Blog de Notícias de CUITE








UFCG faz seleção para professores efetivos e substitutos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou editais para contratação de professores efetivos e substitutos para os campi de Campina Grande, de Cuité e de Pombal. Ao todo, estão sendo oferecidas nove vagas. No campus sede, a vaga ofertada é ...

Mantida condenação contra ex-prefeito de Cuité-PB por fraude em licitação

Condenado por crime contra o processo licitatório, o ex-prefeito de Cuité (PB) Osvaldo Venâncio (Bado) teve recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seguindo voto do relator, ministro Humberto Martins, a Segunda Turma decidiu a pedido do ...

Policia realiza Mega Operação em CUITÉ e NOVA FLORESTA

z Foto reprodução do Facebook As Policias Civil e Militar do estado da Paraíba estão realizando uma Mega operação na manhã desta quinta feira (26) na localidade de Cuité e Nova Floresta . Segundo informaç…

Insa distribui exemplares de palma forrageira em Campina Grande (PB)

Representantes de 105 famílias de agricultores familiares de Campina Grande (PB) participaram de encontro, na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), para receberem exemplares da Palma Forrageira resistente à Cochonilha-do-Carmim.

Ação Global em Cuité: Reunião Define Ações da Secretaria Municipal e da UFCG para o dia 30 de Maio.

Aconteceu ontem, 24 de março, uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde com o Sr. Alan, Técnico do SESI, o Secretário de Saúde, Dr. Gentil Filho, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e as Coor…

Espetáculo encerra programação do Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo na Paraíba

Ao todo, foram 16 espetáculos espalhados pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa. O evento, que terminou nesse sábado, foi realizado pelo Governo ...

ESCOLINHA FLA CUITÉ CONFIRMA PRESENÇA NO JOGO ENTRE AMIGOS DE ZICO X AMIGOS DE VIOLA

freimartinhoesporte.blogs pot.com.br 25/03/2015 Fonte: Escolinha Fla-Cuité.     A Escolinha Fla Cuité confirmou presença no evento realizado pela empresa Granada. O evento será um jogo amistoso entre…

Município de Cuité elogiado hoje em Reunião na localidade de Picuí

Esteve hoje pela manhã (20/03), na localidade de Picuí uma comitiva da localidade de Cuité formada pelo Secretário de Saúde, Gentil Palmeira, a Secretária de Assistência Social, Lena de Bamba e técnicos desta…

Município de Cuité elogiado hoje em Reunião na localidade de Picuí

Esteve hoje pela manhã (20/03), na localidade de Picuí uma comitiva da localidade de Cuité formada pelo Secretário de Saúde, Gentil Palmeira, a Secretária de Assistência Social, Lena de Bamba e técnicos desta…

CUITÉ PB: "Samuzeira", cadela chama atenção por sua inteligência e respeito pelos seus cuidadores

Após as vitimas serem atendidas, ela retorna a base onde permanece até a saída para uma nova ocorrência Animal com os servidores do SamuCarinho, amor e cuidados. É exatamente assim que podemos definir…

Esporte: Secretaria de Esportes de Cuité apoia realização de evento de musculação atlética

Aconteceu no último sábado, dia 14, no Ginásio Municipal de Esportes Valdemir Alves de Lima, o evento de Fisiculturismo "Paraíba NABBA Open de Musculação Atlética - Aberto Nacional". O evento contou c…

CUITÉ PB: Namorada desmente boatos em redes sociais sobre a morte do companheiro

Após cair de sua moto, o jovem foi socorrido pelo Samu e transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande Batista SantosAtravés das redes sociais a namorada do jovem Batista Santos desmentiu os…

Secretário de Saúde de Cuité presta esclarecimentos sobre denúncias no Programa "A Voz do Povo" na 89 Fm de Cuité

O Secretário Municipal de Saúde de Cuité, Gentil Venâncio Palmeira Filho, fez uma participaçã o hoje no Programa "A Voz do Povo", juntamente com a Prefeita Euda Fabiana e o Deputado Bado Venâncio, que …

Últimas notícias de CUITE PB:

 Espetáculo encerra programação do Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo na Paraíba Ao todo, foram 16 espetáculos espalhados pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa. O evento, que terminou nesse sábado, foi realizado pelo Governo ...

