Blog de Notícias de JURU








MPF quer implantação de pontos eletrônicos e banco de preços em prefeituras da PB

O Ministério Público Federal em Patos (MPF) expediu três recomendaçõ es para gestores dos 26 municípios de atribuição da referida unidade do órgão no Sertão, para que adotem providências na área da saú…

Sobe juro de longo prazo e empréstimo do BNDES fica mais caro

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve de referência para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo, atualmente em 5,5% ao ano, subirá para 6% ao ano no segundo trimestre deste ano ...

MPF quer implantação de pontos eletrônicos e banco de preços em prefeituras da PB

O Ministério Público Federal em Patos (MPF) expediu três recomendaçõ es para gestores dos 26 municípios de atribuição da referida unidade do órgão no Sertão, para que adotem providências na área da saú…

MPF expede recomendações a 26 municípios para melhorias na Saúde

Mesmo não fazendo parte dos municípios de atribuição do MPF em Patos, também estiveram presentes representantes da localidade de Juru, que igualmente receberam ... 1docs/RecomendaoBancodePr eos.pdf O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço ...

EM JURU: Cachoeira dos Costas esbanja beleza com as chuvas

Cachoeira;As chuvas que caiaram neste final de semana na região do Sertão da Paraíba, e em especial no município de Juru, fizeram a cachoeira da comunidade do Povoado dos Costas esbanjar beleza e fart…

Sobe para 342% o juro no rotativo do cartão crédito

O juro cobrado por instituiçõe s financeiras no rotativo no cartão de crédito subiu para 342,2% ao ano em fevereiro ante 334,6% ao ano em janeiro, segundo dados do Banco Central. Na prática, isso significa cobrar juro de 0,4138% ao dia. Se um ...

Chuva em Juru registra 61 mm; veja índices na região e a previsão para esta quinta-feira

A chuva caída na região da Serra do Teixeira entre a noite de ontem (25) e a madrugada desta quinta-feira (26) atingiu maior montante em Juru, que registrou 61 milímetros. O segundo maior índice foi ano…

Calçamento de ruas em Juru

ZONA URBANA DE JURU TAMBÉM SERÁ BENEFICIADA COM CALÇAMENTO DE RUAS ATRAVÉS DE CONVÊNIO COM O MINISTÉRIO DAS CIDADESNa Câmara dos Vereadores, o prefeito Luis Galvão e o então Ministro das Cidades Aguin…

EM JURU-PB: O 'CIRCO DO PALHAÇO CHEIROSINHO' JÁ SE ENCONTRA NA CIDADE E ESTREIA NESSA SEXTA-FEIRA!

Circo do Palhaço Cheirosinho, em Juru

EM JURU: Caçamba é desvirada depois do acidente!

RETROESCAVADEIRA E TRATOR SÃO UTILIZADOS PARA DESVIRAR CAÇAMBA TOMBADA NA ÁREA URBANA DE JURU Depois de muito trabalho, o Caminhão Caçamba que tombou carregado de areia no início da tarde de ontem (17…

EM JURU:Morte do vereador Evangelino

O CORPO DO VEREADOR EVANGELINO DEVERÁ CHEGAR EM JURU AINDA NA MANHÃ DE HOJE  Vereador Evangelino Costa de MedeirosSegundo informações do vereador Tita Galdino, que também se encontra em João Pessoa e …

Luto em Juru

URGENTE: ACABA DE FALECER EM JOÃO PESSOA, ONDE ESTAVA INTERNADO, O VEREADOR JURUENSE VANGELHO COSTA! O vereador Vangelho, ladeado por Edmilson Flor e Oday Afonso

Últimas notícias de JURU PB:


Sobe para 342% o juro no rotativo do cartão crédito O juro cobrado por instituiçõe s financeiras no rotativo no cartão de crédito subiu para 342,2% ao ano em fevereiro ante 334,6% ao ano em janeiro, segundo dados do Banco Central. Na prática, isso significa cobrar juro de 0,4138% ao dia. Se um ...

São tantas moções! Câmaras Municipais fazem muitas moções. O termo talvez soe estranho a quem não está acostumada às técnicas do processo legislativo, mas eu juro que existem milhares de vereadores assinando e recomendando milhares delas, diariamente. Moção é uma ...

JURU PB tspan:3m JURU PB


Governo do Estado inicia aulas do PBVest em todo o Estado para mais de 10 mil inscritos Os conteúdos também serão disponibilizadas no portal pbvest.pb.gov.br a partir da segunda-feira subsequente ... Itaporanga, João Pessoa, Juru, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto ...

