Blog de Notícias de GARANHUNS








Ex-prefeito de Palmerina Eudson Catão condenado em definitivo por improbidade administrativa

O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu, na Justiça Federal, a condenação definitiva de Severino Eudson Catão Ferreira, ex-prefeito de Palmeirina, no agreste pernambuco, pela prática de atos de improbidade administrativa.

Foto: Prefeitura de Garanhuns/Divulgação

Essas são algumas das atividades que os mais de 15 mil alunos das 70 escolas municipais de Garanhuns, no Agreste, poderão realizar no planetário digital que será inaugurado na próxima terça-feira (10), no Parque Euclides Dourado. A intenção é que ...

ELEIÇÕES 2016: Partidos começam movimentação em Garanhuns

Estiveram reunidos na última sexta-feira (27.02), na sala das comissões da Câmara Municipal de Garanhuns, a nova diretoria do PTdoB de Garanhuns, sob a coordenação do Major Lucena e do Advogado Tony N…

Aposentado ou pensionista que não for no IPSG pode perder o benefício

Aposentados e pensionistas municipais devem se recadastrar em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Para o procedimento, é necessário que o beneficiário tenha em mãos o RG, o CPF e um comprovante de residência. Quem tiver filho menor de 21 anos deve ...

Jovem de 17 anos põe fim à própria vida em Garanhuns

Local onde se deu o suicídio - Foto: divulgação Agreste Violento Um jovem de apenas 17 anos pôs fim à sua vida por volta das 18h20min desta terça-feira na Rua Coelho Neto, bairro Jardim Petrópolis, aq…

Sesc Garanhuns tem cursos de violão, flauta, canto, dança, narração e pintura

Os cursos de Narração, Dança, Canto, Violão, Flauta e Pintura são oferecidos pela unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Os interessados devem se inscrever no Ponto de Atendimento ou no Setor de Cultura.

População continua jogando lixo de forma irresponsável em Garanhuns

Há um tempo atrás, noticiamos aqui um problema no bairro Indiano, mais precisamente nos muros da escola Aderbal Jurema, que era usado por moradores da área para jogar lixo. Era um problema grande, que…

Lixo é jogado em local inadequado próximo ao estádio do Sete de Setembro em Garanhuns

A internauta Lívia Marine usou seu perfil no Facebook para denunciar o descarte irregular de lixo, " muito lixo mesmo", nas proximidade do Estádio Sete de Setembro.  Ela ilustrou sua indignação com fo…

Vem Ver Teatro está com inscrições abertas em Garanhuns

Do Portal G1 Globo Caruaru O Projeto de Iniciação Teatral Vem Ver Teatro está com inscrições abertas em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Esta é a quinta edição da ação que, para 2015, disponibiliz…

INSS promove palestra sobre educação previdenciária em Garanhuns

O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social - estará promovendo a palestra "Educação Previdenciária e a Construção da Cidadania", nesta terça-feira (03/03), às 10h, no auditório do Ministério Púb…

Fiat Punto é tomado de assalto por marginais em Garanhuns

Um Fiat Punto de placas KGW 1332, ano 2010 foi tomado de assalto por marginais no bairro da Boa Vista em Garanhuns. A informação é do competente portal policial Agreste Violento http://agresteviolento&he llip;

Elementos armados roubam carro em Garanhuns

Veículo Punto, de placa KGW-1332, ano 2010, foi tomado de assalto por volta das 21h desta segunda-feira (02), no bairro da Boa Vista em Garanhuns. De acordo com as informações , dois elementos armado r…

Homens assaltam carreta em Garanhuns, espancam motorista e levam os 23 pneus do veículo

Pneus foram roubados de carreta em Garanhuns Caminhão Ford foi assaltado enquanto  motorista  descansava em posto de Combustíveis em GaranhunsUm carreteiro foi assaltado no posto Nogueirão às margens …

Últimas notícias de GARANHUNS PE:

 Sesc Garanhuns tem cursos de violão, flauta, canto, dança, narração e pintura Os cursos de Narração, Dança, Canto, Violão, Flauta e Pintura são oferecidos pela unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Os interessados devem se inscrever no Ponto de Atendimento ou no Setor de Cultura.

Pneus de caminhão são roubados no interior de Pernambuco O último caso teria ocorrido na madrugada desta terça-feira em Lajedo, no Agreste de Pernambuco, de acordo com o registro ... outro crime semelhante aconteceu nesta segunda-feira em Garanhuns, também no Agreste, quando um caminhoneiro pernoitava em ...

