Blog de Notícias de JOAO LISBOA








O Carnaval de todos nós, por Flávio Dino

O governador do Maranhão explica as ações para a realização do carnaval ... Os foliões agora começam o percurso na Praça Deodoro, passando pela Rua da Paz e Praça João Lisboa, além dos espaços na Madre-Deus e na Passarela do Samba.

Dois polícias colhidos mortalmente por um comboio no periodo de perseguição

Dois agentes da PSP foram na manhã desta quarta-feira colhidos mortalmente por um comboio na zona de Sacavém à saída de Lisboa, confirmou ao PÚBLICO ... quando os agentes – da esquadra de São João da Talha e que estavam uniformizados – corriam ...

João dos Santos Martins apresenta seu “Projeto Continuado” na Culturgest, em Lisboa

Dias 27 e 28 de fevereiro, o coreógrafo e intérprete João dos Santos Martins apresenta seu Projeto Continuado (2015) na Culturgest, em Lisboa, Portugal. A partir de arquivos disponíveis e testemunhos …

Incra recebe outra parte da Fazenda Cipó Cortado

O ato de desafetação - ato pelo qual o Estado torna um bem público apropriável - da referida área localizada no município de João Lisboa (MA) foi assinado no dia 3 de fevereiro pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Dos 7.206 ...

BRAGA TRAZ FESTAS DE SÃO JOÃO À BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Braga traz no próximo domingo, à Bolsa de Turismo de Lisboa, a alegria e o colorido de uma das mais castiças romarias minhotas – as tradicionais Festas do São João de Braga! A iniciativa é da Assoc…

Perguntas incómodas para Sócrates

Preso em Évora, Sócrates será ouvido em Lisboa, onde terá a oportunidade de voltar a pronunciar ... ele deixa Portugal numa posição muito má". Costa Pinto lembra casos no estrangeiro em que antigos líderes de governo foram investigados, mas ...

BRAGA LEVA FESTAS DE SÃO JOÃO À BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Braga leva no próximo domingo, à Bolsa de Turismo de Lisboa, a alegria e o colorido de uma das mais castiças romarias minhotas – as tradicionais Festas do São João de Braga! A iniciativa é da Assoc…

António Pita e João Manuel Palmeiro ontem na inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, e o vereador João Manuel Palmeiro, estiveram presentes em Lisboa, em representaçã ;o do Município, na inauguração da 27ª edição da BTL …

Luís Sousa Reis - Campeão Distrital Absoluto de Lisboa

Da esquerda para a direita: Luís Alves (Presidente da AXL), Orphe Bolhari, Luís Sousa Reis e Renato Vasconcellos (foto: GX Alekhine) Disputado na sede do GX Alekhine, em Lisboa, disputou-se de 27 de…

APE – APRESENTAÇÃO DE “QUE LUZ ESTARIAS A LER?”, de ANA BISCAIA e JOÃO PEDRO MÉSSEDER – HOJE, 24 de FEVEREIRO, pelas 18.30, na ABYSMO GALERIA, R. da HORTA SECA, 40, r/c, em LISBOA

PEDIDO DIVULGAÇÃO – HOJE ___ Texto do Escritor José António Gomes Convida (também no site, e no facebook, grupo de sócios da APE)     Caros amigos, Vimos convidá-los a estarem presentes numa sessã…

LIVRO & LIVROS – Nova edição de Contos Bárbaros, de João de Araújo Correia, apresentada hoje, 24 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Fnac Colombo, em Lisboa.