Congresso instala comissões mistas para analisar propostas do ajuste fiscal O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, informou hoje (18), em comunicado dirigido ao mercado, ser "improvável" a subida da taxa de juro na sua próxima ... o deputado Manoel Junior (PMDB-PB). Para a MP 668, que eleva as alíquotas ...

Instituições de ensino subsidiam juros para não perder aluno do Fies Em uma tentativa de evitar a evasão de alunos após as mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal, as universidades privadas estão subsidiando o juro do financiamento estudantil para cursos de graduação.< /li>

Câmara adia votação de destaques do salário mínimo e aprova anistia a policiais O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, informou hoje (18), em comunicado dirigido ao mercado, ser "improvável" a subida da taxa de juro na sua próxima reunião, em abril. No comunicado, após uma reunião de dois dias ...

JURU: CHUVA DA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA INUNDA INTERIOR DO HOSPITAL E MATERNIDADE ISAURA PIRES DO CARMO Com índices de montante d'água que variaram de 61 a 100 milímetros, a chuva que caiu em Juru na última quarta-feira (5) causou estragos consideráveis em muitas casas residenciais, tendo inclusive inunda…





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Olho Vivo com a corrupção em JURU

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante - Qualidade, Educação e Vida. Em princípio, o nome era Projeto de Mobilização e Capacitação de Agentes Públicos, Conselheiros Municipais e Lideranças Locais e visava orientar os agentes públicos municipais sobre práticas de transparência na gestão, a responsabilização e a necessidade do cumprimento dos dispositivos legais, bem como contribuir para o desenvolvimento e o estímulo do controle social.

A ampliação, o fortalecimento e a instrumentação do controle social são prioridades do Olho Vivo. Sua realização pode ocorrer de modo espontâneo, individualmente, no interior das associações civis e organizações não governamentais, ou por meio dos conselhos de políticas públicas instituídos por lei. Ações de estímulo ao controle social podem incrementar o trabalho dessas instituições, melhorando seus resultados.

Em sua fase atual, o programa Olho Vivo no Dinheiro Público está voltado principalmente para a capacitação dos cidadãos para o exercício do controle social dos recursos públicos, com atividades presenciais e a distância, incluindo instrução teórica e aulas práticas in loco nas áreas de saúde, educação e assistência social. Faz parte também do Olho Vivo no Dinheiro Público a criação e distribuição de questionários, cartilhas e manuais com informações sobre o exercício do controle social, inclusive abordando programas de governo específicos, como o Bolsa Família. [18]




Cuidados com a nova conta de luz em JURU

Em 2001 o Brasil passou por um racionamento de energia. Quem dava festa era obrigado a alugar gerador para não correr risco de deixar os convidados no escuro. Em noites normais, algumas famílias deixavam de acender lâmpadas, optando por lanternas ou lampiões. Outras aposentaram o chuveiro elétrico e instalaram aquecimento solar.

Catorze anos depois, o fornecimento de energia volta a preocupar. O primeiro alerta veio nas contas de luz. Além de valores mais altos, elas passaram a trazer o sistema de bandeiras tarifárias, que indicam a cobrança ou não de taxa adicional em função das condições da geração de eletricidade no país (leia texto no canto superior direito).

Ontem passou a valer a revisão extraordinária das tarifas, com aumento de 23,4% nas contas de energia, em média. Ao todo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta é de 28,7%, na média — 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa revisão tarifária extraordinária, que independe dos reajustes anuais, é uma possibilidade prevista nos contratos de concessão das distribuidoras para manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato quando as empresas não têm fôlego financeiro para esperar os aumentos normais.

As hidrelétricas têm obrigação contratual de fornecer uma quantidade definida de energia. Caso não consigam gerar o montante com que se comprometeram, devem comprar a diferença. Com a seca, o custo da energia no mercado de curto prazo subiu muito além do preço final de venda ao consumidor.

— As distribuidoras estão comprando por um preço mais alto e vendendo por um preço mais baixo. O prejuízo é grande — explicou o consultor do Senado para a área de minas e energia Luiz Alberto Bustamante.

Reservatórios

Principal fonte de energia do país, as hidrelétricas existentes estão com os reservatórios muito baixos pela falta de chuvas. E a construção de novas usinas encontrou a resistência de setores da sociedade contrários à inundação de locais tomados pelas águas represadas.

Além disso, os leilões de energia feitos para as distribuidoras atenderem seus clientes não surtiram o efeito desejado. Como consequência, elas precisaram comprar energia cara no mercado de curto prazo, o que reflete na conta de luz.

— O custo é elevado, mas foi baixo durante muito tempo — diz o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que foi ministro de Minas e Energia no governo Lula e durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Para ele, o que está acontecendo é uma readequação dos preços.

