Blog de Notícias de BOM JESUS








UFPI divulga primeira chamada da lista de espera do Sisu 2015.1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nessa sexta-feira (20 ... Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Somente para o primeiro semestre a instituição obteve 69.531 candidatos inscritos, concentrando cerca de 80% das inscrições para o ...

SDR distribui sementes para agricultores atingidos pela seca

Já receberam sementes para iniciar distribuiçã o, as regionais de Corrente, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Uruçuí, Esperantina e Piripiri. Será distribuído um total de 194 toneladas de feijão e 97 toneladas ...

ROSTO APARECE EM GELO EM UMA GARRAFA PET EM BOM JESUS, RN

Imagem feita no Celular de uma das Filhas de Dona Benedita Repassada através do WhatsApp No último Sábado 28 de Fevereiro um Fato bastante Curioso chamou a atenção dos Cidadãos Bomjesusenses. Na casa…

Homem é preso transportando drogas quando viajava em um ônibus no Piauí

município de Bom Jesus. 25/06/2009 Homem é preso no interior com mochila cheia de drogas A polícia de Cristalândia, 900 km de Teresina, ganhou uma denúncia anônima 23/11/2008 Traficante é pego pela PF com 15 quilos de maconha no PI A prisão foi ...

Polícia Militar troca tiros com assaltantes e prende um em Bom Jesus, RN

A Polícia Militar (PM) prendeu na tarde desta segunda-feira (2) Wesley Richard de França Silva, após tomar de assalto uma motocicleta no município de Bom Jesus. De acordo com a informação dos policiai…

Homem é preso transportando 4 kg de maconha de Brasília para o Piauí

Segundo a cabo Débora Carvalho, da Companhia de Bom Jesus, o suspeito de tráfico estava sendo monitorado pela Polícia Civil desde quando saiu de Brasília com destino ao Sul do Piauí . "Já sabíamos do seu envolvimento com a venda de drogas em Bom ...

PRESO MAIS UM LADRÃO DE RESIDÊNCIAS EM BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ

Por volta das 23:30 do sábado (28/02) a Guarnição do GAT (Grupamento de Ações Táticas) da 2ª CIA do 29º BPM procedeu em diligencia à Rua José Batista de Oliveira, Bairro Belvedere, em Bom Jesus do Ita…

AUMENTO DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM BOM JESUS-RJ

Por Vereador Ricardo Soares de Aguiar (Ricardinho): Convoc ação feito ao Secretário de Fazenda do município, para que possamos discutir em relação ao AUMENTO DA TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, pedido feito…

Plantão Policial: 2 Bandidos tomaram uma Moto de Assalto em Bom Jesus-RN

Na tarde desta Segunda Feira 02 de Março dois indivíduos tomaram de Assalto uma Moto Fan 150 de Cor Prata Placa NNY 3747 de Bom Jesus-RN, havia um policial que atendeu a ocorrência e conseguiu prender…

UTILIDADE PÚBLICA! JOSÉ EDMUNDO VICTOR - PERDEU TODOS OS SEUS DOCUMENTOS EM BOM JESUS

No inicio da tarde deste Domingo (01/03/2015), por volta de meio dia, José Edmundo Victor perdeu sua carteira, com R$80,00 em dinheiro, contendo todos os seus documentos. José abre mão do dinheir…

PAP Cursos e Concursos Realiza Entrega de Certificados de Cursos em Bom Jesus-RN

Neste Sábado (28), a PAP Cursos e Concursos Realizou a Entrega de Certificados de Cursos Profissionalizantes na Escola Municipal Alice Garcia Freire em Bom Jesus-RN, a secretaria de Educação e a secre…

HOMEM PASSA MAL E BATE DE CARRO NA AVENIDA PADRE MELLO EM BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ

Na tarde deste Sábado (28/02/2015), um motorista andamentou mal, perdeu a direção do carro e bateu em frente a loja do Tavares Motos, na Avenida Padre Mello em Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Segundo informa…

HOMEM COLOCA FOGO NA TORRE DA OI TELEMAR EM BOM JESUS DO NORTE-ES PARA ROUBAR COBRES

Na manhã deste Sábado (28/02/2015) por volta das 7 horas da manhã, segundo informações , um homem colocou fogo na torre da Oi Telemar, que fica localizada na Avenida Cristiano Dias Lopes, em frente o V…

Últimas notícias de BOM JESUS PI:

 Homem é preso transportando 4 kg de maconha de Brasília para o Piauí Segundo a cabo Débora Carvalho, da Companhia de Bom Jesus, o suspeito de tráfico estava sendo monitorado pela Polícia Civil desde quando saiu de Brasília com destino ao Sul do Piauí . "Já sabíamos do seu envolvimento com a venda de drogas em Bom ...

