Blog de Notícias de CANTO DO BURITI








Novo ministro diz em rede social que sem educar não se avança

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se hoje (28), em rede social, sobre o convite que ganhou da presidenta Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta. Em …

Comandante da PM autoriza instalação da Força Tática em Canto do Buriti

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, autorizou, na manhã desta segunda-feira (30), a implantação da Força Tática no município de Canto do Buriti. A solicitação partiu do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC), que ap ...

XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online)

O grupo Texto Livre convida a todos para o XII Encontro Virtual de Documentaçã o em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), a ocorrer de…

"Desmatamento está matando rios e causando praga de insetos", diz ambientalista

Canto do Buriti e Ribeira do Piauí. O corte seria efetuado com motosserra, impossibilitando a árvore cortada de se regenerar. Fazendeiros da região também estariam participando do desmatamento clandestino. A madeira cortada é levada, principalmente ...

8º Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí

Festividades 2015 O tradicional Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí em 2015 chegou na sua 8ª edição e o organizador Custela Produções manifestou a alegria de mais uma vez poder proporcionar u…

Iapep nomeia coordenadores para Castelo e Uruçuí

Além de Urucuí, município situado a 453 quilômetros de Teresina, o Iapep possui coordenação em Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Guadalupe, Jaicós, José de Freitas, Luzilândia ...

Sistema do Fies registra 196 mil novos contratos

Mais de 196 mil estudantes solicitaram novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Sistema do Fies (SisFies), segundo o primeiro balanço de novas adesões divulgado pelo Ministério…

Reunião do PIBID UESPI discute novas ideias para o programaSandovaldo Moura e Fabiano Pessoa

Coordenadores do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, reuniram-se na manhã desta quinta (12), no auditório do Geratec, campus Torq…

Ator piauiense interpretará Jesus na 2ª maior Paixão de Cristo do Nordeste

O ator piauiense Jésus Carvalho tem vivido uma rotina intensa de ensaios para interpretar Jesus Cristo na 20º montagem da Paixão de Cristo, em Floriano, que acontecerá às 20h, dos dias 03 e 04 de abri…

Piauí terá representante no conselho gestor do Inmetro

O diretor presidente do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Danilo Maycon, foi eleito, essa semana, representante do Conselho Gestor do Inmetro no Nordeste, em reunião nacional, no Rio de Janeir…

Últimas notícias de CANTO DO BURITI PI:


Iapep nomeia coordenadores para Castelo e Uruçuí Além de Urucuí, município situado a 453 quilômetros de Teresina, o Iapep possui coordenação em Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Guadalupe, Jaicós, José de Freitas, Luzilândia ...

Juiz baiano é aposentado pelo TJ-BA após cumprir decisão de magistrado afastado no Piauí Nostrani “agiu de forma imprudente e irrazoável” ao despachar cartas precatórias oriundas da comarca de Canto do Buriti (PI), emitidas por um juiz aposentado compulsoriamente pela Justiça piauiense. Segundo o entendimento do relator, “os fatos que ...

CANTO DO BURITI PI tspan:3m CANTO DO BURITI PI


Projeto visa melhorar a qualidade de ensino dos piauienses No Polo de São João do Piauí, Bela Vista, Campo Alegre do Fidalgo, Canto do Buriti, Coronel José Dias, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pavussú, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Socorro do Piauí. No Polo de Bom Jesus ...

8º Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí Pra o evento uma equipe da localidade de Canto do Buriti juntamente com alguns representantes aqui da localidade fizeram manobras radicais e levaram os presentes à loucuras, mostrando agilidade e controle sobre duas ou apenas uma roda.

Debate do PARFOR UESPI discute ensino de cultura afro-brasileira nos cursos do programa Por Jônatas Freitas, ASCOM UESPI O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR UESPI, realizou um debate na manhã desta quarta (25) no auditório do Palácio do Pirajá, com s…

Segunda agência do BNB em Parnaíba será na Pinheiro Machado O Banco do Nordeste terá 10 novas agências no Piauí. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (30), no Jornal do Piauí, pelo superintendente regional Luiz Alberto da Silva. Com investi…

II Encontro Pedagógico e Acadêmico do Curso de Pedagogia NEAD/UESPI acontece em abril A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância – NEAD promoverá, dias 15 a 17 de abril, o I…





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Pessoal de CANTO DO BURITI está usando menos camisinha?

