Blog de Notícias de AGUAS DE CHAPECO








MARI SANTOS FLAGRADA EM UM BECO NO CARNAVAL DE ÀGUAS DE CHAPECÓ-SC

Mal acabou o carnaval e video das safadas que usando essa “festa” para transar e muitos até na rua mesmo. Essa aqui é a Mari Santos de Àguas de Chapecó-SC que meia bebada foi flagrada com um rapaz em …

Casos confirmados de dengue chegam a 858 em SC, segundo Dive

O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina chega a 858, de acordo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta sexta-feira (27). Só em Itajaí, no Vale, que já vive uma epidemia, são 706 casos.

Obra de revitalização da SC 283 é protocolada pelo prefeito de São Carlos

Quanto a SC 160 no trecho de 2,1 mil metros, no acesso a Saudades, o prefeito anunciou que a obra está para iniciar e a demarcação já foi realizada na última semana pela empresa Planaterra de Chapecó. “É uma vergonha uma obra como esta ...

Fecam sugere que Associações de Municípios adotem medidas contra a dengue

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) está sugerindo as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina para tomarem algumas medidas no combate à dengue, como: o monitoramento dos casos suspeitos de dengue, acompanhamento da infestação ...

Últimas notícias de AGUAS DE CHAPECO SC:


Fecam sugere que Associações de Municípios adotem medidas contra a dengue A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) está sugerindo as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina para tomarem algumas medidas no combate à dengue, como: o monitoramento dos casos suspeitos de dengue, acompanhamento da infestação ...

Número de casos de dengue chega a 781 em Santa Catarina, diz Dive O número de casos confirmados de dengue chegou a 781 em Santa Catarina, de acordo o relatório conforme divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgado nesta quarta-feira (25). A situação é mais crítica em Itajaí, onde foram ...

AGUAS DE CHAPECO SC tspan:3m AGUAS DE CHAPECO SC


Obras do Centro de Inovação começam em Jaraguá do Sul O distrito está localizado no bairro Rau, por já abrigar as instituiçõe s âncoras Católica de Santa Catarina, JaraguaTec, IFSC e Faculdade Senac. A cerca de 400 metros dali, os edifícios do IST e do Centro de Inovação estão em etapa de construção.

Recorde de investimentos ajuda Casan a ter balanço patrimonial positivo em 2014 e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), que juntas disponibilizaram mais de R$ 700 milhões para saneamento básico em Santa Catarina. Além disso, a Casan conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ...

Falha de Martín Silva está na lista dos "garranchos" da rodada dos estaduais No entanto, Douglas defendeu com as mãos fora da área e foi expulso. O Corinthians venceu a partida por 3 a 2. Direto de Santa Catarina, o atacante Roger foi de zero a 100 na mesma partida. O jogador da Chapecoense entra na lista dos "garranchos" com o ...

“A situação dos municípios é preocupante”, direciona ministro das Cidades Gilberto Kassab Há um cenário para que elas ocorram? Nossa vinda a Santa Catarina foi motivada por uma reunião de trabalho com o governador e com o prefeito de Florianópolis e não podemos deixar de atender ao convite de uma entidade que congrega todos os municípios ...

Cláudio Brandão e Douglas Alencar representarão JT na 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, na Suíça titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó/SC. De acordo com o Estatuto da Enamat, o Conselho Consultivo é integrado pelo diretor, vice-diretor e mais três ministros do TST e, ainda, por dois desembargadores de Tribunais Regionais, membros da direção ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

COMO RENOVAR O FIES EM AGUAS DE CHAPECO?

Os estudantes que fizeram contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 2014 podem ficar tranquilos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o sistema que vem sendo aprimorado ao longo dos anos ficará aberto até o dia 30 de abril.

Com a prorrogação do prazo, o MEC garante ao alunos beneficiados a renovação dos seus contratos. “A qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre”, lembrou o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

O secretário reiterou que a lentidão no sistema, enfrentada por alguns alunos, está sendo corrigida. “Nós já tivemos uma grande melhora nesta semana, por isso atingimos mais de 830 mil contratos aditados, e nos próximos dias teremos ainda mais celeridade no processo.”