GARANHUNS PE tspan:3m GARANHUNS PE


Bandidos agridem caminhoneiro e roubam 23 pneus em Garanhuns Bandidos agrediram e assaltaram um caminhoneiro nessa segunda-feira (2) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, o caminhoneiro informou que foi abordado por seis homens armado em um posto de combustíveis ...

Em Belo Jardim, fábrica de alimentos vai gerar mais de cem empregos diretos Criada há 40 anos, a Indústria Alimentícia Popular possui hoje mais de 580 colaboradores espalhados nas unidades de produção e distribuiçã o em Arapiraca (AL), Garanhuns (PE) e Propriá (SE), com pelo menos 56 promotores de vendas espalhados pelos ...

Polícia apreende bebidas sem nota fiscal A ocorrência foi encaminhada à Secretaria da Fazenda de Pernambuco na localidade de Garanhuns, onde o motorista deverá responder por sonegação fiscal.

Alagoano acusado de furto é preso pela PC de Pernambuco Após a prisão, o acusado foi levado ao Distrito Policial de Correntes, em Pernambuco, e em seguida foi encaminhado a cadeia pública de Garanhuns. Os agentes da PC chegaram a consultar o sistema Infoseg e descobriram ainda que Leandro possui mais um ...

MPF obtém condenação definitiva de ex-prefeito de Palmeirina por improbidade O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu, na Justiça Federal, a condenação definitiva de Severino Eudson Catão Ferreira, ex-prefeito de Palmeirina, no agreste pernambuco, pela prática de atos de improbidade administrativa.





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Pessoal de GARANHUNS está usando menos camisinha?

REPÓRTER: No Brasil, 45% da população não usaram camisinha quando fizeram sexo com parceiros eventuais nós últimos 12 meses. Os dados são da última Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2013, que mostra o comportamento sexual dos brasileiros. Apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94 por cento das pessoas ouvidas pela pesquisa sabem que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos. O lavrador Wallas Barros, de 21 anos mora próximo à Brasília e conta que durante a última relação sexual ele não usou camisinha.

SONORA: lavrador – Wallas Barros

"Eu fiquei com um cara e fiquei sem camisinha, eu estava bêbado né e sem camisinha e etecetera, não conhecia ele e não sei se ele tem. No carnaval com certeza se proteger. Tem preservativo, tem tanta coisa para a gente se proteger e não transmitir para outros, porque no carnaval sempre tem. Vamos usar camisinha!"

REPÓRTER: A pesquisa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a aids e outras doenças transmitidas na relação sexual. O que o Ministério quer para o carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios, caso ela tenha o vírus.

SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério – Fábio Mesquita

"A gente nota uma certa mudança no comportamento sexual da população no decorrer dos anos. Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Ou seja, importante a questão da camisinha, mas nós precisamos também de outras estratégias para prevenção. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento imediatamente para derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a transmissão, para evitar a replicação viral e para evitar que a pessoa contraia o HIV/Aids."

REPÓRTER: Os foliões que desembarcarem em Recife, Salvador e Santos Dummont , no Rio de Janeiro, vão poder retirar gratuitamente camisinhas que estarão disponíveis nos banheiros dos aeroportos dessas cidades. Essas camisinhas fazem parte do montante de preservativos que serão distribuídos durante este Carnaval. Ao todo, o Ministério da Saúde encaminhou 120 milhões de camisinhas para todo o país.

Reportagem, Diane Lourenço

[35]




Trabalho em GARANHUNS. Como fica o meu plano de saúde se for demitido?

Permanecer com o plano de saúde oferecido pela empresa após ser demitido, ainda que tenha que pagar por ele, pode representar um benefício significativo, principalmente considerando o fato de que firmar um contrato de plano de saúde individual tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Muitas operadoras colocam empecilhos para quem procura um plano apenas para si.

O artigo 30 da lei número 9656/98, que rege o assunto, prevê que no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, “é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma seu pagamento integral”, diz um trecho da lei.

Mas, para que o ex-funcionário possa manter este benefício, ele precisa ter contribuído, total ou parcialmente, com o plano de saúde empresarial, explica a advogada Camila de Oliveira Santos, do escritório Maluf e Moreno Advogados Associados. “O empregado deve informar o interesse de permanecer com o plano, no prazo máximo de 30 dias após a formalização da dispensa”, diz Camila. E cabe à empregadora comunicar ao trabalhador a existência dessa possibilidade.