REPÓRTER: No Brasil, 45% da população não usaram camisinha quando fizeram sexo com parceiros eventuais nós últimos 12 meses. Os dados são da última Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2013, que mostra o comportamento sexual dos brasileiros. Apesar de menos da metade da população não ter usado preservativo na última vez que fez sexo, 94 por cento das pessoas ouvidas pela pesquisa sabem que a camisinha é a melhor forma de se prevenir contra a aids e outras doenças que são transmitidas durante a relação sexual. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas de 15 a 64 anos. O lavrador Wallas Barros, de 21 anos mora próximo à Brasília e conta que durante a última relação sexual ele não usou camisinha.

SONORA: lavrador – Wallas Barros

"Eu fiquei com um cara e fiquei sem camisinha, eu estava bêbado né e sem camisinha e etecetera, não conhecia ele e não sei se ele tem. No carnaval com certeza se proteger. Tem preservativo, tem tanta coisa para a gente se proteger e não transmitir para outros, porque no carnaval sempre tem. Vamos usar camisinha!"

REPÓRTER: A pesquisa também constatou que houve um crescimento significativo de pessoas que disseram ter feito sexo com mais de 10 parceiros ao longo da vida. Por causa disso, o Ministério da Saúde adotou nova estratégia de campanha de prevenção contra a aids e outras doenças transmitidas na relação sexual. O que o Ministério quer para o carnaval 2015 é informar por meio de campanha publicitária, o uso da camisinha, o teste rápido para que a pessoa saiba se tem o vírus HIV e o tratamento com remédios, caso ela tenha o vírus.

SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério – Fábio Mesquita

"A gente nota uma certa mudança no comportamento sexual da população no decorrer dos anos. Existe uma necessidade do fortalecimento das estratégias do que a gente chama de prevenção combinada. Ou seja, importante a questão da camisinha, mas nós precisamos também de outras estratégias para prevenção. Então, a gente insiste nas práticas do sexo seguro, elas são importantes. Mas é importante as pessoas fazerem a testagem para o HIV. Aquelas que testarem positivo iniciaram o tratamento imediatamente para derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a transmissão, para evitar a replicação viral e para evitar que a pessoa contraia o HIV/Aids."

REPÓRTER: Os foliões que desembarcarem em Recife, Salvador e Santos Dummont , no Rio de Janeiro, vão poder retirar gratuitamente camisinhas que estarão disponíveis nos banheiros dos aeroportos dessas cidades. Essas camisinhas fazem parte do montante de preservativos que serão distribuídos durante este Carnaval. Ao todo, o Ministério da Saúde encaminhou 120 milhões de camisinhas para todo o país.

Reportagem, Diane Lourenço

[35]




O poder do agora em CANTO DO BURITI, saiba mais!

O Poder do Agora

Imagem de mãos sobre bola de fogo

A servidora Dalva Moura, lotada no Instituto Legislativo Brasileiro também se tornou colaboradora do Jornal Conversa Pessoal. Baseada no texto de Rodrigo Cardoso, que fala sobre “As 4 chaves do agora”, a servidora sugere, em duas etapas (nesta edição e na próxima), quatro atitudes que podemos tomar para fazer o agora acontecer.

O Poder do Agora, segundo Eckart Tolle, nos diz que “a única verdade em nossas vidas é o momento presente”. Mas, precisamos ter metas para o futuro sim! Elas nos dão esperança. E esperança no futuro significa força, motivação no presente. Porém, felicidade só pode acontecer, como diz Rodrigo Cardoso, agora, no momento presente, a felicidade está no caminho para realizar seus sonhos e não no fim.

No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de conseguir acessar este estado de presença, o momento presente com serenidade, e por isso, vamos, seguindo orientações de Rodrigo Cardoso, encaminhá-lo às 4 Chaves do Agora que são:

1. atenção ao seu corpo;
2. atenção ao ambiente;
3. reconhecimento de suas emoções;
4. auto-observação – reconhecer suas emoções no exato instante em que elas aparecem.

1. Atenção ao seu corpo
Uma boa forma de interromper o fluxo incessante de pensamentos, muitas vezes limitadores, ladrões de energia, que querem nos culpar pelo mesmo erro infinitas vezes, que nos impedem de realizarmos o nosso melhor potencial: é dar atenção total ao seu corpo.

Ao prestar atenção em sua respiração, por exemplo, você começa a sentir a energia vital de seu corpo. Perceba que a respiração, o batimento cardíaco, acontece involuntariamente. Faz parte de nossa natureza.

