Blog de Notícias de CHAPADINHA








Tempestade traz grandes acumulados no Maranhão e Piauí

... feira (19), choveu 95mm em Bacabal-MA (40% da média mensal), 70mm em Caxias-MA (25% da média), 55mm em Teresina-PI (20% da média) e também 50mm em Chapadinha-MA (20% da média), que por sua vez, trouxe bastante benefício à instalação da soja.

Adolescente rouba carro, capota e é apreendido por tráfico na madrugada

O rapaz de 16 anos e um outro homem maior de idade roubaram um carro nas proximidades de uma casa de shows no bairro Chapadinha. Eles estavam armados no momento do crime. Na fuga, capotaram o veículo e fugiram, mas o jovem retornou ao local do crime e ...

PM fecha cerco à bandidagem em Chapadinha

Blog do Kim Pereira - segunda-feira, 02 de março de 2015Por Blog do 16º BPM/Chapadinha-MA Na ocasião foi apreendia uma moto com chassi raspado, duas facas e uma pipeta com material similar à cocaína.a…< /li>


Com visual deslumbrante, atletas dão show em disputas do Circuito Radical

Com a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, como cenário, os atletas não só puderam desfrutar das belezas naturais, mas também se arriscaram em três diferentes modalidades no Circuito Radical, evento promovido pelo Esporte Espetacular. Com uma dose ...

PM divulga balanço da "Operação Carnaval 2015", em Chapadinha e Região

Blog do Kim Pereira - segunda-*feira, 02 de março de 2015Por  Blog do 16º BPM/Chapadinha-MAOpera&cc edil;ão Carnaval 2015 no periodo de fiscalizaçã o de veículos irregularesO Comandante do 16º batalhão, Major Glaube…

Ativistas se mobilizam contra plano de manejo da Chapada dos Veadeiros

No domingo passado, ativistas organizaram um evento no Jardim Botânico, o SOS Chapada dos Veadeiros ... Na quarta, seria realizada a votação do plano, mas ela foi adiada graças a uma manifestaçã o no local”, comemora.

PM fecha cerco à bandidagem em Chapadinha

Na ocasião foi apreendia uma moto com chassi raspado, duas facas e uma pipeta com material similar à cocaína. abordagem a pessoasDo Blog da PM Chapadinha Nesta quinta-feira (26/02/2015) foi deflagrada…

16º Batalhão de Polícia Militar divulga balanço da "Operação Carnaval 2015", em Chapadinha e Região

CN1, com informações do 16º  BPM/Chapadinha Sexta-Feira, 27 de fevereiro de 2015 Operação Carnaval 2015 no periodo de fiscalizaçã o de veículos irregulares O Comandante do 16º batalhão, Major Glauber Mira…

PM divulga balanço da "Operação Carnaval 2015", em Chapadinha e Região

O Comandante do 16º batalhão, Major Glauber Miranda Silva, considera positivo o resultado do policiamento no carnaval 2015, realizada no período de 13 a 17 de fevereiro, que teve como escopo proteçã&hel lip;

EXCLUSIVO: PRF apreende carros roubados em Chapadinha

Blog do Kim Pereira - sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015Por Blogs CN1 (Luis Carlos Jr.) e WF (William Fernandes) Pelo menos sete carros foram apreendidos a duas pessoas foram conduzidas à delegeacia…

EXCLUSIVO: PRF apreende carros roubados em Chapadinha

Pelo menos sete carros foram apreendidos a duas pessoas foram conduzidas à delegeacia de Chapadinha para prestarem esclarecimentos. Por Blogs CN1 (Luis Carlos Jr.) e WF (William Fernandes) A Polícia …

Vídeo Exclusivo! Entrevista com homem acusado de estuprar e matar envenenada a própria filha, de 13 anos, em Chapadinha

Blog do Kim Pereira - segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 Por William Fernandes  Raimundo Morais foi preso em flagrante, na noite da última sexta (20), na casa de um irmão, em Chapadinha, acusado …

Vídeo Exclusivo! Entrevista com homem acusado de estuprar e matar envenenada a própria filha, de 13 anos, em Chapadinha

Raimundo Morais foi preso em flagrante, na noite da última sexta (20), na casa de um irmão, em Chapadinha, acusado de abusar sexualmente da própria filha, uma garota de apenas 13 anos de idade. Minuto…

Últimas notícias de CHAPADINHA MA:

 Ativistas se mobilizam contra plano de manejo da Chapada dos Veadeiros No domingo passado, ativistas organizaram um evento no Jardim Botânico, o SOS Chapada dos Veadeiros ... Na quarta, seria realizada a votação do plano, mas ela foi adiada graças a uma manifestaçã o no local”, comemora.