Em relação ao período de permanência após a rescisão do contrato, a lei obriga as empresas a manter os ex-funcionários por um prazo de até dois anos. O tempo de permanência previsto na legislação é equivalente a um terço do período que o funcionário permaneceu na organização. “Entretanto, existe um prazo mínimo (que é de seis meses) e máximo (24 meses) de permanência”, sinaliza Camila. Logo, mesmo o trabalhador que tiver ficado pouco tempo na organização terá direito a no mínimo meio ano de cobertura. Contudo, o benefício cessa caso o trabalhador obtenha novo emprego que lhe forneça outro plano de saúde.

Camila explica ainda que a lei também se aplica a quem se aposenta. Nesses casos, quem possui um plano de saúde por um período igual ou superior a dez anos tem direito a permanecer com o benefício nos mesmos moldes por prazo indeterminado, desde que assuma o pagamento integral do plano. Já quem está no plano há menos de dez anos pode estender o benefício pelo prazo equivalente ao que permaneceu nele.

Impactos para as empresas

Ainda que as organizações não sejam obrigadas a custear qualquer valor para o ex-funcionário que escolhe a extensão do benefício, , essa opção pode ter reflexos no valor do contrato que as empresas mantêm com as operadoras de planos de saúde empresarial. Isso porque esses contratos, geralmente, possuem cláusula de sinistralidade, ou seja, o contrato prevê uma margem de utilização. “Por mais que o ex-funcionário passe a pagar pelo plano, ele continua a integrar a apólice da empresa, o que pode contribuir para que a margem de utilização seja ultrapassada”, explica Camila. Segundo ela, no momento de renovar o contrato, as operadoras costumam reajustar o valor em até 100% por causa da cota excedida.

A desvantagem iminente tem feito algumas empresas estudarem formas de efetuar mudanças nos desenhos de seus planos, a fim de evitar a obrigatoriedade de estendê-los para seus ex-empregados. É o que mostra um estudo feito pela consultoria Watson Wyatt, com cerca de 170 empresas de diferentes portes e segmentos.

Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas estão condicionadas à lei. Desse total, 13% afirmam já ter tomado providências para não precisarem mais beneficiar quem não integra seu quadro. Elas alegam que o custo criado pelos inativos não é corretamente avaliado para fins contábeis, especialmente quando ele está na mesma apólice dos ativos, o que ocorre em 76% dos casos.

Além dos impactos na sinistralidade do contrato, essa situação pode implicar em subsídio indireto da empresa e dos empregados ativos, uma vez que a tendência é que os participantes de idade mais avançada criem despesas mais elevadas. Dentre as pesquisadas, 29% já precisaram assumir parte dos custos do plano médico dos inativos e pelo menos 5% sofreram ações judiciais por conta dos valores cobrados, uma vez que estes números costumam ser superiores aos debitados do trabalhador enquanto estava na empresa.

Fonte: www.canalrh.com.br - Por: Leandro Fernandes

www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal92/economia_plano_saude.aspx [0]



Foto: Prefeitura de Garanhuns/Divulgação


Essas são algumas das atividades que os mais de 15 mil alunos das 70 escolas municipais de Garanhuns, no Agreste, poderão realizar no planetário digital que será inaugurado na próxima terça-feira (10), no Parque Euclides Dourado. A intenção é que ...



Aposentado ou pensionista que não for no IPSG pode perder o benefício


Aposentados e pensionistas municipais devem se recadastrar em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Para o procedimento, é necessário que o beneficiário tenha em mãos o RG, o CPF e um comprovante de residência. Quem tiver filho menor de 21 anos deve ...
Sesc Garanhuns tem cursos de violão, flauta, canto, dança, narração e pintura Os cursos de Narração, Dança, Canto, Violão, Flauta e Pintura são oferecidos pela unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Os interessados devem se inscrever no Ponto de Atendimento ou no Setor de Cultura.
Pneus de caminhão são roubados no interior de Pernambuco O último caso teria ocorrido na madrugada desta terça-feira em Lajedo, no Agreste de Pernambuco, de acordo com o registro ... outro crime semelhante aconteceu nesta segunda-feira em Garanhuns, também no Agreste, quando um caminhoneiro pernoitava em ...
Bandidos agridem caminhoneiro e roubam 23 pneus em Garanhuns Bandidos agrediram e assaltaram um caminhoneiro nessa segunda-feira (2) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, o caminhoneiro informou que foi abordado por seis homens armado em um posto de combustíveis ...
Em Belo Jardim, fábrica de alimentos vai gerar mais de cem empregos diretos Criada há 40 anos, a Indústria Alimentícia Popular possui hoje mais de 580 colaboradores espalhados nas unidades de produção e distribuiçã o em Arapiraca (AL), Garanhuns (PE) e Propriá (SE), com pelo menos 56 promotores de vendas espalhados pelos ...