Espetáculos gratuitos marcam Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo em doze localidades paraibanas Doze cidades interligadas pelas artes do teatro e do circo. Assim foi a noite de 27 de março na Paraíba. João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa receberam espetáculos ...

CUITE PB tspan:3m CUITE PB


Confira a programação do Dia do Teatro em 12 municípios da Paraíba A apresentaçã o será às 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Em Campina Grande, o Cine-Teatro São José recebe a peça infantil “Faz de Conta”, do grupo Graxa de Teatro (João Pessoa/PB), às 18h. O público de Alagoa Grande vai ...

Espetáculo 'O Casamento de Tabarim' é apresentado em João Pessoa A programação especial da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo segue com apresentaçõ es gratuitas em Campina Grande e João Pessoa nesta quinta-feira (26). Na capital ...

PM faz abordagens entre PB e RN para coibir tráfico de drogas O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação . É válido salientar que qualquer exagero ...

Governo reestrutura 30 feiras de agricultor familiar e seis em etapa de implantação A experiência começou por Campina Grande há 17 anos. “Com isso, estamos fazendo com que os agricultores familiares ganhem dinheiro e façam com que o consumidor tenha um produto também de boa qualidade por evitar o agrotóxico”, afirmou Nivaldo.

UFCG oferece sete vagas para professor nos campi de Campina Grande e Cuité A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou editais para concursos e seleções visando a contratação de sete professores efetivos e substitutos. As vagas são para os campi de Campina Grande e de Cuité. Para o campus sede, são oferecidas ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Pessoal de CUITE está usando menos camisinha?

REPÓRTER: No Brasil, 45% da população não usaram camisinha quando fizeram sexo com parceiros eventuais nós últimos 12 meses. Os dados são da última Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2013, que mostra o comportamento sexual dos brasileiros. Apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94 por cento das pessoas ouvidas pela pesquisa sabem que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos. O lavrador Wallas Barros, de 21 anos mora próximo à Brasília e conta que durante a última relação sexual ele não usou camisinha.

SONORA: lavrador – Wallas Barros

"Eu fiquei com um cara e fiquei sem camisinha, eu estava bêbado né e sem camisinha e etecetera, não conhecia ele e não sei se ele tem. No carnaval com certeza se proteger. Tem preservativo, tem tanta coisa para a gente se proteger e não transmitir para outros, porque no carnaval sempre tem. Vamos usar camisinha!"

REPÓRTER: A pesquisa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a aids e outras doenças transmitidas na relação sexual. O que o Ministério quer para o carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios, caso ela tenha o vírus.

SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério – Fábio Mesquita

"A gente nota uma certa mudança no comportamento sexual da população no decorrer dos anos. Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Ou seja, importante a questão da camisinha, mas nós precisamos também de outras estratégias para prevenção. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento imediatamente para derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a transmissão, para evitar a replicação viral e para evitar que a pessoa contraia o HIV/Aids."

REPÓRTER: Os foliões que desembarcarem em Recife, Salvador e Santos Dummont , no Rio de Janeiro, vão poder retirar gratuitamente camisinhas que estarão disponíveis nos banheiros dos aeroportos dessas cidades. Essas camisinhas fazem parte do montante de preservativos que serão distribuídos durante este Carnaval. Ao todo, o Ministério da Saúde encaminhou 120 milhões de camisinhas para todo o país.

Reportagem, Diane Lourenço

[35]




Corrupção custa caro também em CUITE

O brasileiro paga caro pelo aumento da corrupção no País. Segundo estudo feito pelo coordenador da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Fernandes, a perda de produtividade provocada por fraudes públicas no Brasil atinge a casa de US$ 3,5 bilhões por ano. ´Da mesma forma que estradas e portos bem estruturados melhoram a produtividade do País, instituições ineficientes diminuem o ganho da nação´, afirma Fernandes.