A obra Contos Bárbaros, de João de Araújo Correia, é apresentada pelo escritor e crítico literário João Bigotte Chorão, amanhã, 24 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Fnac Colombo, em Lisboa. Contos B…

Dead Combo em Ponte de Lima - Report

Existe uma vibração ou “hype” em torno dos Dead Combo, nada difícil de explicar. Eles são, sem grande margem para dúvidas a banda sonora perfeita para qualquer vídeo documental ou gastronómico que fal…

ANGOLA EM RISCO - João Rendeiro

Lisboa - Quando José Lima Massano telefonou a Carlos Costa para dar por finda a garantia do Estado Angolano ao BESA abriram-se em Luanda  algumas garrafas de CRISTAL. De um golpe, cancelou-se uma dívi…

Últimas notícias de JOAO LISBOA MA:

 Perguntas incómodas para Sócrates Preso em Évora, Sócrates será ouvido em Lisboa, onde terá a oportunidade de voltar a pronunciar ... ele deixa Portugal numa posição muito má". Costa Pinto lembra casos no estrangeiro em que antigos líderes de governo foram investigados, mas ...

Os Óscares da política portuguesa: conheça aqui os vencedores! Enquanto a localidade de Los Angeles se prepara com a sumptuosidade e o brilho que lhe são característicos – por cá, em Lisboa, os políticos portugueses ... está e crise e sofre da síndrome de má reputação na Academia de Hollywood, queremos ...

JOAO LISBOA MA tspan:3m JOAO LISBOA MA


Incra recebe parte da Fazenda Cipó Cortado Foto: Geovana Frasão/ Imirante Imperatriz. JOÃO LISBOA – Mais uma área de 1.547,6919 hectares da Fazenda Cipó Cortado foi transferida para a Superintendência Regional do Incra no Maranhão (Incra/MA) criar um projeto de assentamento. O ato de ...

Operação Lei Seca segue até domingo (22) no Maranhão Em São Luís, durante os quatro dias de carnaval, foram realizadas blitzen no circuito da folia montado entre as praças Deodoro, João Lisboa, até a Madre Deus. A operação percorreu as localidades de Timon, Caxias, Santa Inês, Coroatá e Presidente Dutra.

Desligou no Carnaval? Veja o que foi notícia no Maranhão Foto: Arquivo O Estado. Animais na pista acabaram por causar mais um acidente de trânsito na MA- 122, rodovia que liga João Lisboa a Amarante do Maranhão, na tarde de sábado (14). Não houve feridos entre os ocupantes do ônibus.Segundo testemunhas ...

Após o Carnaval, igrejas de São Luís celebram início da Quaresma Nas igrejas de São Luís, foram celebradas missas com o tema nesta quarta-feira (18). Em São Luís, a Igreja do Carmo, na Praça João Lisboa, é uma das mais tradicionais na liturgia da Quaresma. O dia começa com a celebração de várias missas ...

Grupos afros animam Carnaval do Maranhão Neste carnaval, grupos afros se destacaram no carnaval do Maranhão. Agitaram o público tanto no circuito Deodoro/João Lisboa, quanto na Vila Gracinha/Saudade. Os blocos afros proporcionaram além de diversão, conhecimento sobre africanidade.





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Novidade para a população de JOAO LISBOA: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]




Uma grande mudança no setor de embalagens. Como isso afeta JOAO LISBOA ?

Por: Cristina Ávila - Edição: Vicente Tardin

A análise jurídica do texto do acordo setorial para a implantação do sistema de logística reversa de "embalagens em geral" deverá estar pronta nos próximos dias, e em seguida seguirá para o chamado “grupo de coalizão”, como se autodenominam as 22 associações que representam comércio, indústria e distribuidores de produtos domésticos, como alimentos e bebidas. O setor deverá voltar a discutir a redação ainda em fevereiro.

“Essa nova discussão será muito importante para finalizar esse acordo setorial. Os próximos dias serão decisivos para as negociações com os setores que devem cumprir a logística reversa”, acentua a diretora de Ambiente Urbano do MMA, Zilda Veloso.

O texto do acordo foi submetido à consulta pública, entre 15 de setembro e 15 de outubro do ano passado, e foram recebidas mais de 900 sugestões de alterações. A intensa participação trouxe opiniões de representantes de municípios, recicladores, órgãos ambientais e sociedade civil.

“Essencialmente, o Ministério do Meio Ambiente media as negociações para que seja feita a separação de materiais seco e orgânico, a redução de resíduos e o encaminhamento de embalagens para o mercado de reciclagem”, explica Zilda.