Como a Ciência busca o equilíbrio da 'boa maconha' "O THC e o CBD são um pouco como yin e yang", diz Val Curran, professora da University College London (UCL). "O THC deixa a pessoa chapada, mas também pode deixá-la ansiosa e se sentindo um pouco psicótica, além de prejudicar seriamente a memória.

CHAPADINHA MA tspan:3m CHAPADINHA MA


Polícia apreende veículos clonados e cinco pessoas são autuadas Uma operação da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal apreendeu cinco veículos clonados e roubados nessa sexta-feira (27), no município de Chapadinha. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante por receptação de veículos. A polícia ...

VIROU MODA? Vaza foto íntima de vereador de Chapadinha do Maranhão Uma foto íntima do vereador da localidade de Chapadinha, Eduardo Sá, foi publicada na internet nesta quarta-feira (25). A imagem começou a ser divulgada após pegarem do aparelho celular do parlamentar. A imagem foi divulgada, principalmente, nos grupos de ...

Muri Rodrigues, musa da barriga chapada, não se preocupa só do corpo no dia a dia Quem vê Muri Rodrigues, a musa da barriga chapada, com o abdômen trincado e o corpo todo definido deve imaginar que ela só se preocupa com o shape, mas a moça gosta de ler e se atualizar. Além disso, a legendete é formada em Marketing e pós-graduada ...

Fernanda Souza fala da boa forma e diz que não dispensa pizza:'Comeria todo dia' Fernanda Souza tem chamado atenção pela barriga chapada. Mas em entrevista ao seu personal trainer, Bruno d'Orleans, a noiva de Thiaguinho - com quem se casará nesta terça-feira (24) - citou qual é a grande vilã de sua alimentação . "Uma das coisas ...

Muri Rodrigues, musa da barriga chapada, posa de biquíni e sensualiza do EGO, no Rio Quem vê Muri Rodrigue, a musa da barriga chapada, com o abdômen trincado e o corpo todo definido deve imaginar que ela só se preocupa com a boa forma, mas a moça gosta de ler e se atualizar. Até na hora de se relacionar, Muri ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Eu preciso fazer a nova carteira de trabalho em CHAPADINHA?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a nova Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz como benefícios ao cidadão a entrega do documento no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos de dados do governo federal.

A mudança integra o projeto de modernização do Ministério e dos serviços prestados ao cidadão que está sendo implementada gradativamente em todo o território nacional e também torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite mais desembolsar pela foto.

O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.

O cidadão passa a contar com todas as informações atualizadas e disponíveis no novo documento, o que deve permitir maior agilidade no pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários. Além disso, com a validação nacional de dados feita em tempo real, a mudança também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.

A expectativa é que até o final de 2015 todos os postos do MTE já possam estar emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados.

“Estamos investindo em projetos, como o da fiscalização eletrônica e na reestruturação da rede de atendimento. O lançamento da nova carteira digital é mais um passo nesse processo. Nenhum trabalhador precisará ficar esperando por um documento tão importante”, disse o ministro Manoel Dias.

“Para o ano que vem estamos preparando o cartão do trabalhador, mas vamos manter toda a simbologia da carteira de trabalho, tão respeitada pelo trabalhador”, acrescentou.

Quem já tem o documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema. [15]




Agora tem dentista grátis em CHAPADINHA?

Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cinco vezes mais equipes de saúde bucal do que a população contava em 2002. São mais de 24 mil equipes atendendo em 89,6% dos municípios de todo o Brasil.

O País tem investido cada vez mais em ações que garantam o acesso à assistência bucal no SUS. Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios de Próteses Dentárias públicos, por exemplo, não existiam em 2002 e hoje são 1.029 centros e 1.479 laboratórios à disposição.

Estes números tornaram-se realidade por meio do programa Brasil Sorridente, criado em 2004. Todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça. Ao longo dos anos, a ampliação dos serviços de saúde bucal no SUS tem garantido uma redução da parcela da população mais vulnerável que nunca havia ido ao dentista. Mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Historicamente, o acesso da população ao cirurgião dentista era privilégio da parcela mais rica da sociedade. Desde 2003, o número de profissionais de saúde bucal foi ampliado em 50%, chegando a 65.347.

O dentista Eduardo Effori é clínico geral do Hospital do Gama, no Distrito Federal, e afirma que houve uma mudança no atendimento nos últimos anos. “Melhorou a gestão em relação à distribuição das especialidades para o atendimento. No pronto socorro é rápido e, na cirurgia, ocorre no máximo 15 dias de espera. O que não é muito também”, explica.

Em apenas uma década, o Programa colocou o Brasil no grupo de países de baixa prevalência de cáries, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD) demonstrou que 46,6% das crianças de 5 anos e 43,5% das crianças de 12 anos nunca tiveram cárie dentária.