Ele explica que o prejuízo foi calculado com base em dados do Banco Mundial (Bird) sobre educação e investimentos de 109 países, além de índices de percepção de corrupção da organização não-governamental Transparência Internacional. Na avaliação do professor da FGV - que lança hoje o livro Ética e Economia, em São Paulo -, com as péssimas qualidades das leis, da governabilidade e do ambiente de negócios, as empresas hesitam em investir no País e deixam de criar emprego e renda para a sociedade. Para ter idéia do que significa a perda de produtividade provocada pela corrupção no Brasil, basta comparar o volume de dinheiro empenhado pelo governo no Ministério dos Transportes. Até agosto, foram cerca de R$ 5,3 bilhões em obras de infra-estrutura de transportes, como estradas, hidrovias, ferrovias e portos - bem abaixo da perda de produtividade anual calculada em US$ 3,5 bilhões, ou R$ 7,5 bilhões convertidos pelo dólar de R$ 2,17.

Fernandes completa ainda que em apenas dois escândalos recentes da história do Brasil - o superfaturamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo pelo juiz Nicolau dos Santos Neto e o dos sanguessugas, a população perdeu cerca de US$ 150 milhões. ´Com esse dinheiro seria possível construir 200 mil casas populares e abrigar 800 mil pessoas´, calcula o professor. Segundo ele, muito dinheiro que poderia ser investido na precária infra-estrutura do País é desviado pela corrupção. Com isso, o Estado perde força e suas políticas de investimentos são enfraquecidas. Resultado disso pode ser verificado no Índice de Competitividade Global 2006-2007 do Fórum Econômico Mundial. Números divulgados na semana passada mostram que o Brasil caiu nove posições no ranking internacional, de 57ª para 66ª colocação, ficando abaixo dos demais países que formam o chamado Bric (Rússia, Índia e China). De acordo com o Fórum, o desempenho do Brasil se deve especialmente a dois fatores: indicadores macroeconômicos e institucionais. ´A corrupção traz efeitos graves para a competição dos mercados´, afirma o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.

Segundo ele, o efeito disso para a população é lamentável, já que menos investimentos significam menos emprego, renda e piora do bem-estar da população. ´O custo social é grande, pois priva as pessoas de uma melhor qualidade de vida e de liberdade de escolha´, diz Fernandes. O economista Reinaldo Gonçalves, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acrescenta ainda que a corrupção aumenta o risco e a incerteza no ambiente de negócios do País. ´Para se proteger disso, os preços dos bens e serviços acabam embutindo o custo da corrupção, como se fosse um imposto´, reclama ele. Para o professor, além de aumentar as incertezas, as fraudes públicas elevam as práticas oportunistas. ´Como alguns cometem atos ilícitos e não são punidos, os outros também adotam armas corruptas para competir.´ Na avaliação dele, há uma fragilidade sistêmica no Brasil, um processo de ´africanização´. Dados da ONG Transparência Internacional mostram que o Índice de Percepção de Corrupção do Brasil é semelhante ao de países como Belize, Sri Lanka, Peru, Kuwait e Colômbia (ver gráfico). Os países mais seguros são Finlândia, Dinamarca, Cingapura e Suíça. Os piores no quesito fraude pública são Bangladesh, Paraguai e Indonésia. Na avaliação do professor de Ética e Filosofia Política da Unicamp, Roberto Romano, um dos problemas que elevam o índice de corrupção no Brasil é o número de mediadores no sistema. Da União até chegar ao destino estabelecido, o dinheiro passa por várias mãos, o que facilita a fraude, argumenta ele. ´Resultado disso é a desigualdade entre as regiões e a falta de competitividade do produto brasileiro. Se você não tem valor agregado, sobretudo de ponta, o que você tem a oferecer? Banana´ destaca o professor.

Mas há uma luz no fim do túnel, argumentam os especialistas. Uma das alternativas é deixar de tratar a corrupção como causa da moralidade. Para Abramo, ela tem origem em instituições e práticas administrativas frágeis.