Atingir essa meta é um bom negócio em todos os sentidos. A diretora comenta que no Brasil cerca de 50% do descarte é lixo orgânico, 35% lixo seco e os outros 15% são outros materiais, incluindo os rejeitos (que não têm possibilidade de reciclagem, ou por questões técnicas ou econômicas de cada região). Do lixo seco, cerca de 70% são embalagens.

SUCESSO

Esse será o terceiro acordo setorial definido entre as cinco cadeias produtivas que serão responsáveis pela logística reversa prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). As cinco cadeias foram definidas pelo Comitê Orientador da Logística Reversa (Cori), composto pelos Ministérios do Meio Ambiente, Fazenda, Indústria e Comércio, Saúde e Agricultura.

No ano passado, o setor privado assinou contrato para a destinação de lâmpadas. E o acordo para o correto descarte de embalagens de lubrificantes já está funcionando na prática. Em 2005, o setor criou uma entidade gestora, que cresceu e se transformou no Instituto Jogue Limpo. Hoje presente em 14 estados e no Distrito Federal, já supera 330 milhões de embalagens encaminhadas para reciclagem.

PRÓXIMOS PASSOS

As expectativas a partir de agora serão os acordos dos setores de medicamentos e de eletroeletrônicos. Importadores, fabricantes e o comércio varejista de remédios estão em negociação e devem apresentar propostas no início deste ano. E o setor de eletroeletrônicos apresentou reivindicações que ainda estão sendo analisadas.

“Depois que concluirmos esses acordos, passaremos a rever os acordos que foram feitas por outras cadeias produtivas, antes da Lei 12.305”, afirma Zilda Veloso. Ela se refere aos setores de agrotóxicos, pneus, lubrificantes, pilhas e baterias.

A diretora de Ambiente Urbano comenta que o setor de agrotóxicos consegue recolher mais de 94% das embalagens que são colocadas pela indústria no comércio. Fato que ela considera inédito no mundo. A “Lei dos Agrotóxicos” (Lei 7.802/89) foi sancionada em 1989, e em 2000 foi alterada para incluir a obrigação de reciclagem de embalagens. Até então os agricultores enterravam, queimavam, jogavam nos rios ou nas lavouras, com riscos para o meio ambiente e para a saúde.[12]



Dois polícias colhidos mortalmente por um comboio no periodo de perseguição


Dois agentes da PSP foram na manhã desta quarta-feira colhidos mortalmente por um comboio na zona de Sacavém à saída de Lisboa, confirmou ao PÚBLICO ... quando os agentes – da esquadra de São João da Talha e que estavam uniformizados – corriam ...



Incra recebe outra parte da Fazenda Cipó Cortado


O ato de desafetação - ato pelo qual o Estado torna um bem público apropriável - da referida área localizada no município de João Lisboa (MA) foi assinado no dia 3 de fevereiro pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Dos 7.206 ...
Perguntas incómodas para Sócrates Preso em Évora, Sócrates será ouvido em Lisboa, onde terá a oportunidade de voltar a pronunciar ... ele deixa Portugal numa posição muito má". Costa Pinto lembra casos no estrangeiro em que antigos líderes de governo foram investigados, mas ...
Os Óscares da política portuguesa: conheça aqui os vencedores! Enquanto a localidade de Los Angeles se prepara com a sumptuosidade e o brilho que lhe são característicos – por cá, em Lisboa, os políticos portugueses ... está e crise e sofre da síndrome de má reputação na Academia de Hollywood, queremos ...
Incra recebe parte da Fazenda Cipó Cortado Foto: Geovana Frasão/ Imirante Imperatriz. JOÃO LISBOA – Mais uma área de 1.547,6919 hectares da Fazenda Cipó Cortado foi transferida para a Superintendência Regional do Incra no Maranhão (Incra/MA) criar um projeto de assentamento. O ato de ...
Operação Lei Seca segue até domingo (22) no Maranhão Em São Luís, durante os quatro dias de carnaval, foram realizadas blitzen no circuito da folia montado entre as praças Deodoro, João Lisboa, até a Madre Deus. A operação percorreu as localidades de Timon, Caxias, Santa Inês, Coroatá e Presidente Dutra.