Houve uma queda de 26% na incidência de cárie dentária na faixa etária de 12 anos e, também, a redução de perda dentária e do número de dentes afetados por cáries além da ampliação no acesso aos serviços de saúde bucal para as faixas etárias de 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; e 65 a 74 anos.

A estudante Anna Barbara Sousa, de 21 anos, buscou atendimento em um Posto de Saúde do Distrito Federal. “Eu estava com dor de dente há um ‘tempão’, era uma cárie que precisava tirar. Minha avó marcou e depois eu fui. O dentista olhou o que era e fez o procedimento”, relata.

A pesquisa também revelou que cerca de 27,9 milhões de pessoas nunca haviam ido ao dentista. Já a PNAD-2008 demonstrou uma ampliação do acesso em 36,4%, e cerca de 20 milhões de brasileiros que nunca haviam ido ao dentista passaram a ter acesso e a porcentagem daqueles que nunca foram ao dentista foi reduzida para 11,6% da população.

O investimento do Programa Brasil Sorridente entre 2003 e 2013 foi de R$ 7 bilhões. Para 2014, a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão. [19]



Adolescente rouba carro, capota e é apreendido por tráfico na madrugada


O rapaz de 16 anos e um outro homem maior de idade roubaram um carro nas proximidades de uma casa de shows no bairro Chapadinha. Eles estavam armados no momento do crime. Na fuga, capotaram o veículo e fugiram, mas o jovem retornou ao local do crime e ...



Com visual deslumbrante, atletas dão show em disputas do Circuito Radical


Com a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, como cenário, os atletas não só puderam desfrutar das belezas naturais, mas também se arriscaram em três diferentes modalidades no Circuito Radical, evento promovido pelo Esporte Espetacular. Com uma dose ...
Ativistas se mobilizam contra plano de manejo da Chapada dos Veadeiros No domingo passado, ativistas organizaram um evento no Jardim Botânico, o SOS Chapada dos Veadeiros ... Na quarta, seria realizada a votação do plano, mas ela foi adiada graças a uma manifestaçã o no local”, comemora.
Como a Ciência busca o equilíbrio da 'boa maconha' "O THC e o CBD são um pouco como yin e yang", diz Val Curran, professora da University College London (UCL). "O THC deixa a pessoa chapada, mas também pode deixá-la ansiosa e se sentindo um pouco psicótica, além de prejudicar seriamente a memória.
Polícia apreende veículos clonados e cinco pessoas são autuadas Uma operação da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal apreendeu cinco veículos clonados e roubados nessa sexta-feira (27), no município de Chapadinha. Cinco pessoas foram autuadas em flagrante por receptação de veículos. A polícia ...
VIROU MODA? Vaza foto íntima de vereador de Chapadinha do Maranhão Uma foto íntima do vereador da localidade de Chapadinha, Eduardo Sá, foi publicada na internet nesta quarta-feira (25). A imagem começou a ser divulgada após pegarem do aparelho celular do parlamentar. A imagem foi divulgada, principalmente, nos grupos de ...

Casos de câncer vão aumentar em CHAPADINHA ???

O câncer é um conjunto de doenças que se desenvolvem de maneira desordenada no organismo, causa tumores nos órgãos do corpo e pode levar a morte.

No Brasil, a estimativa para o ano de 2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer em homens e mulheres.

Para controlar a doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos como cirurgias, quimioterapia e radioterapia para a população.

A dona de casa Lúcia Soutelinho, por exemplo, fez tratamento na rede pública de saúde. Ela descobriu que tinha câncer de pulmão e foi encaminhada para o Instituto Nacional de Câncer (INCA ), vinculado ao SUS.

Lúcia conta que se sente muito bem depois do tratamento da doença. "O tratamento dado ali dentro do hospital é um carinho tão grande que a gente até esquece o tratamento, é o que nos dá força, porque o tratamento ali é triste, mas o carinho que a gente recebe é muito grande e isso nos fortalece muito."

A coordenadora geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Patrícia Chueiri, explica como acontece o procedimento desde o diagnóstico até o tratamento da doença. "O paciente que tem uma hipótese diagnóstica de câncer ele entra no Sistema Único de Saúde por duas portas de entradas. A mais comum é através de uma Unidade Básica de Saúde dependendo dos sinais ou do exame que ele fizer. Passa por um serviço ambulatorial especializado para confirmar esse diagnóstico ou ele vai direto para um hospital especializado na área da oncologia e lá ele tem acesso então ao tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico e cuidados paliativos."

Para orientar a população sobre prevenção e tratamento do câncer, o SUS oferece assistência para todos os tratamentos da doença em mais de 280 unidades hospitalares em todo o País. [32]


Novidade para a população de CHAPADINHA: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de CHAPADINHA MA. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, CHAPADINHA MA, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.