Lobão ressalta a importância da Medida Provisória (MP) 579/2013, que tratava da concessão dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia, com o objetivo de reduzir a conta de luz para os consumidores finais. Segundo ele, se a MP não tivesse sido editada na época, a conta para o cidadão estaria hoje muito mais elevada (saiba mais no texto ao lado).

[13]



Sobe juro de longo prazo e empréstimo do BNDES fica mais caro


A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve de referência para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo, atualmente em 5,5% ao ano, subirá para 6% ao ano no segundo trimestre deste ano ...



MPF expede recomendações a 26 municípios para melhorias na Saúde


Mesmo não fazendo parte dos municípios de atribuição do MPF em Patos, também estiveram presentes representantes da localidade de Juru, que igualmente receberam ... 1docs/RecomendaoBancodePr eos.pdf O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço ...
Sobe para 342% o juro no rotativo do cartão crédito O juro cobrado por instituiçõe s financeiras no rotativo no cartão de crédito subiu para 342,2% ao ano em fevereiro ante 334,6% ao ano em janeiro, segundo dados do Banco Central. Na prática, isso significa cobrar juro de 0,4138% ao dia. Se um ...
São tantas moções! Câmaras Municipais fazem muitas moções. O termo talvez soe estranho a quem não está acostumada às técnicas do processo legislativo, mas eu juro que existem milhares de vereadores assinando e recomendando milhares delas, diariamente. Moção é uma ...
Governo do Estado inicia aulas do PBVest em todo o Estado para mais de 10 mil inscritos Os conteúdos também serão disponibilizadas no portal pbvest.pb.gov.br a partir da segunda-feira subsequente ... Itaporanga, João Pessoa, Juru, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto ...
Congresso instala comissões mistas para analisar propostas do ajuste fiscal O Federal Reserve (Fed), autoridade monetária norte-americana, informou hoje (18), em comunicado dirigido ao mercado, ser "improvável" a subida da taxa de juro na sua próxima ... o deputado Manoel Junior (PMDB-PB). Para a MP 668, que eleva as alíquotas ...

Um serviço para ajudar os que sofrem com as drogas em JURU?

O serviço de teleatendimento do Ligue 132, que presta auxílio a familiares e usuários de drogas, teve aumento de 13% das ligações relacionadas à cocaína e derivados, como o crack, em 2014. Das 26.051 ligações atendidas no call center de janeiro a novembro de 2014, 12.189 foram relacionadas a cocaína e crack, o que representa 46% dos atendimentos realizados no ano. Em 2013, esse volume foi de 33%.

Esta é a maior busca de informação sobre uma substância já registrada no serviço, que está em atividade desde 2005. De acordo com a supervisora do Ligue 132, Bárbara Diniz, esse aumento pode ser em função da expressiva divulgação referente aos problemas do uso de cocaína e derivados na mídia. “Muitos ligam pedindo informações a respeito das consequências do uso e aproveitam para aumentar a rede de apoio em busca de tratamento. Às vezes o indivíduo é orientado a também buscar auxílio profissional para outras comorbidades apresentadas, como depressão, ansiedade e entre outros.”

Para atender a esses casos específicos, o Ligue 132 desenvolveu uma metodologia própria, com apoio aos indivíduos tornando cada atendimento único. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Ligue 132, Maristela Ferigolo, quem procurar orientações pelo Ligue 132 poderá encontrar atendimento personalizado. “Com profissionais capacitados, o serviço se preocupa em ouvir tanto o usuário quanto o familiar e presta aconselhamento personalizado por meio da intervenção breve motivacional estimulando-os a refletir e mudar seu comportamento-problema.”

Para a coordenadora do programa, Helena Maria Tannhauser Barros, “o aumento na busca de orientações e informações sobre cocaína e crack não significa que houve aumento no uso e, sim, que usuários de drogas e familiares estão mais conscientizados quanto aos problemas do uso de cocaína e quanto a possibilidade de obter auxílio para a mudança de comportamento”,

Os estados que mais buscaram informações e orientações sobre cocaína foram São Paulo, com 2.056 atendimentos, Rio de Janeiro, com 1.028, e Rio Grande do Sul, com 993. Os usuários de drogas foram quem mais buscaram ajuda no Ligue 132, sendo responsáveis por 47% dos atendimentos referentes à cocaína. Os familiares também tiveram uma fatia considerável com 44% dos atendimentos.

Saiba mais sobre o Ligue 132

O Ligue 132 é um serviço do programa “Crack, é possível vencer”, financiado pelo Governo Federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no país, atendendo a casos de álcool, tabaco, cocaína, maconha e entre outras substâncias. É uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e AMTEPA. O serviço atende de forma sigilosa e anônima 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. [24]


Novidade para a população de JURU: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de JURU PB. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, JURU PB, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.