Algumas pessoas, ao prestarem atenção em sua respiração, podem sentir uma espécie de vibração, essa é a energia do seu corpo. De acordo com a física quântica, somos feitos de átomos que vibram o tempo todo. É mais fácil se puder fazer esse exercício com os olhos fechados. Talvez você consiga sentir essa vibração agora mesmo, com os olhos abertos, apenas praticando o que está ouvindo.

O propósito desta prática oriental é acalmar a mente, entrar no agora e ter serenidade para, por exemplo, tomar uma decisão difícil no trabalho sem que ela seja influenciada por pensamentos destrutivos. Nesse estado, nos ligamos diretamente com nossa essência e costumamos tomar decisões bem mais assertivas, as chances de melhorarmos nossos relacionamentos profissionais e pessoais aumentam espantosamente, pois passamos a perceber que nem sempre estamos com a razão e conseguimos melhorar a compaixão pelas situações e pessoas.

2. Atenção ao ambiente
Todas as vezes que você dá atenção ao local onde se encontra, olha a sua volta, vê o que antes estava obscurecido por uma espécie de véu ou névoa de pensamentos, você entra na dimensão do momento presente.

Já aconteceu com você de perder algo como óculos, carteira, chaves ou caneta e dizer para si mesmo: Como pode? Estava em minhas mãos agora mesmo! Como isso pode acontecer?

O fato é que você estava tão entretido com os pensamentos do que tinha para fazer no futuro que deixou de prestar atenção no presente e, como mágica, perde as coisas sem ao menos perceber como.

Portanto, ao andar no parque, vejas as flores, procure ouvir os pássaros, essa é uma boa prática. Se estiver dirigindo, procure sentir suas mãos no volante, preste atenção aos carros a sua frente, as árvores a sua volta, ao local onde se encontra.

Quando você utiliza a chave de dar atenção ao ambiente, você novamente acorda para o agora, volta-se ao momento presente, interrompe por alguns instantes o fluxo incessante de pensamentos e com isso proporciona maior qualidade em suas tarefas e atividades.

Experimente!

Texto: Dalva Moura é servidora do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Se você quiser conversar com a autora, envie um e-mail para: dalva@senado.gov.br.
Imagem: http://terapias.files.wordpress.com


ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).


[7]



Comandante da PM autoriza instalação da Força Tática em Canto do Buriti


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, autorizou, na manhã desta segunda-feira (30), a implantação da Força Tática no município de Canto do Buriti. A solicitação partiu do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC), que ap ...



"Desmatamento está matando rios e causando praga de insetos", diz ambientalista


Canto do Buriti e Ribeira do Piauí. O corte seria efetuado com motosserra, impossibilitando a árvore cortada de se regenerar. Fazendeiros da região também estariam participando do desmatamento clandestino. A madeira cortada é levada, principalmente ...
Iapep nomeia coordenadores para Castelo e Uruçuí Além de Urucuí, município situado a 453 quilômetros de Teresina, o Iapep possui coordenação em Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Guadalupe, Jaicós, José de Freitas, Luzilândia ...
Juiz baiano é aposentado pelo TJ-BA após cumprir decisão de magistrado afastado no Piauí Nostrani “agiu de forma imprudente e irrazoável” ao despachar cartas precatórias oriundas da comarca de Canto do Buriti (PI), emitidas por um juiz aposentado compulsoriamente pela Justiça piauiense. Segundo o entendimento do relator, “os fatos que ...
Projeto visa melhorar a qualidade de ensino dos piauienses No Polo de São João do Piauí, Bela Vista, Campo Alegre do Fidalgo, Canto do Buriti, Coronel José Dias, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pavussú, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Socorro do Piauí. No Polo de Bom Jesus ...
8º Encontro de Motoqueiros de Brejo do Piauí Pra o evento uma equipe da localidade de Canto do Buriti juntamente com alguns representantes aqui da localidade fizeram manobras radicais e levaram os presentes à loucuras, mostrando agilidade e controle sobre duas ou apenas uma roda.

Quando os remédios "clone" vão chegar em CANTO DO BURITI?

A partir de agora, a indústria farmacêutica que quiser registrar medicamento clone (remédio com a mesma fórmula) terá a garantia de manutenção do preço já praticado no mercado.

O processo de registro para esse tipo de produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais simplificado e sua ampliação permitirá a redução de cerca de 25% na fila de pós-registro.

A análise desses documentos representa 60% da demanda para registros no País. A medida beneficiará o setor, que terá o processo de registro acelerado, e o consumidor, que terá mais opções de marcas e preços disponíveis.

“Essa resolução é muito importante porque já estamos adotando uma maneira mais simplificada para registrar medicamentos clones e faltava uma definição sobre o preço. A análise simplificada para os medicamentos clones representa um ganho de tempo em todas as etapas de registro, com uma redução expressiva da fila”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Manutenção do preço

O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, explica que é fundamental sinalizar ao setor a manutenção do preço para dar segurança ao pedido de registro do produto na categoria clone.

A resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) sobre a precificação de medicamentos clone será publicada no Diário Oficial da União. A ação voltada ao setor farmacêutico foi anunciada pelo Ministério da Saúde e Anvisa.

Essa medida vem complementar a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 31/2014 da Anvisa, que passou a autorizar que medicamentos novos ou não, que têm comprovadamente a mesma matriz (princípios ativos, concentração, via de administração, posologia e indicação terapêutica) de uma droga já registrada e comercializada, possam ser enquadrados como ‘medicamento clone’.

Mudanças

O maior impacto da medida será no pós-registro, fase em que a indústria já possui medicamentos e preços registrados na Anvisa e quer reclassificá-los, passando-os de medicamento não clone para clone.

Atualmente, cerca de 60% da demanda da Gerencia Geral de Medicamentos da Anvisa está no pós-registro. Um terço dos pedidos (629) aguarda para serem registrados como ‘clone’.

Mercado

A Resolução da CMED prevê três situações que garante a precificação dos medicamentos, caso o fabricante opte por trabalhar com os clones. No primeiro caso, o medicamento não clone já é comercializado. Nessa situação, haverá uma troca do número de registro do medicamento para adequação à RDC 31/2014 e será mantido o preço anteriormente aprovado para o laboratório.

No segundo caso, o medicamento entra no mercado como um fármaco novo ou nova apresentação e, por isso, segue normalmente as regras gerais de preços estabelecidos pelos critérios da Resolução CMED N°2/2004.

A terceira situação trata do produto criado a partir da transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados, por meio das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e outras formas de transferência de tecnologia – em que o medicamento clone terá o mesmo preço praticado pela matriz. [16]


 Aposentados: mudanças na declaração valem também para CANTO DO BURITI

Os segurados da Previdência Social devem ficar atentos para informar o novo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do INSS no momento de fazer a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2014. O CNPJ usado para fazer o ajuste anual não é mais o mesmo do ano-base 2013, agora o número é o 16.727.230.0001-97. A mudança se deve ao fato de que, em atendimento à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), foi criada a Unidade Gestora do Fundo do Regime Geral (FRGPS) que passou a ser responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários. Antes, era o próprio Instituto que efetuava o pagamento diretamente e, por isso, era preciso citar o CNPJ do INSS (29.979.036.0001-40) nas declarações dos beneficiários. O coordenador-geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CGOFC) do instituto, Antônio Bacelar Ferreira, alerta para o fato de que se o beneficiário usar o número antigo, sua declaração poderá cair na malha fiscal da Receita Federal do Brasil. O mesmo pode acontecer também com uma pessoa que, ao fazer o ajuste anual, declare como dependente (pai, mãe, filhos, etc) alguém que receba benefício previdenciário. O prazo para a entrega das declarações à Receita começa na próxima segunda-feira (2) e termina no dia 30 de abril. Extrato O Demonstrativo de Impostos de Renda de Pessoa Física (DIRPF), ano base 2014, já está disponível na página da Previdência Social na internet e poderá ser acessado pelos 32 milhões de segurados, inclusive os isentos. O documento pode ser acessado também nos terminais de autoatendimento dos bancos. Para consultar o extrato, o segurado deve acessar a Agência Eletrônica, informar o ano base no caso, 2014, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha. O documento também poderá ser retirado nas Agências de Previdência Social (APS). Para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita no Portal da Previdência Social. As instituições pagadoras de benefícios vão enviar 6,2 milhões de extratos para a residência dos segurados que serão obrigados a fazer a declaração de Imposto de Renda junto a Receita Federal. Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. [11]

*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de CANTO DO BURITI PI. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, CANTO DO BURITI PI, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.