPF, documento de identidade e comprovante de renda e residência pode se dirigir a uma agência bancária para abrir a sua poupança.

A rentabilidade é calculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.

Vantagens

- Liquidez imediata

- Não há prazos, mas valores mantidos por menos de um mês não recebem remuneração.

- Transação de baixo risco. Aliás, investimentos de até R$ 60 mil em uma conta poupança são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. O que significa que em caso de falência ou liquidação de uma instituição financeira este valor não será perdido.

- Para Pessoas Físicas há isenção de Imposto de Renda. Pessoas Jurídicas sofrem incidência de IR sobre os rendimentos com as seguintes alíquotas:

Aplicações até 180 dias: 22,5%

Aplicações de 181 a 360 dias: 20%

Aplicações de 361 a 720 dias:17,5%

Aplicações acima de 720 dias: 15%

Desvantagem

Por ser uma aplicação altamente conservadora, seu rendimento é menor até mesmo do que outras aplicações conservadoras. Nos primeiros 100 dias de 2011, o rendimento da poupança oscilou entre 0,5% e 0,67%. No mesmo período, a inflação registrada pelo IBGE nos primeiros meses do ano esteve acima deste patamar, o que torna este tipo de aplicação pouco atraente, na avaliação de especialistas.[3]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de JURUENA MT. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, JURUENA MT, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.