´No Brasil, os governos podem nomear cargos aleatoriamente em troca de apoio parlamentar. Isso precisa ser mudado´, indigna-se ele, reivindicando a criação de políticas de gerenciamento de conflito de interesses. ´Certamente não se combate corrupção dizendo que ela é feia.´ Gonçalves, da FGV, acredita que a instituição de mecanismos que permitam a fiscalização pública do orçamento do governo já contribuiria para reduzir as fraudes. ´É preciso transparência. Se você torna tudo eletrônico, é possível consultar o andamento dos processos, contratos de compra de serviços, etc.´ Mas isso precisa ser inteligível. Não adianta dispor de dados se não é possível fazer a leitura, alerta ele. ´Junta-se a isso a necessidade de redução da burocracia e a aprovação de leis mais racionais.´

Fonte: Renée Pereira (site do Estadão) [2]



Mantida condenação contra ex-prefeito de Cuité-PB por fraude em licitação


Condenado por crime contra o processo licitatório, o ex-prefeito de Cuité (PB) Osvaldo Venâncio (Bado) teve recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Seguindo voto do relator, ministro Humberto Martins, a Segunda Turma decidiu a pedido do ...



Insa distribui exemplares de palma forrageira em Campina Grande (PB)


Representantes de 105 famílias de agricultores familiares de Campina Grande (PB) participaram de encontro, na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), para receberem exemplares da Palma Forrageira resistente à Cochonilha-do-Carmim.
Espetáculo encerra programação do Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo na Paraíba Ao todo, foram 16 espetáculos espalhados pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa. O evento, que terminou nesse sábado, foi realizado pelo Governo ...
Espetáculos gratuitos marcam Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo em doze localidades paraibanas Doze cidades interligadas pelas artes do teatro e do circo. Assim foi a noite de 27 de março na Paraíba. João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa receberam espetáculos ...
Confira a programação do Dia do Teatro em 12 municípios da Paraíba A apresentaçã o será às 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Em Campina Grande, o Cine-Teatro São José recebe a peça infantil “Faz de Conta”, do grupo Graxa de Teatro (João Pessoa/PB), às 18h. O público de Alagoa Grande vai ...
Espetáculo 'O Casamento de Tabarim' é apresentado em João Pessoa A programação especial da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo segue com apresentaçõ es gratuitas em Campina Grande e João Pessoa nesta quinta-feira (26). Na capital ...

Vantagens de desvantagens da poupança em CUITE

É o investimento mais tradicional, conservador e popular entre os brasileiros, principalmente entre os de menor renda. Qualquer cidadão munido de CPF, documento de identidade e comprovante de renda e residência pode se dirigir a uma agência bancária para abrir a sua poupança.

A rentabilidade é calculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.

Vantagens

- Liquidez imediata

- Não há prazos, mas valores mantidos por menos de um mês não recebem remuneração.

- Transação de baixo risco. Aliás, investimentos de até R$ 60 mil em uma conta poupança são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. O que significa que em caso de falência ou liquidação de uma instituição financeira este valor não será perdido.

- Para Pessoas Físicas há isenção de Imposto de Renda. Pessoas Jurídicas sofrem incidência de IR sobre os rendimentos com as seguintes alíquotas:

Aplicações até 180 dias: 22,5%

Aplicações de 181 a 360 dias: 20%

Aplicações de 361 a 720 dias:17,5%

Aplicações acima de 720 dias: 15%

Desvantagem

Por ser uma aplicação altamente conservadora, seu rendimento é menor até mesmo do que outras aplicações conservadoras. Nos primeiros 100 dias de 2011, o rendimento da poupança oscilou entre 0,5% e 0,67%. No mesmo período, a inflação registrada pelo IBGE nos primeiros meses do ano esteve acima deste patamar, o que torna este tipo de aplicação pouco atraente, na avaliação de especialistas.[3]


Como está o Mais Médicos em CUITE ?

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Já foram autorizadas 4.460 novas vagas de graduação, sendo 1.343 em instituições públicas e 3.117 em instituições privadas, além da seleção de 39 municípios para criação de novos cursos. Em 2014, o governo federal autorizou 2.822 novas vagas de residência.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais, como no Nordeste e no Norte do país, e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

[5]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de CUITE PB. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, CUITE PB, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.