Conhece alguém com ovário policístico em JOAO LISBOA?

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que provoca formação de cistos nos ovários, o que fazem com que eles aumentem de tamanho.

O problema atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva e se caracteriza pela menstruação irregular, alta produção de testosterona (hormônio masculino) e presença de microcistos nos ovários.

Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

O excesso de testosterona faz algumas portadoras da síndrome apresentarem características masculinas, como excesso de pelos, além de aparecimento de acne. Ainda na adolescência, a menstruação pouco frequente ou ausente pode ser sinal da doença.

A jovem Hailenny Souza, de 19 anos, começou a desconfiar quando apresentou alguns sinais do problema . “Tinha os sintomas desde que comecei a menstruar. Passava meses sem menstruar os médicos diziam que era normal, pois era muito nova e que com o tempo normalizaria o ciclo. Mas eu sempre desconfiei que tivesse algo errado. Eu era diferente das outras garotas, tinha muitos pelos pelo corpo e um grande apetite”, conta a estudante de enfermagem.

Mulheres com SOP geralmente apresentam infertilidade ou dificuldade para engravidar. A revisora Ana Paula Jumes, de 24 anos, passa por este problema. “Descobri ano passado a síndrome. Tenho excesso de peso, bastante pelo e acne. Por causa disso estou fazendo o tratamento no SUS. Quero muito engravidar, mas a SOP atrapalha bastante. Ainda tenho que me cuidar quando conseguir, pois tenho risco de aborto.”

O diagnóstico precoce ajudar a reduzir o risco de complicações. O tratamento para síndrome dos ovários policísticos geralmente trata os sintomas e complicações, tais como infertilidade, acne ou obesidade. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

Caso a mulher sinta alguns destes sintomas, ela deve procurar um ginecologista para tratamento mais adequado. [21]


Pessoal de JOAO LISBOA está usando menos camisinha?

REPÓRTER: No Brasil, 45% da população não usaram camisinha quando fizeram sexo com parceiros eventuais nós últimos 12 meses. Os dados são da última Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2013, que mostra o comportamento sexual dos brasileiros. Apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94 por cento das pessoas ouvidas pela pesquisa sabem que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos. O lavrador Wallas Barros, de 21 anos mora próximo à Brasília e conta que durante a última relação sexual ele não usou camisinha.

SONORA: lavrador – Wallas Barros

"Eu fiquei com um cara e fiquei sem camisinha, eu estava bêbado né e sem camisinha e etecetera, não conhecia ele e não sei se ele tem. No carnaval com certeza se proteger. Tem preservativo, tem tanta coisa para a gente se proteger e não transmitir para outros, porque no carnaval sempre tem. Vamos usar camisinha!"

REPÓRTER: A pesquisa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a aids e outras doenças transmitidas na relação sexual. O que o Ministério quer para o carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios, caso ela tenha o vírus.

SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério – Fábio Mesquita

"A gente nota uma certa mudança no comportamento sexual da população no decorrer dos anos. Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Ou seja, importante a questão da camisinha, mas nós precisamos também de outras estratégias para prevenção. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento imediatamente para derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a transmissão, para evitar a replicação viral e para evitar que a pessoa contraia o HIV/Aids."

REPÓRTER: Os foliões que desembarcarem em Recife, Salvador e Santos Dummont , no Rio de Janeiro, vão poder retirar gratuitamente camisinhas que estarão disponíveis nos banheiros dos aeroportos dessas cidades. Essas camisinhas fazem parte do montante de preservativos que serão distribuídos durante este Carnaval. Ao todo, o Ministério da Saúde encaminhou 120 milhões de camisinhas para todo o país.

Reportagem, Diane Lourenço

[35]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de JOAO LISBOA MA. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, JOAO LISBOA MA, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.