Blog de Notícias de JAGUARIBARA








Motos são apreendidas no Poço da Pedra, em Morada Nova

Duas motocicletas com placas trocadas – uma com a de um veículo Citroen e a outra de uma Honda Broz - foram apreendidas por volta do meio-dia do domingo (22), em Morada Nova. A apreensão foi realizada…

Polícia prende paraenses por golpe da fralda no interior do Ceará

INVESTIGAÇÃ O Polícia prende paraenses por golpe da fralda no interior do Ceará (0) ASSALTO Grupo armado explode banco em Jaguaribara (0) Ceará Tremor de terra é registrado em Jaguaribara (0) Duas mulheres paraenses foram detidas ao aplicar o golpe da ...

MOTOS APREENDIDAS NO POÇO DA PEDRA EM MORADA NOVA:

OS VEÍCULOS SE ENCONTRAVAM COM PLACAS DE OUTROS VEÍCULOSNeste Domingo(22), por volta do meio dia após um policial de folga receber uma denuncia, o mesmo repassou para a patrulha de policiamento de ser…

Mestres e doutores dos cursos de direito cearenses serão palestrantes do DIREITO 2015

Confirmaram a participaçã o os cursos de direito da UFC, URCA, UNIFOR, UVA, Unichristus, Farias Brito, Fanor, FIC, FAC, FAP, FAECE, FAFOR, Luciano Feijão, Leão Sampaio, Rainha do Sertão, Vale do Jaguaribe e FAMETRO. O evento que vem se realizando em ...

FUTSAL - Jaguaribara e Fluminense de Quixeré são os finalistas da Copa Jaguaribana de Futsal

Foram definidos na noite de sábado, 28 de março, no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, os finalistas da 15ª Edição da Copa Jaguaribana de Futsal, promovida pela Liga Limoeirense de…

Acusados de aplicar golpe em região de seca no Ceará são soltos

Estão soltas as quatro pessoas presas em flagrante na última sexta-feira, acusadas de aplicar o chamado golpe do poço profundo, no município de Jaguaribe (CE). O grupo de aproveitava da situação de seca e da dificuldade de armazenar água nas casas e ...

Jaguaribara e Fluminense de Quixeré são os finalistas da Copa Jaguaribana de Futsal

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE …

Está acontecendo em Limoeiro o I Congresso de Educação Física do Vale do Jaguaribe

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE …

NAS ÚLTIMAS HORAS, FUNCEME REGISTROU CHUVAS EM APENAS 13 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ

Imagem: Alcântaras, foto arquivo VNA Fundação Cearense de Meteorologia registrou no período de 7:00 de 17/3/2015 às 7:00 de 18/3/2015 chuvas em 14 localidades distribuídas em 13 municípios do Estado d…

15ª Copa Jaguaribana de Futsal começa hoje em Limoeiro do Norte

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE …

Artesanato em Jaguaribara

Centro de artesanato entregue à populaçãoA Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDE) inaugurou o Centro de Artesanato de Jaguaribara, município localizado a cerca de 230 quilômetros de Fortaleza.…

Total de 30 municípios cearenses reajustaram o salário dos professores em 13,01%‏

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), junto aos sindicatos de servidores filiados, direciona que ch…

Últimas notícias de JAGUARIBARA CE:


Acusados de aplicar golpe em região de seca no Ceará são soltos Estão soltas as quatro pessoas presas em flagrante na última sexta-feira, acusadas de aplicar o chamado golpe do poço profundo, no município de Jaguaribe (CE). O grupo de aproveitava da situação de seca e da dificuldade de armazenar água nas casas e ...

Como o Sistema Estadual de Recursos Hídricos no Ceará atua para garantir a segurança hídrica do estado O Canal do Trabalhador reforça a RMF, em períodos de escassez, transportando água do Rio Jaguaribe, que é perenizado pelo Açude ... No endereço http://www.srh.ce.gov.br/ linhas-de-acao/projetos-p rogramas/, você pode conhecer um pouco mais sobre ...

JAGUARIBARA CE tspan:3m JAGUARIBARA CE


Semana da Água: conheça as 7 principais ações do Governo para garantir a tranquilança hídrica no Ceará E no link www.hidro.ce.gov.br é possível observar diariamente o volume atualizado ... 4,2 milhões de pessoas nos próximos 30 anos. A água captada no rio Jaguaribe, abastece também em seu trajeto municípios como Alto Santo, Aquiraz, Eusébio ...

Duas mortes são registradas nas estradas estaduais no feriado A outra morte aconteceu na CE-060, em Quixadá, às 20h35min. O motociclista Higor Viana de Sousa tinha 22 anos e teria saido da pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na BR-116, em Jaguaribe, Silvio Targino Feitosa Neto, 36 anos, que conduzia ...

Dia de São José, padroeiro do Ceará, será marcado pela chuva fraca no norte do Estado Hoje, não vai chover em todo o Estado. “Há maior chance de chuvas isoladas e com baixos acumulados especialmente entre Fortaleza, Jericoacoara, Sobral e Vale do Jaguaribe nesta tarde por conta de instabilidades que atuam próximas à faixa litorânea ...

IFCE finaliza inscrições em concurso para Professor Substituto e Temporário As oportunidades estão disponíveis, além da capital nos campi de Acaraú, Aracati, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Umirim.

Apos Assalto Policia Recupera Moto Roubada Em Morada Nova Nessa quarta-feira(25), por volta das 15H40min, após o assalto no distrito de Roldão, POG com apoio do Ronda do quarteirão, colheram informações das vitimas e seguiram na pista dos assaltantes e po…





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Novidade para a população de JAGUARIBARA: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]




Luta contra a corrupção: aprenda a fiscalizar as contas de JAGUARIBARA

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos recursos federais repassados a estados, municípios e cidadãos beneficiados por programas do Governo Federal. No entanto, tendo em vista as dimensões do Estado Brasileiro e o grande número de municípios que possui, a CGU conta com a participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja realizado de maneira ainda mais eficaz.

Por isso, cidadão, a sua participação na tarefa de controlar o gasto do dinheiro público é muito importante. Somente com a ajuda de cada cidadão será possível controlar os gastos do Governo Federal em todo Brasil e garantir, assim, a correta aplicação dos recursos públicos.

Com o intuito de contribuir para o exercício do controle social, técnicos da CGU elaboraram questionários que permitem à sociedade a participar da gestão pública. São instrumentos que esclarecem como acompanhar um determinado programa de governo. Com linguagem simples, clara e acessível, os questionários trazem instruções úteis de como fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos e acompanhar a execução local dos programas federais. O objetivo é facilitar a aplicação desses questionários pelos agentes públicos, conselheiros municipais ou por qualquer cidadão interessado em controlar as despesas efetuadas nos diversos programas do Governo Federal e, ainda, permitir que os órgãos do governo tomem as providências necessárias para solucionar eventuais irregularidades encontradas.

A participação e o controle social não são apenas um direito de cada cidadão, mas, também, um dever. Por isso, é muito importante que todos fiscalizem os recursos federais repassados a estados e municípios, como os recursos para a merenda escolar, para o Bolsa Família, para a saúde e para a erradicação do trabalho infantil, entre outros. Cabe a cada cidadão a tarefa de fiscalizar e acompanhar os gastos do Governo Federal. Seja um fiscal da correta aplicação do dinheiro público. Faça a sua parte!

Confira os questionários dos programas:

Bolsa Família

Programa Bolsa Família (PBF) prevê a transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, desde que satisfeitas as condições estabelecidas.

Merenda Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) prevê a transferência de recursos financeiros para garantir, de forma suplementar, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Erradicação do Trabalho Infantil

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estabelece a concessão de Bolsa a crianças e adolescentes em situação de trabalho e Ações socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Saúde da Família

Programa de Saúde da Família (PSF) busca a implantação de equipes multiprofissionais, que atuam em Unidades Básicas de Saúde e são responsáveis por um número predeterminado de famílias localizadas numa área delimitada.

Os arquivos acima estão em formato PDF (Portable Document Format). Para que eles sejam visualizados, é necessária a instalação do programa Adobe Acrobat Reader. Caso você ainda não o tenha instalado em seu computador, clique aqui para obtê-lo gratuitamente. O formato PDF, criado pela Adobe, é ideal para a distribuição segura e confiável de documentos eletrônicos.

[28]



Polícia prende paraenses por golpe da fralda no interior do Ceará


INVESTIGAÇÃ O Polícia prende paraenses por golpe da fralda no interior do Ceará (0) ASSALTO Grupo armado explode banco em Jaguaribara (0) Ceará Tremor de terra é registrado em Jaguaribara (0) Duas mulheres paraenses foram detidas ao aplicar o golpe da ...



Mestres e doutores dos cursos de direito cearenses serão palestrantes do DIREITO 2015


Confirmaram a participaçã o os cursos de direito da UFC, URCA, UNIFOR, UVA, Unichristus, Farias Brito, Fanor, FIC, FAC, FAP, FAECE, FAFOR, Luciano Feijão, Leão Sampaio, Rainha do Sertão, Vale do Jaguaribe e FAMETRO. O evento que vem se realizando em ...
Acusados de aplicar golpe em região de seca no Ceará são soltos Estão soltas as quatro pessoas presas em flagrante na última sexta-feira, acusadas de aplicar o chamado golpe do poço profundo, no município de Jaguaribe (CE). O grupo de aproveitava da situação de seca e da dificuldade de armazenar água nas casas e ...
Como o Sistema Estadual de Recursos Hídricos no Ceará atua para garantir a segurança hídrica do estado O Canal do Trabalhador reforça a RMF, em períodos de escassez, transportando água do Rio Jaguaribe, que é perenizado pelo Açude ... No endereço http://www.srh.ce.gov.br/ linhas-de-acao/projetos-p rogramas/, você pode conhecer um pouco mais sobre ...
Semana da Água: conheça as 7 principais ações do Governo para garantir a tranquilança hídrica no Ceará E no link www.hidro.ce.gov.br é possível observar diariamente o volume atualizado ... 4,2 milhões de pessoas nos próximos 30 anos. A água captada no rio Jaguaribe, abastece também em seu trajeto municípios como Alto Santo, Aquiraz, Eusébio ...
Duas mortes são registradas nas estradas estaduais no feriado A outra morte aconteceu na CE-060, em Quixadá, às 20h35min. O motociclista Higor Viana de Sousa tinha 22 anos e teria saido da pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na BR-116, em Jaguaribe, Silvio Targino Feitosa Neto, 36 anos, que conduzia ...

Quando os remédios "clone" vão chegar em JAGUARIBARA?

A partir de agora, a indústria farmacêutica que quiser registrar medicamento clone (remédio com a mesma fórmula) terá a garantia de manutenção do preço já praticado no mercado.

O processo de registro para esse tipo de produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais simplificado e sua ampliação permitirá a redução de cerca de 25% na fila de pós-registro.

A análise desses documentos representa 60% da demanda para registros no País. A medida beneficiará o setor, que terá o processo de registro acelerado, e o consumidor, que terá mais opções de marcas e preços disponíveis.

“Essa resolução é muito importante porque já estamos adotando uma maneira mais simplificada para registrar medicamentos clones e faltava uma definição sobre o preço. A análise simplificada para os medicamentos clones representa um ganho de tempo em todas as etapas de registro, com uma redução expressiva da fila”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Manutenção do preço

O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, explica que é fundamental sinalizar ao setor a manutenção do preço para dar segurança ao pedido de registro do produto na categoria clone.

A resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) sobre a precificação de medicamentos clone será publicada no Diário Oficial da União. A ação voltada ao setor farmacêutico foi anunciada pelo Ministério da Saúde e Anvisa.

Essa medida vem complementar a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 31/2014 da Anvisa, que passou a autorizar que medicamentos novos ou não, que têm comprovadamente a mesma matriz (princípios ativos, concentração, via de administração, posologia e indicação terapêutica) de uma droga já registrada e comercializada, possam ser enquadrados como ‘medicamento clone’.

Mudanças

O maior impacto da medida será no pós-registro, fase em que a indústria já possui medicamentos e preços registrados na Anvisa e quer reclassificá-los, passando-os de medicamento não clone para clone.

Atualmente, cerca de 60% da demanda da Gerencia Geral de Medicamentos da Anvisa está no pós-registro. Um terço dos pedidos (629) aguarda para serem registrados como ‘clone’.

Mercado

A Resolução da CMED prevê três situações que garante a precificação dos medicamentos, caso o fabricante opte por trabalhar com os clones. No primeiro caso, o medicamento não clone já é comercializado. Nessa situação, haverá uma troca do número de registro do medicamento para adequação à RDC 31/2014 e será mantido o preço anteriormente aprovado para o laboratório.

No segundo caso, o medicamento entra no mercado como um fármaco novo ou nova apresentação e, por isso, segue normalmente as regras gerais de preços estabelecidos pelos critérios da Resolução CMED N°2/2004.

A terceira situação trata do produto criado a partir da transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados, por meio das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e outras formas de transferência de tecnologia – em que o medicamento clone terá o mesmo preço praticado pela matriz. [16]


Como se proteger do câncer em JAGUARIBARA

Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.

Alimentação saudável protege contra o câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são
os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, a criança deve ser amamentada e receber outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.
As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada
dois anos. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, a mulher precisa procurar um médico.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença.

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante
a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papilomavírus
humano (HPV).
Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

[14]

*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de JAGUARIBARA CE. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, JAGUARIBARA CE, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.