Preso homem que trazia droga de Brasília para vender no Piauí A polícia prendeu na manhã deste sábado (28), dentro de um ônibus intermunicipal, Wanderson Martins Vieira, de 22 anos, no povoado Barra Verde, a 24 km de Bom Jesus, no sul do Estado. O jovem trazia cerca de 4 kg de droga de Brasília e pretendia ...

BOM JESUS PI tspan:3m BOM JESUS PI


Polícia Civil coloca na cadeia traficantes com mais de 2 kg de cocaína em Corrente A operação batizada de “Relâmpago&rd quo;, pelo delegado Moisés Linhares Aragão, prendeu Luan Suel Nunes da Silva e Rogério Reis do Nascimento conhecido pelo apelido de Nardone, o mesmo já havia sido preso em Barreiras- BA e Bom Jesus- PI. Segundo o ...

ARTIGO: Piauí - Coalizão e Traição O atual governador do Piauí tem se esforçado tremendamente para conceber uma “coalizão governativa”. Mas, o esforço hercúleo só tem lembrado o que disse Lula em um de seus discursos: "Se Jesus Cristo ... considerava-o um bom amigo.

Deputado cobra melhorias para saúde de Bom Jesus, Corrente e São João do Piauí O deputado estadual Fábio Novo (PT) se reuniu, na última segunda-feira (23), com o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, e com o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, para solicitar melhorias para os hospitais dos municípios de ...

Detran realiza cerca de 600 exames práticos no Sul do Estado ... examinadoras do Departamento Estadual do Piauí (Detran-PI) realizaram, no último fim de semana, 598 exames práticos, com o índice de 63,38% de aprovação nas localidades de Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), os ...

Miss Bom Jesus do PI representará MG em concurso de beleza nacional Ana Clara Castro, estudante de medicina da Universidade Federal do Piauí, acabe de ser coroada Miss Minas Gerais Globo 2015. A jovem de 20 anos, mora atualmente em Teresina, mas é natural de Minas Gerais, da localidade Lagoa da Prata, e no periodo de suas férias ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Novidade para a população de BOM JESUS: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]




Um problema grave em BOM JESUS: UM GRANDE CONSUMO DE ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA PODE PREJUDICAR O CÉREBRO PERMANENTEMENTE

Beber muito durante os anos da adolescência pode levar a mudanças estruturais e déficits cerebrais e de memória que persistem na fase adulta, de acordo com os resultados preocupantes de um estudo feito em animais.  O estudo constatou que, mesmo como adultos, os ratos que tinham  acesso diário ao álcool durante a adolescência tinham níveis reduzidos de mielina.  Com uma função não muito diferente do isolamento da fiação elétrica, a mielina forma uma camada isolante que envolve os axônios.  Estes são extensões filiformes de neurônios que transmitem impulsos nervosos.

Estas alterações foram observadas no cérebro de ratos em uma região importante para o raciocínio e tomada de decisão.  Os animais que beberam mais álcool tiveram um pior desempenho em um teste de memória feito quando eram adultos.  Os resultados sugerem que altas doses de álcool durante a adolescência pode continuar afetando o cérebro, mesmo quando o indivíduo deixou o consumo de álcool.  Mais pesquisas são necessárias para determinar se estes resultados podem ser aplicados aos seres humanos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um número crescente de adolescentes e jovens adultos bebem para ficar bêbados, consumindo quatro (cinco para homens) ou mais doses em  duas horas.  Pesquisas anteriores em humanos mostraram uma associação entre episódios de consumo excessivo de álcool (binge) na adolescência, a mudanças na bainha de mielina em várias regiões cerebrais, e prejuízos cognitivos na idade adulta.  No entanto, era desconhecido se o álcool estava por trás dessas diferenças e comportamentos cerebrais ou se havia fatores predisponentes que poderiam explicar o achado.

Neste estudo, Heather N. Richardson, Wanette M. Vargas, Lynn Bengston e Brian. W. Whitcomb, da Universidade de Massachusetts em Amherst cidade norte-americana, bem como Nicholas W. Gilpin, da Universidade Estadual de Louisiana, em Nova Orleans, Estados Unidos, observaram a mielina do córtex pré-frontal (uma área do cérebro que é vital para raciocinar e tomar decisões) em ratos machos jovens aos quais se proveu álcool adoçado  ou água adoçada  por duas semanas.  Verificou-se que os animais que ingeriram álcool na adolescência experimentaram uma redução nos níveis de mielina no córtex pré-frontal em comparação com aqueles que beberam a mesma quantidade de água adoçada.  Quando os pesquisadores examinaram os animais expostos ao álcool, vários meses depois, eles descobriram que continuaram mostrando níveis de mielina reduzidos quando adultos.