Agora tem dentista grátis em GARANHUNS?

Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cinco vezes mais equipes de saúde bucal do que a população contava em 2002. São mais de 24 mil equipes atendendo em 89,6% dos municípios de todo o Brasil.

O País tem investido cada vez mais em ações que garantam o acesso à assistência bucal no SUS. Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios de Próteses Dentárias públicos, por exemplo, não existiam em 2002 e hoje são 1.029 centros e 1.479 laboratórios à disposição.

Estes números tornaram-se realidade por meio do programa Brasil Sorridente, criado em 2004. Todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça. Ao longo dos anos, a ampliação dos serviços de saúde bucal no SUS tem garantido uma redução da parcela da população mais vulnerável que nunca havia ido ao dentista. Mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Historicamente, o acesso da população ao cirurgião dentista era privilégio da parcela mais rica da sociedade. Desde 2003, o número de profissionais de saúde bucal foi ampliado em 50%, chegando a 65.347.

O dentista Eduardo Effori é clínico geral do Hospital do Gama, no Distrito Federal, e afirma que houve uma mudança no atendimento nos últimos anos. “Melhorou a gestão em relação à distribuição das especialidades para o atendimento. No pronto socorro é rápido e, na cirurgia, ocorre no máximo 15 dias de espera. O que não é muito também”, explica.

Em apenas uma década, o Programa colocou o Brasil no grupo de países de baixa prevalência de cáries, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD) demonstrou que 46,6% das crianças de 5 anos e 43,5% das crianças de 12 anos nunca tiveram cárie dentária.

Houve uma queda de 26% na incidência de cárie dentária na faixa etária de 12 anos e, também, a redução de perda dentária e do número de dentes afetados por cáries além da ampliação no acesso aos serviços de saúde bucal para as faixas etárias de 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; e 65 a 74 anos.

A estudante Anna Barbara Sousa, de 21 anos, buscou atendimento em um Posto de Saúde do Distrito Federal. “Eu estava com dor de dente há um ‘tempão’, era uma cárie que precisava tirar. Minha avó marcou e depois eu fui. O dentista olhou o que era e fez o procedimento”, relata.

A pesquisa também revelou que cerca de 27,9 milhões de pessoas nunca haviam ido ao dentista. Já a PNAD-2008 demonstrou uma ampliação do acesso em 36,4%, e cerca de 20 milhões de brasileiros que nunca haviam ido ao dentista passaram a ter acesso e a porcentagem daqueles que nunca foram ao dentista foi reduzida para 11,6% da população.

O investimento do Programa Brasil Sorridente entre 2003 e 2013 foi de R$ 7 bilhões. Para 2014, a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão. [19]


Quanto é mesmo que a Dilma vai aumentar a conta de luz em GARANHUNS?

A conta de luz deve subir em média quase 40% este ano, mas dependendo da distribuidora esse aumento pode ser bem maior. O reajuste também muda dependendo da região.

A conta não é simples. No aumento aprovado na terça-feira (3), o contribuinte vai tirar do bolso o dinheiro para bancar um fundo que financia programas como o ‘Luz para Todos’ e ações para o setor elétrico. São R$ 23 bilhões para esse fundo.

Além disso, virá um aumento extra para cobrir os custos com as termelétricas. 

A notícia de um reajuste pesado na conta de luz preocupou Rodrigo Galvão dos Santos. Dono de uma microempresa, ele gasta muita energia para produzir os bolinhos de chocolate.

Pretende ampliar os negócios, mas: “Para nós que pretendemos investir dinheiro na abertura de uma loja, para o crescimento da produção, isso é uma notícia bem ruim. A gente não tem um capital tão grande”, afirma o empresário.

O governo ainda não divulgou quanto, mas a conta deve ficar bem mais cara por vários motivos. Entre eles, um reajuste na bandeira tarifária - uma cobrança extra na conta de luz, que é adotada quando os custos da energia estão altos, como agora por causa da falta de água e do uso das termelétricas. Estamos na bandeira vermelha, pagando R$ 3 a mais para cada cem quilowatts-hora consumidos.

Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que precisa de R$ 23 bilhões para manter o fundo que garante programas como o ‘Luz para Todos’. Ano passado, o Tesouro Nacional ajudou a financiar essa conta, mas este ano os custos vão ser totalmente repassados para o consumidor. Só isso vai significar reajuste de 3,89% para os consumidores das regiões Norte e Nordeste e de quase 20% para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

[8]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de GARANHUNS PE. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, GARANHUNS PE, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.