Além de garantir a renovação de 1,9 milhão de pessoas, o Ministério da Educação está com mais vagas para novos contratos. “Elas serão distribuídas entre os cursos com qualidade em Persas regiões do Brasil” explicou.

Vagas

Até o momento, o governo federal ofereceu, para este ano, 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Em nota anterior, a pasta ressalta que usa critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e que os cursos com nota 5 (avaliação máxima) serão todos oferecidos. Nos que têm notas 3 e 4, são considerados aspectos regionais como, por exemplo, localidades que historicamente receberam menos financiamentos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar após 18 meses da conclusão do curso.

Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

O que é o aditamento?

Aditamento é o processo de renovação contratual que no caso do Fies, deve ser realizado a cada início de semestre.

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, se Pidem em simplificados e não simplificados. O aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante, já o não simplificado acontece quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante.

A renovação é feita via Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

O percentual do financiamento poderá ser elevado?

O percentual mínimo de financiamento pelo Fies é de 50% do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino.

O percentual só poderá ser aumentado somente na condição de estudante bolsista parcial do ProUni, desde que a bolsa do ProUni seja no mesmo curso e instituição onde possui o financiamento estudantil. A solicitação deve ser efetuada durante o aditamento de renovação semestral.

Para mais dúvidas e informações acesse o site do Fies em Perguntas Frequentes ou ligue para Central de Atendimento 0800 616161. Também é possível enviar uma mensagem no serviço de autoatendimento do MEC.

Saiba mais

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Fontes:

Portal Brasil com informações do Ministério da Educação, Agência Brasil e Programa de Financiamento Estudantil

[25]




Um serviço para ajudar os que sofrem com as drogas em AGUAS DE CHAPECO?

O serviço de teleatendimento do Ligue 132, que presta auxílio a familiares e usuários de drogas, teve aumento de 13% das ligações relacionadas à cocaína e derivados, como o crack, em 2014. Das 26.051 ligações atendidas no call center de janeiro a novembro de 2014, 12.189 foram relacionadas a cocaína e crack, o que representa 46% dos atendimentos realizados no ano. Em 2013, esse volume foi de 33%.

Esta é a maior busca de informação sobre uma substância já registrada no serviço, que está em atividade desde 2005. De acordo com a supervisora do Ligue 132, Bárbara Diniz, esse aumento pode ser em função da expressiva divulgação referente aos problemas do uso de cocaína e derivados na mídia. “Muitos ligam pedindo informações a respeito das consequências do uso e aproveitam para aumentar a rede de apoio em busca de tratamento. Às vezes o indivíduo é orientado a também buscar auxílio profissional para outras comorbidades apresentadas, como depressão, ansiedade e entre outros.”

Para atender a esses casos específicos, o Ligue 132 desenvolveu uma metodologia própria, com apoio aos indivíduos tornando cada atendimento único. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Ligue 132, Maristela Ferigolo, quem procurar orientações pelo Ligue 132 poderá encontrar atendimento personalizado. “Com profissionais capacitados, o serviço se preocupa em ouvir tanto o usuário quanto o familiar e presta aconselhamento personalizado por meio da intervenção breve motivacional estimulando-os a refletir e mudar seu comportamento-problema.”

Para a coordenadora do programa, Helena Maria Tannhauser Barros, “o aumento na busca de orientações e informações sobre cocaína e crack não significa que houve aumento no uso e, sim, que usuários de drogas e familiares estão mais conscientizados quanto aos problemas do uso de cocaína e quanto a possibilidade de obter auxílio para a mudança de comportamento”,

Os estados que mais buscaram informações e orientações sobre cocaína foram São Paulo, com 2.056 atendimentos, Rio de Janeiro, com 1.028, e Rio Grande do Sul, com 993. Os usuários de drogas foram quem mais buscaram ajuda no Ligue 132, sendo responsáveis por 47% dos atendimentos referentes à cocaína. Os familiares também tiveram uma fatia considerável com 44% dos atendimentos.

Saiba mais sobre o Ligue 132

O Ligue 132 é um serviço do programa “Crack, é possível vencer”, financiado pelo Governo Federal, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas no país, atendendo a casos de álcool, tabaco, cocaína, maconha e entre outras substâncias. É uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e AMTEPA. O serviço atende de forma sigilosa e anônima 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. [24]



Casos confirmados de dengue chegam a 858 em SC, segundo Dive


O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina chega a 858, de acordo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta sexta-feira (27). Só em Itajaí, no Vale, que já vive uma epidemia, são 706 casos.



Obra de revitalização da SC 283 é protocolada pelo prefeito de São Carlos


Quanto a SC 160 no trecho de 2,1 mil metros, no acesso a Saudades, o prefeito anunciou que a obra está para iniciar e a demarcação já foi realizada na última semana pela empresa Planaterra de Chapecó. “É uma vergonha uma obra como esta ...
Fecam sugere que Associações de Municípios adotem medidas contra a dengue A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) está sugerindo as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina para tomarem algumas medidas no combate à dengue, como: o monitoramento dos casos suspeitos de dengue, acompanhamento da infestação ...
Número de casos de dengue chega a 781 em Santa Catarina, diz Dive O número de casos confirmados de dengue chegou a 781 em Santa Catarina, de acordo o relatório conforme divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgado nesta quarta-feira (25). A situação é mais crítica em Itajaí, onde foram ...
Obras do Centro de Inovação começam em Jaraguá do Sul O distrito está localizado no bairro Rau, por já abrigar as instituiçõe s âncoras Católica de Santa Catarina, JaraguaTec, IFSC e Faculdade Senac. A cerca de 400 metros dali, os edifícios do IST e do Centro de Inovação estão em etapa de construção.
Recorde de investimentos ajuda Casan a ter balanço patrimonial positivo em 2014 e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), que juntas disponibilizaram mais de R$ 700 milhões para saneamento básico em Santa Catarina. Além disso, a Casan conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ...

Novidade para a população de AGUAS DE CHAPECO: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]


Mulheres são as que mais estudam em AGUAS DE CHAPECO?

A força da mulher está presente nas universidades brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de mulheres que ingressam no ensino superior supera o de homens.

O percentual médio de ingresso de alunas até 2013 foi de 55% do total em cursos de graduação presenciais. Se o recorte for feito por concluintes, o índice sobe para 60%.

No último ano do decênio, do total aproximado de 6 milhões de matrículas, 3,4 milhões foram de mulheres, contra 2,7 milhões do sexo oposto. Na conclusão dos estudos, 491 mil alunas formaram-se, enquanto 338 mil homens terminaram seus cursos em 2013.

Essa forte presença feminina está mais atrelada aos cursos de humanas. No ano de 2011, por exemplo, 64% dos bolsistas do CNPq na área de ciências exatas e da terra eram homens; em engenharia e computação, 66%.

Novos desafios

Porém, de acordo com a professora de filosofia Priscila Rufinoni, da Universidade de Brasília (UnB), as mulheres começaram a ocupar cursos em que não estavam tão presentes.

“Este curso (filosofia) sempre foi mais masculino, a começar por seu corpo docente, de maioria esmagadora: 37 homens e 5 mulheres, e assim também entre o alunado”, explica Rufinoni.

Segundo ela, apesar da filosofia ser da área de ciências humanas, ela oferece interface com as ciências exatas, onde a maioria masculina prevalece. Mas, Priscila acredita que esse quadro tende a se alterar. “Aumentou o número de alunas no curso. Hoje, vejo mais meninas nas salas”, afirma a professora.

Há sete anos na UnB, ela diz que uma entre as causas do maior ingresso feminino são as mudanças nos programas educacionais brasileiros, com expansão do acesso ao ensino superior.

“O Reuni mudou muito a perspectiva, reestruturou a educação. A filosofia virou disciplina do ensino médio, isso aumentou sua visibilidade e o interesse das mulheres”, avalia a pesquisadora.[30]



*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de AGUAS DE CHAPECO SC. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, AGUAS DE CHAPECO SC, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.