Em  noticiasdelaciencia.com [30]



SDR distribui sementes para agricultores atingidos pela seca


Já receberam sementes para iniciar distribuiçã o, as regionais de Corrente, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Uruçuí, Esperantina e Piripiri. Será distribuído um total de 194 toneladas de feijão e 97 toneladas ...



Homem é preso transportando drogas quando viajava em um ônibus no Piauí


município de Bom Jesus. 25/06/2009 Homem é preso no interior com mochila cheia de drogas A polícia de Cristalândia, 900 km de Teresina, ganhou uma denúncia anônima 23/11/2008 Traficante é pego pela PF com 15 quilos de maconha no PI A prisão foi ...
Homem é preso transportando 4 kg de maconha de Brasília para o Piauí Segundo a cabo Débora Carvalho, da Companhia de Bom Jesus, o suspeito de tráfico estava sendo monitorado pela Polícia Civil desde quando saiu de Brasília com destino ao Sul do Piauí . "Já sabíamos do seu envolvimento com a venda de drogas em Bom ...
Preso homem que trazia droga de Brasília para vender no Piauí A polícia prendeu na manhã deste sábado (28), dentro de um ônibus intermunicipal, Wanderson Martins Vieira, de 22 anos, no povoado Barra Verde, a 24 km de Bom Jesus, no sul do Estado. O jovem trazia cerca de 4 kg de droga de Brasília e pretendia ...
Polícia Civil coloca na cadeia traficantes com mais de 2 kg de cocaína em Corrente A operação batizada de “Relâmpago&rd quo;, pelo delegado Moisés Linhares Aragão, prendeu Luan Suel Nunes da Silva e Rogério Reis do Nascimento conhecido pelo apelido de Nardone, o mesmo já havia sido preso em Barreiras- BA e Bom Jesus- PI. Segundo o ...
ARTIGO: Piauí - Coalizão e Traição O atual governador do Piauí tem se esforçado tremendamente para conceber uma “coalizão governativa”. Mas, o esforço hercúleo só tem lembrado o que disse Lula em um de seus discursos: "Se Jesus Cristo ... considerava-o um bom amigo.

Quando os remédios "clone" vão chegar em BOM JESUS?

A partir de agora, a indústria farmacêutica que quiser registrar medicamento clone (remédio com a mesma fórmula) terá a garantia de manutenção do preço já praticado no mercado.

O processo de registro para esse tipo de produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é mais simplificado e sua ampliação permitirá a redução de cerca de 25% na fila de pós-registro.

A análise desses documentos representa 60% da demanda para registros no País. A medida beneficiará o setor, que terá o processo de registro acelerado, e o consumidor, que terá mais opções de marcas e preços disponíveis.

“Essa resolução é muito importante porque já estamos adotando uma maneira mais simplificada para registrar medicamentos clones e faltava uma definição sobre o preço. A análise simplificada para os medicamentos clones representa um ganho de tempo em todas as etapas de registro, com uma redução expressiva da fila”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Manutenção do preço

O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, explica que é fundamental sinalizar ao setor a manutenção do preço para dar segurança ao pedido de registro do produto na categoria clone.

A resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) sobre a precificação de medicamentos clone será publicada no Diário Oficial da União. A ação voltada ao setor farmacêutico foi anunciada pelo Ministério da Saúde e Anvisa.

Essa medida vem complementar a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 31/2014 da Anvisa, que passou a autorizar que medicamentos novos ou não, que têm comprovadamente a mesma matriz (princípios ativos, concentração, via de administração, posologia e indicação terapêutica) de uma droga já registrada e comercializada, possam ser enquadrados como ‘medicamento clone’.

Mudanças

O maior impacto da medida será no pós-registro, fase em que a indústria já possui medicamentos e preços registrados na Anvisa e quer reclassificá-los, passando-os de medicamento não clone para clone.

Atualmente, cerca de 60% da demanda da Gerencia Geral de Medicamentos da Anvisa está no pós-registro. Um terço dos pedidos (629) aguarda para serem registrados como ‘clone’.

Mercado

A Resolução da CMED prevê três situações que garante a precificação dos medicamentos, caso o fabricante opte por trabalhar com os clones. No primeiro caso, o medicamento não clone já é comercializado. Nessa situação, haverá uma troca do número de registro do medicamento para adequação à RDC 31/2014 e será mantido o preço anteriormente aprovado para o laboratório.

No segundo caso, o medicamento entra no mercado como um fármaco novo ou nova apresentação e, por isso, segue normalmente as regras gerais de preços estabelecidos pelos critérios da Resolução CMED N°2/2004.

A terceira situação trata do produto criado a partir da transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados, por meio das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e outras formas de transferência de tecnologia – em que o medicamento clone terá o mesmo preço praticado pela matriz. [16]


Novidade para a população de BOM JESUS: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de BOM JESUS PI. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, BOM JESUS PI, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora há Pouco, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Onde eu Acho, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos.